Entrevista - A Operação Cartola ganhou conteúdo eleitoral

Décio Itiberê, Advogado

A Operação Cartola foi aberta pela Polícia Civil e envolveu oito prefeituras. Isto faz um ano. Qual é a novidade?
A Delegacia da Polícia Fazendária exorbitou, um ano depois, e sugeriu ao Ministério Público a prisão preventiva do prefeito de Alvorada, o afastamento da prefeita de Parobé e a quebra do sigilo dos prefeitos de Canela e Tramandaí, mesmo sabendo que não há legitimidade alguma no que acaba de fazer, já que o inquérito está na 4ª. Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

E por que o Delegado foi tão longe?
O procurador que intervém no processo que está com o desembargador Gaspar Marques Martins, pediu diligências à Delegacia, mas fez apenas isto.

O Delegado pode pedir ou sugerir prisões?
Ele é parte ilegítima. Isto não existe do ponto de vista processual. É um abuso. É só para fazer marola política contra adversários do governador Tarso Genro.

O objetivo é eleitoral?
Não tenha dúvida. Esta Operação Cartola morreu quando começou, há um ano. Se você comparar com a Operação Cosa Nostra, de São Leopoldo, cujo prefeito é aliado do governador Tarso Genro, do PT, perceberá claramente a diferença de tratamento. Ao deflagrar a Operação Cosa Nostra, o governo implementou no mesmo dia uma mega-operação, a Operação Navalha, para combater o tráfico na Fronteira Oeste, que ganhou mais destaque, mas não apreendeu um só grama de droga.

E a 4ª. Câmara?
O procurador do MPE perceberá que é ilegítimo o que sugere a Polícia Civil. Reclamo que o MPE e o TJ do RS imponham o respeito ao estado democrático de direito. O autoritarismo começa pela tolerância de atos ilegítimos. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Conteúdo eleitoral são as postagens publicadas neste espaço. A corrupção apontada em Alvorada passa ao largo do editor, tendo em vista que atinge um dos partidos que tanto defende.

Anônimo disse...

Pois é a mesma Policia Civil Fazendária que pediu o indiciamento do Prefeito de São Leopoldo, um Dep Federal e um Estadual, todos do PT agora quando denuncia Prefeitos de "outros partidos" significa que é conteúdo eleitoral!!!!!!!!

Pois saibam que para cimo da Policia não vão levar no grito.

Mauricio Sanguine disse...

Concordo com o Anonimo Poliblio braga use seu espaço para com inteligência e não para isso, conclui do seu texto que defende o desvio e verbas públicas que o secretário ensine repórter a fraudar licitação desvie verbas de merenda escolar farras e orgias com dinheiro da educação, habitação, saneamento básico, isso que ocorreu em alvorada a operação foi verificar contratos de publicidade que no meu entendimento não são prioridade neste município você não conhece o povo carente que mora em alvorada que depende do poder público por isso defende não depende dos postos de saúde seus filhos das escolas municipais é isso que você está defendendo seu verme!!! um dia a casa cai...

Mauricio Sanguine disse...

nunca esperei que esse cara fosse defendido publicamente você defende o desvio de verbas públicas Poliblio secretário ensinar repórter a fraudar licitação e governo que deixa de investir no seu povo carente do poder público, você não conhece Alvorada e seu povo não precisa de postos de saúde seus filhos de escolas públicas por isso defende este tipo de pessoa tem prender e jogar a chave fora para nunca mais colocar a mão em dinheiro do povo. você só mais um verme que dever ganho algo para defender-lo, pois tudo é negociado com este tipo de gente vergonha ..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/