OEA diz que deposição de Lugo foi legal e democrática. Suspensão do Paraguai no Mercosul foi criticada pela OEA.

* Clipping O Globo

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, defendeu ontem a manutenção do Paraguai no organismo e irritou o Brasil, que, ao lado de Argentina, Uruguai e outros países sul-americanos, é a favor da suspensão. Para Insulza, retaliar o país pelo impeachment de Fernando Lugo acirraria os ânimos na política interna e, portanto, não seria a melhor forma de a comunidade de nações contribuir para o fortalecimento da democracia paraguaia.

. O Mercosul e os 12 integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) suspenderam o Paraguai dos dois blocos em reuniões de cúpula no dia 29 de junho, após o impeachment em tempo recorde de Lugo uma semana antes. A maioria desses países expressou novamente ontem o desejo de estender as sanções ao âmbito da OEA.

- Respeitando plenamente essas decisões (dos blocos), e sem entrar no debate sobre seus fundamentos, acredito que a adoção, por parte da OEA, de uma medida similar não contribuirá para alcançarmos nosso objetivo (fortalecer a governabilidade e garantir eleições justas) - disse Insulza. - Mais do que impor sanções, deveríamos nos unir em torno de um enfoque que privilegie o apoio da organização à realização de diálogos de médio e longo prazos.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem. A decisão da OEA deixa muito mal o governo Dilma Rousseff.

8 comentários:

Mario Rangel disse...

Me parece que o editor somente é contra os golpes e ditaduras de esquerda.

Poie ele apoia incondicionalmente os golpe e ditaduras de direita...

É bom este Editor.

Mario Rangel disse...

A Suprema Corte do Paraguai acatou a ação dos advogados de defesa do ex-presidente Fernando Lugo que alegam inconstitucionalidade no processo político estabelecido no Senado que determinou a cassação do seu mandato. O presidente da Corte, Victor Núñez, confirmou a informação e afirmou que a ação já se encontra nas mãos do Ministério Público.

O procurador do Estado responsável por analisar a ação será Javier Diaz Verón. Ele terá 18 dias úteis para dar o seu parecer. O procurador irá dar o seu parecer sobre se o processo político que destituiu o poder de Lugo será anulado ou não.

Anônimo disse...

Rangel não seja estupido, os caras criaram as leis do país deles e podem aplicar quando bem entenderem, não cabe a brasil e porra de país algum se meter, como dizia seu petry, é assunto de economia inerna. edus

Aquiles disse...

Nada que os cidadãos decentes e amantes da verdade já não soubessem.

Anônimo disse...

Aleluia!

O que houve com Insulza? Foi ele iluminado por um raio de sensatez? E agora MAG, Patriota, tia Dilmona e a dona do bordel de Buenos Aires - cuma é qui fica?

Sds

Daniel disse...

Sera que ate nesta questao vc nao consegue se afastar do engajamento, jornaleiro? A OEA, como todos os imbecis sabem, inclusive vc, nao deliberou ainda a respeito das decisoes da UNSAUL e do MERCOSUL. Portanto, faca um bem para meus olhoes e ouvidos, para de escrever m... e opinioes engajadas. Pega mal, jornaleiro. Ou vc quer ficar igual ao Policarpo?

Luiz Vargas disse...

Ô Mario Rangel, conta prá nós quanto os quadrilheiro$ PeTralha$ pagam por cada pitaco que postas neste site???
Para um PeTralha se dar ao trabalho de ficar postando bobagens em sites inimigos algum benefício deve estar levando.
Vão longe os tempos que que peti$ta$ vendiam bandeiras, bandanas, fitinhas de pulsos, camisetas e outras quinquilharias para bancar campanhas políticas.
Sabemos que, atualmente, PeTralha$ se nutrem de recursos públicos e que jamais colocam a mão no próprio bolso.

Anônimo disse...

Suprema Corte do Paraguai está revendo a cassação de Lugo:

Suprema Corte paraguaia acata ação de inconstitucionalidade contra impeachment de Lugo

Ministério Público terá 18 dias úteis para decidir se o processo político contra o ex-presidente pode ser anulado

A Suprema Corte do Paraguai acatou a ação dos advogados de defesa do ex-presidente Fernando Lugo que alegam inconstitucionalidade no processo político estabelecido no Senado que determinou a cassação do seu mandato. O presidente da Corte, Victor Núñez, confirmou a informação e afirmou que a ação já se encontra nas mãos do Ministério Público.

Pelo vista a opinião da OEA e nada é a mesma coisa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/