Bolsonaro defende reforma da previdência por etapas ?

O anúncio de que a reforma previdenciária deve ser fatiada provoca, previsivelmente, mais uma bolha de desconfiança no noticiário. A questão é saber se essa bolha vai se transferir também para os chamados agentes econômicos, que por ora se mantêm mais otimistas que a cobertura da imprensa.
Com a decisão, Bolsonaro parece querer ganhar tempo não apenas com o Congresso – cuja relação com o presidente eleito continua sendo um gerador de dúvidas –, mas também com os eleitores. A reforma segue sendo impopular.

A situação de Bolsonaro em relação às reformas é diferente da vivida por Temer. O atual presidente teve o governo considerado findado na pratica quando se verificou que as reformas não iam adiante.

Bolsonaro tem capital político além das reformas, por mais que a agenda do noticiário aponte na direção contrária. A grande questão é saber se os primeiros meses da futura administração conseguirão impor uma agenda própria – o que pode incluir a pauta conservadora nos costumes, por exemplo.

O fato é que, se ficar dependente das reformas, o futuro do governo é duvidoso. O editorial do Globo vê “perigo na reforma feita por etapas”, em que “se arrisca a perder capital político”.

“Se quiser fazer um bom governo, Jair Bolsonaro deve estudar melhor temas importantes com os quais terá de lidar, como a reforma da Previdência”, diz o editorial do Estadão.

14 comentários:

Anônimo disse...

Ué, na churrascaria fatiam a carne e ninguém reclama, deixa o homem trabalhar.

Anônimo disse...

Melhor perder capital político do que a vergonha na cara, o que Bolsonaro nan pode perder é o respeito do povo.

Anônimo disse...

Precisa ser feita 03 reformas da previdencias
a) setor privado
b) militares
c) a mais importante do setor publico, que ganha muita e trabalha pouco
aposentadorias de 20, 30,40,50 mil reais.
aqui é que tem que botar ORDEM.

Anônimo disse...

Desde que não mexam nos direitos dos servidores, podem aprovar o que quiserem.

Mordaz disse...

Parece que as reformas são problemas do Bolsonaro e não do país. Que o legislativo não possui nada com o tema.

Anônimo disse...

Tudo o que Bolsonaro diz ou faz sofre criticr da maior parte dos meios de comunicação.

Anônimo disse...

Eu creio que verificar a situação por partes é mais prudente do que um conjunto único que nunca terá uma unanimidade em questão de votos. Acho bem prudente fazer essa avaliação.

Anônimo disse...

Reforma da previdência de novo????? Todo ano tem reforma da previdência. Que isso???

Anônimo disse...

Tem que enviar a proposta e deixar o congresso discutir e votar, simples assim.

Anônimo disse...

O Brasil tem que acatar as recomendações (exigência ordenativa) do Banco Mundial, entre outros, que são os credores dos Títulos do Tesouro Nacional ou representantes deles. As reformas são recomendações que tem que ser acatadas para honrar o resgate dos títulos vincendos. O Governo Federal tem dificuldades em aprovar as reformas, seja fiscal, previdenciária ou trabalhista, fazer privatizações, aumentar ou criar impostos novos, como os compulsórios, porque precisa negociar e barganhar (corrupção política) com o Congresso que não aprova nada sem ganhar algo em troca. Enquanto o Governo não consegue cumprir as recomendações de austeridade para honrar o pagamento dos títulos que estão vencendo por causa do seu Congresso corrupto, o Governo Federal tem emitido novos títulos, e assim numa bola de neve que só cresce, o Governo emite títulos novos para pagar os títulos antigos. Nesse passo sempre haverá a necessidade de reformas e cortes de investimentos e redução na contraprestação de serviços públicos, porque o orçamento está estrangulado e comprometido drasticamente com os resgates dos títulos que de agora em diante vencerão seus resgates anualmente com valores cada vez mais crescentes. Por isso quase todo o ano haverá a necessidade de reformas como na previdência, porque nunca será o bastante para o tanto que o Governo Federal deve. O Partido dos Trabalhadores e seus aliados deixaram esse legado de endividamento público. Agora o povo tem que pagar a conta. A recessão econômica está apenas começando. Se você ainda defende os partidos e as pessoas que criaram essa situação caótica para se auto favorecerem e favorecerem os amigos e os amigos dos amigos, pense e reflita, pois você foi enganado e usado como massa de manobra na defesa desse plano nefasto do endividamento monstro que ainda famigerará a economia brasileira por muitas décadas. Aos navegantes não reclamem a perda de direitos e a falta e o sucateamento dos serviços públicos que daqui para frente não chegarão como se espera.

Anônimo disse...

Claro que será por doses homeopáticas, para o povo não perceber o tanto de direitos que perderá ao longo do caminho. Por isso todo ano tem reforma da previdência. Quando se espera que será a última reforma, lá vem outra, e na forma sempre tem outra esperando a vez de entrar em cena.

Anônimo disse...

A reforma da previdência é mesmo necessária???? O dinheiro pago para funcionários públicos, deputados, estaduais, federais, magistrados, governadores devem seguir a linha dos trabalhadores da iniciativa privada, fato.

Anônimo disse...

É o remédio amargo que precisa ser dado. Tudo culpa dos esquerdistas que endividaram a nação brasileira em quase 4 Trilhões de Reais, só contanto o endividamento público Federal. Se somar o endividamento dos Estados e Municípios, a conta é o cúmulo do absurdo.

Para quem não sabe dimensionar, esse valor são 4 mil vezes Um Bilhão de Reais.

Então quando o governo anunciar que irá economizar meia dúzia de Bilhão com reformas e corte de gastos e investimentos públicos, perceba que o montante da dívida são 4 mil vezes Um Bilhão de Reais.

Então se uma estatal for privatizada e o Governo queimar esse valoroso patrimônio público nacional por alguns poucos Bilhões de Reais, lembre, que o montante da dívida é bem maior que isso.

Se você trabalhar uma vida inteira e não conseguir se aposentar, lembre que seu esforço foi para ajudar a pagar essa astronômica dívida.

Se o Governo aumentar ou criar imposto novo, isso será sua contribuição para ajudar o Brasil a honrar os pagamentos da sua dívida internacional.

Se o Governo entregar mais do que estatais do patrimônio público para o capital estrangeiro, e você ver seu país sendo entregue e fatiado aos poucos, lembre-se que seu país está endividado e tem que pagar o que deve para evitar conflitos internacionais.

Lembre que seu governante deve um valor 4 mil vezes Um Bilhão de Reais e que pessoas, ou credores, tem o direito de intervir aqui para respaldar seus interesses, e que a soberania nacional será compartilhada por causa disso.

Lembre que se o governo precisar cortar todos os programas sociais e de distribuição de renda, será para uma boa causa, ajudar a pagar seu endividamento externo e manter as boas relações internacionais.

E por fim, lembre que foi o PT, seus aliados partidários, e sua companheirada que criaram essa situação contra a nação Brasileira, e que você, querendo ou não, faz parte disso tudo.

Anônimo disse...

Eu quero ver a coragem para mexer nas mordomias dos militares, suas filhas, netas, bisnetas que ficam solteiras para o resto da vida

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/