Entrevista, Mariza Abreu - Nossa proposta para os professores era muito melhor do que a de Tarso

Mariza Abreu, ex-secretária da Educação.
  
São semelhantes as propostas de Yeda e de Tarso sobre o piso nacional do magistério?
A nossa era muito superior e ainda assim foi rejeitada ferozmente.

Quais as diferenças entre uma e outra?
Na nossa época, 2009, propusemos elevar quem ganhava menos, R$ 950,00 para aquele ano, e  R$ 1.500,00 no ano seguinte,  como remuneração mínima, compreendendo as vantagens. A lei e uma cautelar que obtivemos em juízo, permitia este tipo de proposta. No caso de Tarso, ele não cumpre a lei, conforme decidido contra ele pelo STF em abril do ano passado. Ele cria arbitrariamente o conceito do piso como remuneração mas sem a inclusão das vantagens. 

Pouca gente seria contemplada em ambos os casos.
No nosso governo, o aumento beneficiaria 27 mil professores. A atual proposta poderá beneficiar 35 mil, segundo diz o governo. O universo de matrículas no RS é de 155 mil.

Quem tem razão ?
Tenho que reconhecer que desta vez o Cpers tem razão. O acórdão legisla em nome da Assembléia. Tarso confunde os professores e a opinião pública.

E a solução ?
Nós, no governo Yeda, sempre afirmamos que o piso como vencimento inicial é impagável nesta carreira. Queríamos e ainda queremos mudar o Plano. Tarso e o PT prometeram o impossível, foram surpreendidos pela decisão do STF e agora buscam saídas para confundir. Eles sabem que será preciso mudar o Plano de Carreira para pagar o piso. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho é bom que os professores penem para ter aumento, o CPERS sempre se pautou pelo radicalismo e falta de visão para a melhora real do magistério, sempre abusou de seus vínculos com o PT, agora recebem a resposta de tanto radicalismo, é chegada a hora de ocorrerem mudanças no CPERS e acabar este história de que o que é bom para o PT é bom para o magistério. São por essas e por outras que o RGS caminha a passos largos para se tornar um Estado que só vive de um passado glorioso.

Anônimo disse...

Os professores tem mais é que ficar na merda mesmo. Exerceram papel fundamental para eleger Olívio Dutra e aTra$o Genro, o que existe de mais atrasado e retrógrado na política gaúcha, tem mais agora éque pastar mesmo.

Anônimo disse...

BEM FEITO AOS PROFESSORES DO ESTADO(minha mulher tb é profe do estado e petralha desiludida com o partido da quadrilha do mensalão), mesmo assim digo que os professores merecem serem tratados assim. Pq prá elles nenhum governo presta, a não ser os do PT(partido do trambique).

Barão de Maximiliano disse...

Essa presidenta da camarilha do CPERS, deve pastar mesmo. Pior é ver muitos professores serem guiadas por uma anta dessas. Quando a Yeda quis disseram não, portanto aguardem para outra encarnação.
Tenho uma afilhada que o sonho era ser professora, fez lingua opção tradução e interprete em inglês, formou e passou no concurso do estado, trabalhou 5 anos e não aguentou a esculhambação das turmas e das condições dos colégios. Disse-lhe certa vez que jamais vão ser reconhecidos pela sociedade e os salário sempre serão aviltantes. Hoje está na iniciativa privada trabalhando como tradutora de contratos numa empresa e recebendo um salário 5 vezes maior que recebia no estado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/