A lua de mel que continuam cultivando a governadora Yeda Crusius e os líderes do agronegócio do RS não decorrem apenas da identidade política existente entre interesses vitais da Farsul e do governo do Estado.
. Por trás de tudo há o êxito de três sucessivas supersafras de grãos, o que é inédito na história do RS. Eis, em toneladas, as safras de grãos de 2007, 2008 e 2009: 2007, 23,6; 2008, 22,4; 2009, 24.
. Ao abrir a safra de soja deste ano em Tupanciretã, nesta quarta-feira, Yeda pode festejar o início de uma colheita que resultará em alguma coisa como 9 milhões de toneladas, confirmando o que vem adiantando o editor há tres meses.
. E os preços ? “Os preços, meu caro, estão excelentes”, foi o que disse nesta sexta-feira ao editor o diretor da Brasoja, Antonio Sartori, que acaba de regressar de Erexim. No ano passado, nesta época, o preço da saca da soja estava em R$ 42,00, valor que agora é de R$ 43,00. Os preços em Chicago oscilam dentro das margens aceitas. O que representará ganho de verdade para o produtor serão as cotações do dólar, porque ele valorizou 33% em um ano.
. A safra propriamente dita começará a ser colhida na semana que vem. Até este momento, 20% da soja foi comercializada, contra 50% na mesma época do ano passado.
- Ontem choveu bem nas zonas de produção. Um bom sinal na véspera da colheita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário