Entrevista - Drogas: a ordem é enfrentar e não liberar

Osmar Terra, médico, ex-secretário da Saúde, deputado Federal do PMDB

A ONG Viva Rio insiste com sua campanha de discriminalização do uso de drogas no Brasil.
A disseminação das drogas é hoje o maior problema de saúde e da segurança pública no Brasil. Mata mais do que todas as epidemias virais.  O consumo de entorpecentes tem efeitos devastadores no organismo humano do ponto de vista médico e neurológico e a proposta de descriminalização do uso de drogas feita por juristas para o projeto de reforma do Código Penal Brasileiro não passará no Senado e Câmara.

O senhor tem ido até na contramão desse tipo de campanha. Concretamente, o que o senhor faz para alcançar o que defende?
Sou  autor do projeto de lei 7663/2010 que está em análise na Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara Federal.

O que ele prevê?
O PL prevê, entre outros pontos: aumento da pena para traficantes de drogas pesadas; classificação das substâncias de acordo com sua capacidade de causas dependência; apoio federal, estadual e municipal às comunidades terapêuticas; incentivos às empresas que derem postos de trabalho a dependentes que estejam em tratamento e a criação da internação involuntária.

Nada de liberação?
As drogas são causa de uma epidemia e causa danos mentais irreversíveis em milhões de pessoas. Liberar seu uso é muito pior do que enfrentar. 

15 comentários:

Anônimo disse...

em que lugar do mundo que a repressão evitou a expansão do consumo de drogas?

proibir a cerveja, o vinho e o uisque nenhum parlamentar ousa propor.

grande abraço Polibio.

Anônimo disse...

E contra o álcool??? Nada??? Bando de velhos hipócritas...

Mordaz disse...

É isto aí. A turma quer se drogar e depois ficar sendo sustentado pelo INPS nas costas dos trabalhadores. A ONG VIVA RIO é a mesma que se bate para desarmar os cidadãos honestos e trabalhadores no Brasil. Agora quer incentivar o uso de drogas e aliviar a dos traficantes.
.
Morre mais pessoas pelo uso de Álcool hoje em dia do que morria na lei seca.

Claudio disse...

É muita burrice optar por gastos públicos inúteis ao invés de grandes arrecadações de impostos provenientes do consumo legalizado de drogas. Consumo e tráfico sempre existirão, façam o que fizerem os nossos çábios governantes. Tentar acabar é só gastar o dinheiro do contribuinte de forma inútil, é enxugar gelo.

Anônimo disse...

Tem um bando de otários que querem proibir o alcool e a cerveja, mas também querem a descriminalização das drogas.
Acho que essas pessoas precisam ser coerentes.
Proibir o alcool, a cerveja e o cigarro, atualmente é inviável; entretanto esta sendo muito viavel e construtivo as limitações cada vez mais amplas ao seu uso. Isto é parte de um processo educativo.
Já as drogas chamadas de pesadas, hoje proibidas, nada justifica que se tornem liberadas indo na contramão do que se faz com o alcool e o cigarrro.

Anônimo disse...

Temos é que fazer uma lei obrigando todo fumante a ter seguro saude, não temos obrigação de pagar hospitalizaçao de fumante, isso sim mata mais que qualquer epidemia viral, acredito que maconheiro não chega a 10% dos tabagistas, estou concordando com o anonimo das 16:33 no quesito velhos hipocritas. edus

Aquiles disse...

30% da população holandesa se transformou em zumbis depois da liberação das drogas por lá.

Comparar tabaco e álcool com maconha, cocaína, crack e assemelhados é de uma ignorância sem tamanho.

Anônimo disse...

É URGENTE isolar os drogados dos não-drogados e fuzilar os traficantes!

É IMPERIOSO manter a harmonia na sociedade, o que não pode ser feito com a presença de drogados e de seus fornecedores, os traficantes!

Anônimo disse...

Resposta ao boçal das 16:33:

Álcool é uma coisa; já a maconha, a cocaína, a heroína, o crak, etc, são outras coisas, bem diferentes!

Caiu a ficha?

Surfista Prateado disse...

Se a repressão não diminui o consumo, vamos então deixar de reprimir os maus motoristas, para ver o que acontece... Quanto aos usuários, deveriam ser presos e submetidos a internação involuntária, e ter que trabalhar na prisão para pagar o tratamento e a comida. Quando alguém me explicar porque, CORRETAMENTE, um pedófilo é preso mesmo tendo apenas fotos de crianças fazendo sexo, que alguém tirou ao submeter as crianças a este horror, ou seja, ele é só consumidor, e um usuário de drogas, que não produz a droga, é deixado livre, aí vou concordar com só prender traficante. Usuário na CADEIA, é por aí que começa a solução do problema. A droga só se disseminou como está hoje porque deixaram de botar usuário na cadeia.

Anônimo disse...

como o pt governando tu não vai conseguir nada...

Anônimo disse...

Subscrevo o seu comentário, caro "Surfista Prateado", às 19:08!

"A droga só se disseminou como está hoje porque deixaram de botar usuário na cadeia."

Verdade!O usuário de drogas é um elo da corrente criminosa!

Traficante de drogas DEVE ser fuzilado; usuário de drogas DEVE ser enjaulado!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Alguém, por favor dê luzes ao ruminante das 19:06...

Anônimo disse...

Isso ai é devido ao fato de que os "notáveis" que propuseram esta aberração devem estar querendo proteger seus amados filinhos de papai da cana.

Aquiles disse...

O anônimo das 16:04 resumiu muito bem.

Pena de morte para traficantes e drogados resolveria em menos de 1 ano o problema.

Como na China e nos países islâmicos.

O resto da conversa é masturbação sociológica politicamente correta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/