Saiba por que sobem tanto os preços agrícolas.

Apenas um dia depois dos avisos passados pelo editor neste mesmo espaço, começaram a ocorrer alterações brutais nas cotações das commodities agrícolas.

. É a hora dos produtores gaúchos ganharem dinheiro para valer, inclusive apostando na próxima safra. Este comentário é válido sobretudo para a soja. Os produtores gaúchos (10,5 milhões de toneladas de safra) estavam retendo 1/3 dos grãos nos seus silos, a espera de preços melhores. Pois eles vieram hoje.

. O que ocorreu nesta quinta-feira é que a Rússia (calor abrasivo) suspendeu por uma semana suas exportações de trigo e o mercado ficou assustadíssimo, fazendo explodir os preços do trigo e dos demais cereais.

. O RS está em plena safra de trigo no campo e os triticultores que esperavam ganhar uma ninharia, agora já podem ir festejando.

Um comentário:

João Luiz Reichert disse...

Como nem todos sabem na Russia o trigo é cultivado no verão pois no inverno são 6 meses de neve, sem produzir nesta época que é o verão russo que além de estar muito seco esta principalmente quente. A quebra de safra será muito grande tanto na Russia como na Ucrânia que é outro grande produtor do leste europeu. As bolsas de comodities agrícolas no mundo inteiro estão um verdadeiro eletrocardiograma. E o Brasil sempre achou que trigo não precisa plantar, veja o caso da Russia determinou imediatamente a suspensão de exportação, porque? Trigo faz parte da segurança alimentar dos países sérios que não é o caso do Brasil.
Só esclarecendo a farinha responde por somente 8% do custo de produção do pão, os outros 92% respondem por custos mão-de-obra, energia elétrica, impostos, etc..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/