STJ decide julgar governador petista de Brasília por recebimento de propina.

*Clipping Gabriel Castro e Hugo Marques, Veja Online

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai analisar se o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT, foto abaixo), recebeu propina enquanto era diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O autor da acusação é Daniel Tavares, ex-funcionário de uma empresa do ramo farmacêutico.

Ele comprovou ter depositado 5 000 reais na conta de Agnelo em 2008. As acusações, relatadas à deputada distrital Celina Leão (PSD) no fim do ano passado, foram gravadas em vídeo. Daniel chegou a desmentir as primeiras afirmações e passou a acusar Celina Leão e a deputada Eliana Pedrosa (PSD) de terem comprado seu depoimento.

Na época, o governador apresentou queixa na Polícia Civil contra a deputada, alegando que a parlamentar havia imputado falsamente um crime ao petista. Mas a tática teve o efeito inverso: para apurar se a conduta de Celina foi ilegal, o Ministério Público do Distrito Federal pediu que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) apure a denúncia de recebimento de propina por parte do governador.

"Não é possível concluir pelo crime de denunciação caluniosa sem a investigação dos fatos atribuídos ao governador do Distrito Federal", disse a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido, em seu pedido.

A solicitação foi aceita pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Embora tenha sido tomada em fevereiro, a decisão só veio à tona agora. O caso foi encaminhado ao STJ porque Agnelo possui foro privilegiado.

Agnelo Queiroz admite ter recebido os 5 000 reais, mas garante que a transferência está ligada a um empréstimo feito pelo petista a Tavares. O porta-voz do governo local, Ugo Braga, atacou nesta quarta-feira a oposição: "Quem tem explicações a dar são as duas deputadas da oposição acusadas de comprarem um testemunho para montar uma farsa contra o governador", afirmou.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/