Calçados: o governo impõe novas restrições sobre exportações espertas da China

Repercutiu bem a decisão do governo (Resolução Camex 42/2012) que sobretaxa a partir de agora as partes e peças de calçados importados pelo Brasil.

. Desde 2010 o Brasil aplica o direito antidumping para a s importações de calçados chineses, com sobretaxa de US$ 13,85 por par, o que dobra e as vezes até triplica o preço de compra acertado pelo importador.

. O governo também restringiu triangulações.

. O avanço sobre o mercado brasileiro ocorreu depois que os chineses já tinham deslocado os fabricantes locais de vários dos seus mercados no exterior.

. A informação foi passada ao editor pelo deputado Rnato Molling, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Setores Coureiro-Calçadista e Moveleiro.


- Depois que o governo inviabilizou a importação de calçados chineses, os exportadores asiáticos passaram a fazer triangulações, usando plataformas como as do Vietname e até Uruguai, além de enviar partes e peças para montagem final no Brasil. 

2 comentários:

Mordaz disse...

Imagina então se a Argentina faz acordo de livre-comércio com os chineses!

Surfista Prateado disse...

"ótimo" para o consumidor, que vai pagar mais caro para que se mantenham as iniquidades brasileiras, a falta de estrutura, a CLT, etc. Uma beleza... "Rumo ao 1o. mundo!!"

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/