Chávez: entre a cura e o segredo de Estado, por Merval Pereira

- O artigo a seguir é de Merval Pereira. Está publicado no jornal O Globo deste sábado. Merval é quem tem disponibilizado as melhores informações sobre a saúde de Chavez, que virá tratar-se no Brasil - mas tarde demais.

A dramática exortação a Cristo feita pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, entre lágrimas, para que lhe dê mais tempo de vida – “Não me leve ainda por que tenho muitas coisas a fazer” – é o diagnóstico mais próximo da realidade que se pode ter num governo quase ditatorial onde as informações sobre a saúde de seu presidente são consideradas de “segurança nacional”.

Essa obsessão pelo segredo pode ter custado a Chávez a chance de tratar o câncer que o acometeu de maneira mais profissional e com tecnología mais avançada.

Visivelmente necessitando de apoio emocional, Chávez, que regressara de Cuba, onde se submetera a mais uma etapa de um tratamento que não vem dando resultados, disse que sentía vontade de revelar seus sentimentos mais íntimos, e contou: “Há anos comecei a assumir que tinha uma enfermidade muito maligna que marca o fim do caminho de muita gente”.

Mesmo que tenha pensado que morreria logo, Chávez garantiu que se sente forte para continuar a lutar “porque há muitas razões”.

A vinda ao Brasil, oficialmente para uma visita ao ex-presidente Lula, pode acontecer tarde demais para que seja tratado no Hospital Sírio-Libanês, onde poderia ter sido internado desde o início da doença, não fossem as exigencias inaceitáveis que impôs na ocasião.

O governo venezuelano queria interditar dois andares do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo e colocar o Exército para tomar conta do hospital, revistando todos os visitantes. E ainda proibir a divulgação de boletins médicos.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo.

21 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que ele escolheu Cuba.

É o caminho mais curto para os céus.

Amém !!

Anônimo disse...

Políbio

O motivo de tanto segredo sobre a doença de Chaves é o local do tumor.

Na Venezuela todos sabem: o câncer de Chaves é no reto. Lá mesmo.
E para um ditador metido a macho, isto é um desastre.
Não poderia ter lugar pior.

A piada corre solta.
Pobre humoristas. Vão todos presos.

Anônimo disse...

Que esse comunista assassino morra logo, ou melhor, que morra um pouco mais tarde, mas sofrendo muito durante esse tempo!

Isso vale pro 9Dedos também!

Anônimo disse...

Satanás esta chamando....

Anônimo disse...

O inferno será inabitável. Haverá muitos condenados ao fogo eterno tentando uma nova chance para se redimir das suas travessuras. Coitado do diabo, seu reinado está prestes a ruir. Chavez é muito ruim. Talvez ciem um inferno especial para ele, reservando uma vaga para o 9 dedos&Cia.

Anônimo disse...

PETRACO DIZ:

QUEM SABE ELE NÃO VENHA SÓ PRA LEVAR MAIS UNS CUMPANHEIROS?

Mordaz disse...

Parece que Jesus está chamando. Que não se demore a atender o chamado. O povo venezuelano se libertará.

Anônimo disse...

Do Lula também por onde sai a cloaca.

Anônimo disse...

O mestre deste chafardana é Satanás... agora chegou a hora dele pagar a conta com o "mestre dele"

Aquiles disse...

Satanás já deve estar apavorado com a má companhia que terá brevemente: Chávez, Fidel, Lula, Dilma et caterva.

O inferno será loteado e os demônios terão de ter filiação partidária e sindicalização compulsórias, além de pagar impostos.

BEATRIZ disse...

NAO TENHO MAIS O QUE DIZER ESTOU DE ACORDO COM TODOS ANONIMOS, E O PETRACO VAMOS FICAR NA TORCIDA..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

A visita de Chavez a 9Dedos é a visita de um paciente terminal porque confiou ideologicamente em Cuba, para um paciente em provável processo de cura porque confiou na medicina particular e liberal do ocidente.

Nota: Quanto ao câncer moral de 9Dedos, este é incurável.

Outra nota: Já que 9Dedos está consultando uma fonoaudióloga, porque ela já não ensina português para ele, aí ele poderá até entender o que siginifica realmente democracia, mas acho tarde demais para tal!

Última nota: Metade das internações de 9Dedos é para tratar a tremenda crise de abstinência que ele está passando!

Anônimo disse...

Chavez não virá ao Brasil fazer tratamento algum, pois como dizem os "socialistas de araque", a medicina Cubana é de 1º mundo.

Luciano disse...

Chávez está pagando aqui mesmo na terra pelos crimes que cometeu contra a democracia em seu país. Ele que não venha a São Paulo, pois se vier estaremos esperando por ele no aeroporto e no caminho até o hospital para dar-lhe as boas vindas, a constituição nos garante o direito de protestar. E por falar em boas vindas, o diabo já está esperando por ele lá no inferno, com um caldeirão presidencial de água fervente e enxofre. Não tenho pena de ditadores, menos ainda quando se trata de vigaristas de extrema-esquerda que usam a luta contra as desigualdades e injustiças como desculpa para atropelar direitos, violar a lei e praticar violência e perseguições contra opositores e parcelas da própria população.

Anônimo disse...

Na Venezuela todos sabem: o câncer de Chaves é no reto. Lá mesmo.
E para um ditador metido a macho, isto é um desastre.
Não poderia ter lugar pior.

A piada corre solta.
Pobre humoristas. Vão todos presos.

7 de abril de 2012 10:37 na Venuzuela não pressiza mandar ele tomar ja tomou....

Anônimo disse...

O SUICÍDIO DE CHAVEZ.

CHAVEZ SE SUICIDOU

CHAVEZ SE SUICIDOU AO FAZER EXIGÊNCIAS INACEITÁVEIS,E TER IDO SE TRATAR EM CUBA.

ACREDITOU NA MENTIRA QUE É CUBA,DA PERFEIÇÃO DA SAÚDE COMUNISTA,DA EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA CUBANA...BLÁ,BLÁ,BLÁ...ACREDITOU E "SIFU".

O DEDO DE ALGUÉM MAIS PODEROSO DISSE: CHEGA!

OBS.: NA "MARAVILHA VENEZUELANA" POR ELE GOVERNADA, NEM APARELHOS ATUALIZADOS, NEM ANTIGOS , A SAÚDE, PADRÃO "SUS MARAVILHA" , ANDOU LITERALMENTE QUEIMANDO O TRASEIRO DO GOVERNANTE VALENTÃO.
SE TIVESSE GOVERNADO BEM, TERIA EQUIPADO OS HOSPITAIS DE SEU PAÍS,CORPO MÉDICO ETC.

GASTOU EM ARMAS VELHAS ,FUZIS,PATROCINOU AS FARCS, E AGORA PRECISOU DAQUILO QUE NÃO FEZ.

POIS É A RESPOSTA DO UNIVERSO.

Gilrikardo-Blog disse...

A melhor avaliação de um governo é quando o chefe procura em outro país recursos para tratar assuntos pessoais. No caso do Chavez, recursos medicinais.

Boa sorte e que o Satã te receba de braços abertos e a cola em pé.

Anônimo disse...

Aos cheirosos da eleite, é pecado usar o nome de jesus para querer o mal dos outros..

Anônimo disse...

A morte de Chavez vai trazer simplesmente a liberdade à Venezuela. Não há nada maior e melhor do que a liberdade e sua consequência direta, a Democracia!

Anônimo disse...

Chavez escolheu a merdicina cubana e selou o seu destino. Nem o tirano de fraldas geriátricas, também conhecido como Fidel, usa a porcaria da merdicina cubana.

Anônimo disse...

Parabéns, caro "Aquiles", às 16:15, extensivo aos demais comentaristas!

Alguém já escreveu que o câncer é a solução para o Brasil (e eu acrescento )e para a Venezuela também, entre outros lugares acometidos por malignos tumores esquerdistas (pleonasmo)!

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/