Em setembro, produção industrial recuou em sete das quinze regiões pesquisadas pelo IBGE


Na passagem de agosto para setembro, a produção industrial recuou em sete das quinze regiões pesquisadas, na série livre de efeitos sazonais, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada pelo IBGE. 

Considerando o índice nacional, divulgado poucos dias atrás, a produção manufatureira teve retração de 1,8% no período, influenciada majoritariamente por declínios nos índices do Amazonas, São Paulo e Paraná. Em contrapartida, houve avanços nos Estados do Ceará, Pará e Pernambuco, contribuindo para atenuar a queda no indicador agregado. 

Quando analisada a variação acumulada nos últimos doze meses, todas as regiões, com exceção de Minas Gerais, registraram crescimento, com destaque positivo para a variação de 10% da indústria paraense. 

Na mesma direção, a variação acumulada desde janeiro deste ano até setembro foi positiva em doze das regiões. 

A recuperação da indústria brasileira tem sido gradual, mas com diferenças regionais e setoriais relevantes, que devem ficar menores ao longo dos próximos trimestres.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/