68,6% aprovam reforma imediata da previdência, diz Instituto Paraná

O CEO do Instituto Paraná, Rodrigo Hidalgo, acaba de enviar ao editor a mais recentes pesquisa nacional que fez para aferir a percepção dos brasileiros sobre a reforma da previdência.

A favor - 68,6% 
Contra - 24,5% 
Não sabem - 7%

O sistema de capitalização individual, pelo qual cada trabalhador contribui apenas para a sua própria aposentadoria, é aprovado por 63,2% dos entrevistados. O regime atual é o de repartição, pelo qual o trabalhador ativo paga os benefícios de quem está aposentado.

Nesta 3ª feira, o ministro Paulo Guedes disse que o governo deve incluir 1 sistema de capitalização no projeto de reforma que será enviado ao Congresso.

11 comentários:

Anônimo disse...

Essa empresa deve ser do Queiroz

Anônimo disse...

Instituto Paraná? Vai consultar o Datafolha antes de publicar essas bostas.

Anônimo disse...

>>

Essas 'pesquisas' desse tal Instituto Paraná são mais frias, muito mais frias, que bunda de pinguim.

Pesquisa fake. Não acredite nela.

<<

Anônimo disse...

e por que não haver os dois modelos e serem ambos optativos?

por que não ha mais empresas interessadas em oferecer aposentadoria privada que, com o aumento da demanda, pode vir a baratear de maneira relativa o valor da contribuição?

o Estado, por obvio, ficaria como uma espécie de fiador em caso de alguma quebradeira, não para salvar a empresa em si, mas para garantir as aposentadorias ja concedidas e os valores ja recolhidos para as futuras aposentadorias...

seria o mesmo risco que correm as seguradoras, que recolhem as parcelas dos seus segurados mas precisam comparecer com suas responsabilidades na hora da necessidade...

com uma fiscalização bem apertada, e SÉRIA, seria possível auferir com antecedência a saúde financeira da empresa oferecedora de aposentadoria privada para que o governo não fosse surpreendido justamente com uma quebradeira geral...

esse sistema bifásico poderia tirar a pressão das contas publicas em relação à Previdência por muito tempo...

Mordaz disse...

As pessoas não imaginam aonde estão se metendo. A previdência foi criada no século passado com um terço do governo, um terço do patrão e um terço do empregado. Agora só com os recursos do empregado. Vai ser dureza. E os trabalhadores contribuintes ainda terão que arcar com as aposentadorias dadas pelo governo para quem nunca contribui ou irá contribuir.

Cris disse...

Este Instituto Paraná e suas pesquisas "exóticamente" oportunas...

Mordaz disse...

Você imagine guardando um décimo terceiro por anos para sua capitalização. Depois de 40 anos você teria 40 meses de salário de aposentadoria, se gastasse o mesmo. E depois? Vai viver do quê? Isto é o mesmo do que não existir aposentadoria.

Anônimo disse...

Perguntem ao povo brasileiro que votou a favor se eles sabem o que é regime de repartição

Anônimo disse...

Isso porque desconhecem completamente o sistema.
Uma mudança do sistema pode custar dois PIB’s brasileiro – o equivalente a 4,1 bilhões de dólares – ao bolso do contribuinte, com mais impostos, além de ser uma mudança arriscado por depender de outras variáveis da economia. Sair do sistema de repartição para o sistema de capitalização “é querer mudar de trem em alta velocidade e há o risco de descarrilar”.
O custo muito alto é justamente sobre a geração que terá que acumular na capitalização a própria aposentadoria e irá, através do governo, continuar pagando para os aposentados como um todo. A geração sanduíche terá uma dupla carga, terá que pagar para eles e para os pais deles.
Se o sistema se altera, o custo será dois PIB’s, mas ainda há diferentes variáveis que precisam estar bem definidas. Dependerá de como vai ficar a economia, como as pessoas estarão no mercado de trabalho… Precisaria ajustar o mercado de trabalho, acabar com a informalidade, ajustar o custo Brasil e, mesmo assim, é uma conta cara de pagar.
É como se você tivesse uma família, seu pai não se aposentou e você tem que ficar pagando para ele, mantendo o seu pai, mantendo a você e pensando no seu futuro. Isso é a economia do país. As pessoas vão ter que continuar vivendo com a renda, vão ter que pagar quem está aposentado e vão ter que financiar a própria aposentadoria.
É só olhar pro Chile, onde os aposentados estão se suicidando porque não recebem metade do salario base.
A outras ideias de reforma que parecem ser mais atrativas. Aumentar a idade, retirar beneficios de determinadas classes. Me parece que o Governo simplesmente quer lavar as mãos e deixar que as pessoas se virem sozinhas...coitado do zé povinho.

Mordaz disse...

Este é o negócio da China para os banqueiros. Pega seu dinheiro por 40 anos para especular. Se falir fica por isto mesmo. Tudo como ocorria antes de 64. Existia a CAPEMI que prometia a aposentadoria de coronel. Faliu e deixou as pessoas na mão.

Anônimo disse...

Acabem com os benefícios sociais, que o dinheiro sai do vermelho para o verde rapidinho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/