O editor desta página vem repercutindo desde sexta-feira a bombástica entrevista do diretor do BAnco Central, Mário Torós. Como previa esta página, nesta segunda, Mário Torós foi demitido. Não era para menos. O que é inaceitável é que o governo tenha demitido seu diretor, sem ao menos explicar ao País por que razão Lula falava em "marolinha", quando ele mesmo garantia desesperadamente Henrique Meirelles no cargo, dando-lhe total carta branca para torrar divisas para segurar o câmbio e "largar dinheirode helicóptero" para ajudar os bancos. O diretor Mário Torós também denunciou Guido Mantega por revelar infomações estratégicas sobre o mercado de câmbio, no auge da crise. Se alguém acha que vai acontecer alguma coisa com Mantega, como ocorreu com Gustavo Loyola no Banco Central, durante o governo FHC, está muito enganado.
. O "apagão" de Lula durante a crise financeira global, claro, foi muito melhor do que o "apagão" de FHC durante as crises financeiras globais que enfrentou. Ninguém mais duvida de que no governo do PT tudo é melhor, inclusive as malfeitorias.
CLIPPING
Hélio Fernandes
Diretor da Tribuna da Imprensa, terça-feira.
Denúncias e acusações, ao vivo, do diretor do BC, ao Ministro Mantega
No mesmo dia em que o Diretor de Política Monetária do Banco Central, Mário Torós, deu entrevista sensacional ao “Valor Econômico”, postei aqui: “Está querendo deixar o cargo, será atendido”. Era o óbvio, três dias depois já não era mais do BC. Nada surpreendente.O surpreendente é que nada tenha acontecido. Foi ele que fez contato com o jornal econômico, é evidente, queria fazer as revelações. O que acontece nos bastidores dos governos, (de todos os países) é sempre muito mais atrativo e interessante, do que aquilo que aparece nas manchetes e nas Primeiras. Só que o que foi dito pelo diretor do BC, era importante demais.Dizer que o “Ministro da Fazenda, no auge da crise, entregou ao mercado, informações estratégicas”, é fantástico. Impossível saber quanto valiam essas “informações estratégicas” em apenas um dia de jogatina. E as informações, entregues ao mercado de ações, tinham um preço. Ao mercado de câmbio, pode ser até 100 vezes maior.
2 comentários:
Em 1964 corria como piada que o Dops premiava com mil cruzeiros cada delação. Uma pessoa perguntou:
- Se eu delatar 30 subversivos ganho 30.000?
O agente do Dops respondeu:
- "Quem conhece 30 comunistas vai preso, pois é do ramo!"
O que se pode dizer de um presidente que está rodeado por mais de 30 indiciados, corruptos e corruptores, que ele conhece tão bem que até os nomeou para elevados cargos de confiança?
"Ele é do ramo....." (Adivinha quem era o BOI que entregava companheiros para os militares durante a ditadura ???)
"Os homens são tão simplórios, e se deixam de tal forma dominar pelas necessidades do momento, que aquele que saiba enganar achará sempre quem se deixe enganar."(Maquiavel)
O Banco Central é uma caixa preta e coorporativista. Em suas diversas regionais/sucursais, vivem e convivem um sequio de personas eXperta$ e talento$a$. Nem imaginas quanto!!!
Em uma cidade de fronteira, onde a PF tinha apreendido diversas pessoas por negociar dolares, tornando a cidade refém e melindrada com a conversão de cambio. Uma audienca publica foi convocada, com a presença de diversos membros da Receita Federal, da Policia Federal e do Banco Central, a revolta dos politicos regionais e dos comerciantes era tamanha que o clima na audiencia era tenso.
Bem que em determinado momento, um sujeito, chamou um auxiliar dos representantes do BC, apresentou-lhe três perguntas que faria, em sinal de extremo respeito aos postulantes da instituição, pois não os queria de calças curtas.
Foi quando o auxiliar disse ao sujeito que este não poderia fazer as perguntas, pois o clima era tenso e corriam risco de serem linchados pela população.
Pois a PF apreendeu pessoas que haviam trocado abaixo de R$ 10.000,00 ou U$ 4.000,00 o que na epoca e ainda hoje é considerado totalmente legal, não existe nem a necessidade de comprovação de origem do recurso a autoidade fiscalizadora.
Quando o auxiliar recebeu a resposta que seriam feitas, quer gostassem ou não, o auxiliar como um corredor de 100m rasos, foi até a mesa e avisou do fato.
O sujeito foi fitado pelo maioral do Banco Central e logo se pos a LEMBRAR da normativa que falava exatamene sobre o tema, quando este citou a normativa em inteiro teor, todos os policiais federais sairam da audiencia, e os membros da receita federal pediram desculpas e sairam tambem, os membros do Banco Central pediram desculpas e alegando perder um voo, tambem sairam. Deixando a população revoltada pela ausencia de seriedade no ato, pois se não fosse o sujeito a cidade ainda seria refem do ato praticado e compactuado pelas autoridades.
Ou seja no Banco Central esta cheio de gente E$PERTA, TALENTO$A$ E INTEGENTE$, sempre disponiveis a esclarecer a população, principalmente quando sabem que vão ficar sem saida.
Em POA um liquidante do Banco Central foi pego roubando em uma liquidanção, a devida ação denunciada ao MP, fez com que os promotores exigicem sua exoneração do cargo, o que foi feito, o processo criminal segue no forum de Porto Alegre.
Estes são os agentes publicos funcionarios do Banco Central, não são todos, mas tem uma turma que não brinca em serviço.
Postar um comentário