Mantega delira sobre o PIB. Economia patina. PIB deste ano será raquítico.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, continua dando uma de Velhinha de Taubaté, porque só ele ainda acredita que o PIB deste ano poderá crescer 4%.

. O governo Dilma Rousseff, do PT, não se rende sequer diante das evidências.

. Nesta sexta-feira, o IBGE anunciou os números da evolução do PIB no primeiro trimestre, que avançou raquíticos 0,8% sobre o mesmo período do ano passado e ainda menos (0,2%) sobre o último trimestre.

. O professor Rogério Mori, FGV-SP, em comunicado enviado ao editor, disse que o mau resultado tem dois culpados:
1) Desaceleração de vários setores.
2) Concorrência externa.

. Ele acha que o PIB crescerá entre 2,5% a 3%.

. Ainda assim, o professor Rogério Mori também parece otimista, porque tudo o que o governo vem fazendo para reaquecer a economia, não está dando certo. O próprio professor sabe que as medidas do governo levarão de dois a três meses para oferecer resultado.

. Uma medida que o governo poderia tomar, seria facilitar a vida dos consumidores endividados, reduzindo o IR, mas isto não acontecerá.

. Diante de todo este cenário, o que se imagina para este ano é que o Brasil ficará de novo na rabeira dos Países do BRICS que mais crescem.

. O crescimento tímido da economia no primeiro trimestre deste ano colocou o Brasil como o pior resultado entre os países do Brics, grupo que reúne também Rússia, Índia, China e África do Sul. Na comparação com os três meses iniciais em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve elevação de 0,8%. Crescimento bem abaixo, por exemplo, do registrado pela economia chinesa, que teve alta de 8,1% no período.

. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, os outros países dos Brics não divulgaram seus dados. A economia brasileira cresceu apenas 0,2%, ficando abaixo, por exemplo, da Alemanha, cujo PIB subiu 0,5%, e que está em uma zona com alta turbulência financeira.

. Comparando com outros países da América Latina, o Brasil fica bem atrás de Chile e México, por exemplo. A economia chilena teve alta de 1,4%, e o PIB mexicano subiu 1,3%. O Brasil ficou atrás ainda da economia japonesa, cujo PIB subiu 1%, e a Coréia do Sul, que teve elevação de 0,9%.

. Veja abaixo o desempenho dos países do Brics no 1º trimestre (em comparação com 2011):
Brasil - 0,8%
Rússia - 4,9%
Índia - 5,3%
China - 8,1%
África do Sul - 2,1%

10 comentários:

Anônimo disse...

mas isso eh petismo puro!

a casa cai e eles continuam a tentar enganar a todos...

se Lula conseguiu manter aquela cara de cínico apos a denuncia do ministro Gilmar, o que eh para o Manteiga fazer o mesmo diante do PIB, coisa que o povaréu não sabe nem o que eh, muito menos que existe?

os caras bagunçaram toda a estrutura da economia brasileira que foi construída a duras penas e impopularidade pelo governo FHC...

toda essa gurizada de 18, 19 anos não sabe o que era o Brasil de antes do Real e o que foi de fato um governo de coragem e compromissado com o pais, que resgatou a credibilidade do pais no exterior...

a gurizada esta no mundo da fantasia, vivendo sob o delírio de Lula...

vão cair na realidade logo, logo...

quem não estuda, não se informa e não aprende através dos livros e dos jornais, só aprende sentindo no lombo...

Anônimo disse...

PIB DO BRASIL EM 2012, SERÁ SUPER TABAJARA 0 % Z E R O
ZERO NEGATIVO !!!
COISA DE PT
COISA DE 6ª ECONOMIA MUNDIAL

Anônimo disse...

Isto passa a manteiga no pessoal...

Anônimo disse...

Esse Mantega não passa de um palhaço, não tem seriedade para enfrentar um problema, passa uma falsa ideia que está tudo bem, quando não está. No Brasil parece se proibido ser sério, falar a verdade. Merecemos essa corja !

Anônimo disse...

Ao menos devo concordar, Dilma é autentica, está aplicando uma MAROLA das grandes nos seus eleitores ignorantes.

Aquiles disse...

Mais uma "mantegada econômica" do ministro petralha.

Anônimo disse...

Bom éra na ditadura Militar, quando o Ministério da Fazenda era comandado pela ARENA, digo PDS, digo PP.

Botavam guela abaixo o indice de infração que queriam e os trouxas de direita aplaudiam de pé. Afinam eles eram a elite tinhas os CCs e podiam viajar para fora do Brasil, só eles. Todos os direitos para eles e os deveres para os trouxas da esquerda.

Hoje tá mais parelho,mas a direita continua com a imprensa marom glace ao seu lado.

Anônimo disse...

"Botavam guela abaixo o indice de infração que queriam" as 18:50.

Buenas! Isto está se repetindo, indices e muito mais "guela" abaixo dos brasileiros.

Oswald disse...

Todos esses da Arena, digo PDS, digo PP estão abraçados com o PT, trouxa da esquerda. Tu continua sendo trouxa.

Oswald disse...

Trouxa da esquerda: tu acredita nos índices do IBGE, do IPEA? Não adianta, tu continua sendo trouxa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/