Opinião do editor - O herói do dia é o juiz Michael Porfírio, São José do Ouro, RS

Foto para simples ilustração, extraída do Facebook da escola. CLIQUE AQUI para ver mais. 

O herói do dia é o juiz Michael Luciano Vedia Porfírio , São José do Ouro, cidade de 7 mil habitantes do Norte do RS, que no dia 10 de abril aplicou um corretivo inédito nos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio José Gelain. Nesse dia, depois de examinar um vídeo divulgado nas redes sociais, no qual três meninas brigaram a socos e 20 assistiram tudo sem intervir, o juiz foi até a escola com brigadianos e conselheiros tutelares, mandou os alunos cantarem o Hino Nacional, tomou-lhes os celulares e mandou todo mundo varrer a escola. 

O MP abriu inquérito para investigar denúncias de abusos, já que os policiais teriam xingado os alunos e apresentado armas de cano longo,conforme reportagem do jornal Zero Hora de hoje, que não foi capaz de apresentar nomes. 

O juiz explicou didaticamente ao repórter de ZH qual foi sua intenção:

— Foi uma atividade de construção, para colocar um pouco de valor nesses adolescentes. A ideia não era penalizar, aplicar qualquer medida socioeducativa. Para isso existe procedimento próprio, a ideia era instruir.

É isto.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da reportagem do jornal.

27 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí.. assim é que se educa. Méritos para o juiz.

Anônimo disse...

O Juiz e o blogueiro acham que eu mandaria meu filho intervir em alguma briga? Pra tomar uma facada ou um tiro? E ainda ser punido por não intervir...Puna-se os envolvidos na briga

Anônimo disse...

Estão aprendendo com a dor, deveriam terem aprendido com Amor, em seus Lares.Isso não é fruto de País omissos, "Mui Amiguitos"? filhos desvirtuados e sem parâmetros.

Anônimo disse...

Hummm...esses moralistas....

Anônimo disse...

Certissímo o Juiz. Essa gurizada hoje não trás de casa valores. É o pior são os pais irem reclamar. Não educam e ainda ficam cheios de mimimi quando alguém tenta fazer alguma coisa. Usar o celular para gravar uma aula importante eles não usam é só para fazer selfies e gravar baixaria e se expor em Redes sociais. Parabéns ao juiz,aos brigadianos e ao conselho tutelar. E lastimo profundamente a atitude desses país.

Anônimo disse...

Certamente também não instruiria o meu filho a intervir, mas, muito menos a filmar ou ficar dando plateia. A ação que se espera e comunicar a autoridade da Escola ou, policial. Isso e atitude cidadã, ou que se espera de um...

Anônimo disse...

Hummmm, esses esquerdistas...

Anônimo disse...

o juiz deveria chamar os pais dos alunos para varrer a escola. Eles são os verdadeiros culpados.

Anônimo disse...

Está na hora de colocar ordem nesta esbórnia em que se transformaram os nossos educandários. Bem, chamar de educandários talvez já não caiba mais, nestes estabelecimentos que, mesmo existindo bons mestres, estes são patrulhados pela esquerdalha e outros quetais que mandaram o culto aos valores pras calendas gregas.

Anônimo disse...

>>

Quando tiverem maioridade, a Brigada Militar educará esses marginais.

Dois ou tres dias dormindo em uma cela de um presidio qualquer é um tremendo corretivo.

<<

Anônimo disse...

Me admira os pais não concordarem com a atitude do Juiz e reclamar para o Ministério Público.
Carlos Alberto

Anônimo disse...

Lembrou o que dizia o pai de uma amiga quando sabia de alguma atitude inconveniente:" Isto é falta de uma enxada "

aparecido disse...

Meninas de familia brigando por causa de macho.. tempos modernos...tempos modernos em que menina é igual ao pai.. fuma , bebe e sai as ruas atrás de outra mulher...e o menino é igual a mãe.. pega um vestido bonito no guarda roupa e sai as ruas atrás de homem....tempos modernos...

Ariel disse...

A coisa evoluiu: agora são elas que se esbofeteiam! Na verdade, não sabem nada de boas maneiras, de trabalhos etc....é a modernidade! com 12 anos, levantava-me cerca das 5hs, fazíamos educação física; a escola era toda varrida: salas, museu, teatro, alojamento, quintal etc etc; Café às 07 e, a seguir, aulas práticas e AS TEÓRICAS, nas salas de aula,. Nenhum professor ou funcionário a dirigir; tudo controlado e executado pelos próprios alunos....década 50 ! ESCOLA AGROTÉCNICA VISCONDE DA GRAÇA! Os "patos" daquela época hão de lembrarem-se... ah! nunca vi um aluno desrespeitar ao outro que se encontrasse na chefia!

ganhatudo disse...

Pois é. Só que na cultura permissivista que existe no Brasil, nem Juiz pode. O que diriam se fossem só os policiais que tivessem promovido o ato de "instruir"?
No meu tempo isso era ato de cidadania, mas nos dias de hoje....dirão que foi abuso.

Anônimo disse...

No Japão, as crianças do primário, ajudam na hora do almoço e, depois, limpam e arrumam a escola. Isso é ter educação! Limpar a escola deveria ser obrigação diária. Hoje, estamos criando uma geração de babacas, que não sabe nem tomar um ônibus sozinho ou fazer alguma coisa útil.

Anônimo disse...

meu deus, que lixo......
fácil pra você, que não estava lá, comentar sobre o assunto.

Justiniano disse...

Deveriam fazer isso todo dia, no grupo escolar que estudei o primário, um aluno da turma, cada dia limpava a sala de aula e organizava as carteiras, e nenhum ficou com trauma, até porque havia somente uma servente para cozinha e que também limpava o banheiro.



Anônimo disse...

Esse juiz está ferrado. Lamentavelmente.

Lembram da professora de Viamão (se não falha a memória) que deu um corretivo em um aluno? Deve estar arrependida até hoje, por conta do ZELOSO ministério público.

Anônimo disse...

Filho de um covarde.

Anônimo disse...

Moralista?Tenho 2 filhos e nunca passei por um constrangimento desses, meus filhos aprenderam o certo e o errado em casa , cada um responde por seus atos, é melhor ser punido pelos pais quando pequeno que ser punidos por estranhos depois de adulto, cada um procure seu caminho.

Anônimo disse...

Editor mal informado.

Anônimo disse...

No Japão os estudantes fazem exercícios de simulação como se fossem idosos.Treinam limitações visuais,motoras,comunicação e deslocamentos,para estarem aptos a auxiliar pessoas com essas dificuldades.Aqui só aprendem malandragens e desde pequenos são treinados para levar vantagem em tudo, como intimidar e constranger,sem contar que trazem de casa os costumes dos pais que nem sempre são saudáveis.
O que não se aprende pelo amor,se aprende pela dor.O Juiz está mais do que certo.

Anônimo disse...

Machão das 12:36

Neto disse...

Em tempos em que tudo pode em nome da pseudo liberdade e do politicamente correto, uma atitude exemplar como a do Juiz Michel é motivo de "investigação" por parte do MP! Lembro dos tempos que disciplina e respeito faziam parte do cotidiano das pessoas, antes que pensamentos modernistas passassem a relativizar conceitos como ética, moral e bons costumes...virou no que hoje assistimos diariamente: violência, desrespeito, indisciplina e criminalidade ao extremo! Tudo pode em favor da "liberdade" apoiada pela midia que propala o "politicamente correto". Às favas com isso...estamos cheios desse mínimo!

Anônimo disse...

kkkkk

Anônimo disse...

Parabéns pela brilhante atitude do Magistrado. Certamente não seria necessário a intervenção do Estado se a família assumisse o seu papel verdadeiro dentro de casa. Se as coisas passaram dos limites foi prudente uma atitude para que coisas piores não viessem acontecer. Queria saber quantos desses pais que fizeram a denúncia compareceram na escola durante um ano letivo para saber o andamento dos estudos e atitudes dos seus filhos? Professores merecem respeito. Se a lei proíbe uma atitude, os pais devem respeitá-la também. São José do ouro e uma cidade pequena e com certeza não queremos que esteja, nos próximos anos, em páginas policiais. Mais uma vez, PARABENS JUIZ.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/