Produção industrial cresceu muito pouco em novembro sobre outubro

A produção industrial cresceu 0,1% na passagem de outubro para novembro, já descontados os efeitos sazonais, segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada ontem pelo IBGE. O resultado foi ligeiramente inferior à expectativa do mercado, cuja mediana das projeções apontava para crescimento de 0,2%, e ligeiramente superior à nossa, de estabilidade. Vale destacar que o dado de outubro foi revisado para um menor nível, permitindo essa modesta alta na margem. Tal crescimento foi influenciado pelo desempenho positivo da produção de bens intermediários. Por outro lado, contribuíram negativamente as categorias de bens de capital e de duráveis, enquanto os bens semiduráveis e não duráveis registraram estabilidade. Na comparação interanual, houve queda de 0,9% do indicador agregado, acumulando crescimento de 1,8% em doze meses. Com exceção de bens de capital, todas as categorias da pesquisa avançaram na comparação com o mesmo período de 2017.

O resultado modesto reforça a tendência ainda gradual da recuperação da atividade, compatível com nossa estimativa de elevação de 0,1% do PIB no quarto trimestre do ano passado.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/