Governo estadual retirará os bodes que botou na sala da reforma tributária, como previa este blog

O editor já tinha advertido que o governo estadual enfiou nos três projetos de reforma tributária uma série de bodes na sala, tudo para retirá-los em cima da hora e com isto atender "as justas reclamações dos deputados estaduais e das entidades empresariais". São manobras políticas manjadas. Os bodes não alteram a essência da reforma, que garantirá um aumento de arrecadação anual na casa dos R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões por ano.

A votação ocorrerá depois de amanhã.

A nova proposta de reforma tributária do governo do Estado, que suaviza pontos do texto original, será apresentada pelo Palácio Piratini a deputados estaduais no fim da tarde desta segunda-feira (14). O novo texto vai manter a proposta de aumento de IPVA, mas com alíquotas progressivas conforme a potência do motor do veículo. Assim, o aumento no IPVA de 3,5% atingiria apenas os mais potentes. Os automóveis mais leves seguiriam pagando os atuais 3%.

O governo prometeu apresentar seu "recuo" neste final de tarde, em reunião com deputados da base aliada.

Serão alterados dispositivos relacionados com aumentos no IPVA e no ITCD,  mas também redução dos aumentos propostos para os produtos da cesta básica, sem contar o atendimento dos "apelos" do setor empresarial relativamente ao Simples Gaúcho.

Se apenas estes bodes não emocionaram a base aliada, permitindo que deputados recalcitrantes salvem a cara com o discurso de que "afinal, o governo mudou os projetos" e votem a favor de tudo, o Piratini poderá mexer em pontos "imexíveis".

5 comentários:

Anônimo disse...

Está aí a explicação pq as empresas estão saindo, fugindo do estado, pq os governadores só sabem meter a mão no bolso do contribuinte e das empresas. A começar pelo ICMS de combustíveis, energia elétrica, telefonia.

Esse governador em 2018 em debate com o governador Sartori, dizia que RECURSOS O ESTADO TINHA, FALTAVA ERA GESTÃO DAS CONTAS PÚBLICAS, e dizia prô Sartori que ele tinha que tirar a bunda da cadeira para poder administrar o estado melhor.

Qual é a explicação agora, governador, tá faltando gestão....????

Eduardo disse...

No ICMS cota única para "simplificar", arredondado para um valor mais alto. E no IPVA novamente enrolação, vai enquadrar 99%, só vão escapar os de fabricação chinesa. E a nova secretaria de "devolução de ICMS" vai ter tanto CC do PSDB que vai consumir toda arrecadação.

Anônimo disse...

Leite, o assaltante do povo gaúcho!

Anônimo disse...

Esta reforma é um grande bode, o nível 3 de socialismo, onde até produtos têm preços diferentes para quem produz mais e ganha mais ("rico"), e para quem produz menos e ganha menos ("pobre").

Anônimo disse...

Não ,falta tirar a bunda da cadeira....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/