Governo Bolsonaro anuncia privatização da estatal federal gaúcha Trensurb

O governo federal anunciou hoje que vai privatizar a estatal federal gaúcha Trensurb. A empresa opera linha de trens urbanos com extensão de 43,8 quilômetros, no eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 22 estações e uma frota de 25 trens (com outros 15 sendo integrados), atendendo a seis municípios. São eles Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A tarifa, que até 2017 custava R$ 1,70, pulou para R$ 4,20 em março deste ano

O leilão ocorrerão dentro de dois anos.

A medida foi confirmada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, quando o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República publicou resolução sobre leilão da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb), com estimativa de publicação de edital no primeiro semestre de 2021.

Já o leilão da estatal tem previsão de ocorrer no segundo semestre de 2021. A resolução do Conselho é de 08 de maio, mas só foi publicada hoje. 

32 comentários:

Adilio Faustini disse...

Mais um acerto do Bolsonaro, o Governo da Bahia estava travado na construção do metrô de Salvador a mais de 15 anos, depois que privatizou, terminaram a Linha 1 em construção e já fizeram a Linha 2 que tsmvem já está em funcionamento, o Metrô d3 Salvador está nas mãos da CCR, Empresa Nacional.

Anônimo disse...

Prevejo passagem a 8 em dois anos então, quisá 10 reais. Precisar fazer lucro não é fácil.

Anônimo disse...

Melhor notícia do semestre aqui no blog!!! Parabéns, Bolsonaro!!!

Anônimo disse...


BRAZIL....ZIL...ZIL

Prevejo passagem a 8 em dois anos então, quisá 10 reais. Precisar fazer lucro não é fácil.

É QUE NO SISTEMA ATUAL DO TRENSURB A PASSAGEM REAL CUSTA 18 A 20 REAIS, MAS QUEM UTILIZA O TREM PAGA UMA FRAÇÃO DO VALOR....O RESTANTE É DILUÍDO PARA TODOS OS PAGADORES DE IMPOSTOS...

Anônimo disse...

Tem mais chegar a 1000 só de uma vez.

Anônimo disse...

E o que vão fazer com o bando de parasitas, de "foncionárius" - ali partidariamente instalados - a sugar as tetas da dita estatal?

Anônimo disse...

Privatiza tudo, pois a extrema esquerda tomou conta delas para se beneficiarem dos altos salários e são tão incompetentes que as faliram todas. Cabidão de emprego dos Sanguessugas no poder.

Anônimo disse...

Grande notícia,excelente iniciativa do Governo Bolsonaro .!!!

Anônimo disse...

Quero ver quantos dos funcionarios do trensurb publico trabalharão na nova empresa privatizada...

Anônimo disse...

Engraçado que fazem anúncios de privatizações para todos os lados, mas não se fala em auditar as contas dessas companhias públicas e responsabilizar as "$$más$$" gestões.

Os políticos se protegem, e mesmo sendo da oposição, eles se protegem.

Anônimo disse...

Depois do escândalo das licitações, melhor correr a Brasília e pedir para privatizarem e encerrarem as provas dos descaminhos.

Certeiramente maior parte das privatizações anunciadas pelo Governo Federal é para acobertar a roubalheira anterior.

Dai invés de investigarem e colocarem a público os desvios e queimar os partidos que estão lá em cima sempre atacando eles, ainda favorecem tapando os buracos deixados pelo caminho.

Anônimo disse...

14:00 - O pior cego é aquele que não quer ver. A passagem será barateada e os serviços melhorarão. É o que sempre acontece quando um serviço público é privatizado.

Anônimo disse...

Parabéns Mito, mais um cabide de emprego que se vai....adeus sindicatos...kkkk

Anônimo disse...

E o Ceitec?

JORGE LOEFFLER .'. disse...




Com a óbvia elevação das tarifas fará a alegria dos empresários de ônibus que irão encher os bolsos assim como irá agravar os congestionamentos que já ocorreram em ruas, avenidas e rodovias da região.

Anônimo disse...

Operação tapa buraco.
Mas quem arrematar vai ficar com o prejuízo, claro que não, pois provavelmente já sai com um contrato Bilionário de financiamento do BNDES em baixo dos braços.
Ai fazendo a conta, 9s fora e 9s dentro, quem comprar não coloca um centavo e se torna dono de uma linha de trem extremamente lucrativa, e de quebra ajuda o governo a tapar o buraco deixado pelas gestões anteriores.
Mas se analisar, muitas das privatizações feitas Brasil a fora englobaram obrigações de reforma, modernização e ampliação, e por conseguinte um aporte de financiamento público atrelado a privatização, onde rola muito dinheiro e saem todos felizes com o negócio feito.

Anônimo disse...

O Governo mudou, e agora nas privatizações não tem propina.

Afonso Zelotes disse...

Essa lata podre,cabide de empregos e indústria de passivos trabalhistas, já vai tarde. Se não aparecer interessados têm que fazer a doação.

Anônimo disse...

PRIVATIZA LOGO A MERDA TODA

Anônimo disse...

É fácil a Trensurb dar lucro. Basta demitir os autos salários, organizar a casa, acabar com o corporativismo e cancelar os FGs incorporados, ilegalmente, aos salários de gestores petistas que foram exonerados.

Anônimo disse...

PARABÉNS BOLSONARO. AGORA O TREM VAI FUNCIONAR.
LUCRO TEM QUE DAR PARA SUSTENTAR OS MAMADORES.

Anônimo disse...

Não seria Quiçá?

Anônimo disse...

Em São Paulo a linha privatizada é 4,30. Não fale bobagem, mortadela.

Anônimo disse...

É o governo dos anúncios.

Anônimo disse...

PROXIMO PASSO VENDER CEITEC...CABIDÃO DE EMPREGO...TEM UM FILIPINO LÁ CC QUE GANHA 25 PAU POR MES COÇANDO AS BOLAS...INDICADO DO LULA AINDA...

elias disse...

O cavalo do comissário sempre contra.Tudo.

José Corrêa disse...

JORGE LOEFFLER - por que você e os outros PTbas não compram???

Anônimo disse...

Chega de mamadeira... privatiza tudo...

Anônimo disse...

Mais uma espinha dorsal que o meu presidente eleito vai quebrar do PT , baita cabide de emprego e corrupção ... manda vê meu presidente !!!

Anônimo disse...

Há há há, melhor e mais lúcido comentário que já vi neste blog!

Anônimo disse...

O "quisá", deve ter estudado na mesma escola do Luladrão, quero ver fazerem greve toda hora depois de privatizar.
População agradece.

Anônimo disse...

A CCR da lava jato? Que legal heim!

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/03/06/lava-jato-fecha-acordo-com-concessionaria-de-pedagio-investigada-por-pagamentos-de-propina-no-parana.ghtml

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/