Alberto Carlos Almeida - O motivo que levou à vitória de Bolsonaro

Analistas subestimaram potencial do militar

Leitor, esse texto é mais longo do que o usual. Contudo, a análise do resultado da eleição presidencial termina na metade, em seguida há um detalhamento que diz respeito à questão econômica e ao Estado do Rio de Janeiro. É possível parar no meio caso o leitor deseje apenas saber o que elegeu Bolsonaro.

Bolsonaro foi eleitoralmente subestimado pela maioria dos analistas, dentre os quais me incluo, por 2 motivos. O 1º tem a ver com o que o político defendeu e afirmou durante sua trajetória: assassinato de milhares de pessoas, incluindo Fernando Henrique Cardoso, preferir ter um filho morto a um filho gay, ter como livro de cabeceira algo assinado pelo maior torturador da ditadura militar, fraquejar ao conceber uma filha mulher, não estuprar alguém porque esse alguém não o merecia, que torturar e não matar foi um erro, que dar porrada corrigiria um filho gayzinho, que Pinochet deveria ter matado mais gente, que gastaram muito chumbo para matar o Lamarca, pois ele merecia ter sido morto por coronhadas, que ele –Bolsonaro– sofria preconceito heterossexual, para ficar em apenas algumas afirmações.

Muitos de nós, em função de nossos valores, jamais imaginávamos que alguém que falasse essas e outras coisas do mesmo naipe pudesse ter a maioria dos votos dos brasileiros. A nossa crença era de que o brasileiro médio é pacífico, cristão, que valoriza a vida e a convivência humana harmoniosa, e que por isso, ao ser informado das falas e dos valores de Bolsonaro, iria passar a rejeitá-lo e não o elegeria. O mesmo fenômeno aconteceu com Trump nos Estados Unidos. O brasileiro média não mudou, porém ele desconsiderou tais características de Bolsonaro, e isso tem a ver com o que motivou o voto que lhe deu a vitória.

O 2º motivo que resultou em sua subestimação eleitoral é o conjunto de variáveis políticas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

30 comentários:

Anônimo disse...

quem é cristão, pacifico e valoriza a vida é exatamente o eleitor do capitão, pois é contra a obsessão da esquerda, o aborto...

o segundo paragrafo é um apanhado de todas as sandices ja pensadas pela imprensa...

por isso não colou, porque o brasileiro percebeu que era apenas um rosário de lamentações dos jornalistas...

nem vou ler o resto...

ainda bem que o PSL acaba de criar um site para se comunicar direto com o povo, dando um pulo e, mais uma, pernada nessa imprensa...

Anônimo disse...

O analista tem uma visão algo deturpada da figura de Bolsonaro, isto mostra que na verdade ele não entendeu bem porque Bolsonaro se elegeu.

Anônimo disse...

Os tais inteliquituais que se julgam analistas são uma piada. Então para o tal analista o brasieiro médio e cristão é considerado gado que pode ser manipulado pela midia predominantemente esquerdista. Só um imbecil como o tal analista acreditaria que Bolsonaro pudesse ser a favor de assassinato de milhares de pessoas. Quanto a dizer que o estado do RJ quebrou quando Meirelles assumiu é de uma desonestidade intelectual descomunal, pois o estado ja tinha quebrado com a administração Cabral-Pezão. Só um eleitor ignorante acharia a volta de Lula a presidecia os empregos voltariam, pois Lula surfou na era do maior crescimento mundial com Commodites em alta que impulsionou a geração de empregos e renda, alem de pegar a casa arrumada do governo FHC. No terreno da analian a lição que fica é que torcida não vence eleição.

Anônimo disse...

Acho que os "analistas/especialistas" de plantão subestimaram o povo, esse sim demonstrou que está cheio do "politicamente correto" da esquerda fétida, cansou de não poder dizer que negro é negro, que gay é gay, que homem é homem, que mulher é mulher, etc...,cansou de ver nosso dinheiro indo para o ralo da corrupção e de pagar obras estrangeiras, cansou de vagabundos e estupradores serem "vítimas da sociedade hipócrita", idolatrada por uma imprensa parcial e antipatriota, teria muito mais, mas não quero cansar os leitores. Finalizo dizendo que não subestimem os militares, eles são inteligentes e cultos, mas acima de tudo Patriotas e a "Mão amiga" é a mesma que tem o "Braço forte". Força e Honra. BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS.

Anônimo disse...

Esse idiota desse jornalista, esse tal de Almeida, ainda não entendeu nada, é muito burro! Ele acha que pelas declarações e posições do Bolsonaro nós iríamos rejeitá-lo, bem pelo contrário, o elegemos justamente por conta dessas posições! Trouxa! Me diga seu almofadinha: Quem você acha que deve ser estuprado? Ninguém, nem aquela estupida da Maria do Rosário! Entendeu agora a posição do Presidente eleito?

Anônimo disse...

O "brasileiro médio" sabe ler as entrelinhas e sabe dar o devido valor às palavras, sem o patrulhamento do politicamente correto. Além disso, tudo o que se disse sobre ele em nada modificou a essência do homem íntegro, que não enriqueceu na política. Enquanto o PT ...

Anônimo disse...

Vcs vivem entre os seus e não sabem nada e povo...somos 40 milhões de evangélicos e queremos um Brasil com moral...vamos passar tudo na Câmara..bancada do psl...da bala...dos fazendeiros...dos evangélicos...mais os puxaspuxa saco de última hora

Anônimo disse...

Análise esdrúxula , quem não diz coisas que não quer em momentos que o sangue sobe à cabeça. Ele ganhou porque soube escutar o clamor do povo.

Realista disse...

Muito inteligente as proposições do articulista.
Escreve tão bem como gostaria um formado pela cartilha dos procedimentos de Gramsci.
Analisa a realidade gastando rios de tinta na tentativa de justificar a escola de Frankfurt.
Encharcado do politicamte correto demonstra nada conhecer sobre a realidade dos sentimentos das pessoas, pensando apenas no que os seus prováveis "gurus" querem ele pense.
Tem um curriculum bonito, mas a escrita, como dizia um cronista e dramaturgo, apresenta a profundidade suficiente para uma formiga atravessar com água pelas canelas.
A nossa triste realidade.......

Anônimo disse...

Prezado Polibio sou eleitor do Bolsonaro evangeliev porep como o Brasil é um Estado Laico a oração do Magno Malta e o Bolsonaro e esposa.....me parece inadequada. Vejamos, se alguém é eleito Presidente da CBF não me parece coerente ele cantar o hino do Grêmio ou do Inter na sua posse. Ele é Presidente de todos os clubes ou no caso de TODOS os(as) brasileiros(as) e de TODAS as religiões. O então Presidente Obama ia na Igreja com sua família e ficava não no púlpito com os Pastores mas junto a platéia pois era o CIDADÃO Obama e sua família. Se o Bolsonaro fosse macumbeiro ou Pai de SabtS e cortasse o pescoço de um galo e fumasse um charuto e bebesse uma cachaça o que pensariam nós evangélicos? Aplaudiriamos como agora?

Anônimo disse...

Prezado Polibio sou eleitor do Bolsonaro evangelico porém como o Brasil é um Estado Laico a oração do Magno Malta e o Bolsonaro e esposa.....me parece inadequada. Vejamos, se alguém é eleito Presidente da CBF não me parece coerente ele cantar o hino do Grêmio ou do Inter na sua posse. Ele é Presidente de todos os clubes ou no caso de TODOS os(as) brasileiros(as) e de TODAS as religiões. O então Presidente Obama ia na Igreja com sua família e ficava não no púlpito com os Pastores mas junto a platéia pois era o CIDADÃO Obama e sua família. Se o Bolsonaro fosse macumbeiro ou Pai de Santo e cortasse o pescoço de um galo e fumasse um charuto e bebesse uma cachaça o que pensariam nós evangélicos? Aplaudiriamos como agora?

Anônimo disse...

Prezado Polibio sou eleitor do Bolsonaro evangelico porém como o Brasil é um Estado Laico a oração do Magno Malta e o Bolsonaro e esposa.....me parece inadequada. Vejamos, se alguém é eleito Presidente da CBF não me parece coerente ele cantar o hino do Grêmio ou do Inter na sua posse. Ele é Presidente de todos os clubes ou no caso de TODOS os(as) brasileiros(as) e de TODAS as religiões. O então Presidente Obama ia na Igreja com sua família e ficava não no púlpito com os Pastores mas junto a platéia pois era o CIDADÃO Obama e sua família. Se o Bolsonaro fosse macumbeiro ou Pai de Santo e cortasse o pescoço de um galo e fumasse um charuto e bebesse uma cachaça o que pensariam nós evangélicos? Aplaudiriamos como agora?

Arthur Millano disse...

Taí um típico "Imbecil coletico" - simples assim

Unknown disse...

Falou, falou não disse nada

Anônimo disse...

Que análise de um sujeito idiota metido a besta, pensa que sabe tudo de povo. O povo está sofrendo por falta de hospital, de segurança principalmente. Onde esse partido quadrilha, isso não é um partido político mas sim uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA VOLTADA A ASSALTAR O PAÍS E ENRIQUECER TODOS ELES.

As crianças estão procurando comida nos lixões, estão morando ao lado de esgotos a céu aberto e esse partido corrupto, INVESTIU BILHÕES DE REAIS EM COPA DO MUNDO E EM OLIMPÍADAS, e não contente com esses gastos INVESTIU MAIS DE 75 BILHÕES DE DÓLARES EM OBRAS NO EXTERIOR COM DINHEIRO DO BNDES. O BNDES foi criado pelo DITADOR GETÚLIO VARGAS EM 1943 PARA DESENVOLVER O BRASIL E NÃO PARA FINANCIAR OBRAS NO EXTERIOR. Nenhum governo antes dessa quadrilha chegar ao poder investiu em obras no exterior que não é a finalidade do BNDES.

Anônimo disse...

Deixei de ler o analista no segundo parágrafo. Parece mais uma saidinha de armário!

Anônimo disse...

Nossa, esse jornalista não entendeu absolutamente nada. Nós defendemos o que Bolsonaro defende e o que petralhas com seus salvadores diziam defender, mas nunca defenderam.

"A nossa crença era de que o brasileiro médio é pacífico, cristão, que valoriza a vida e a convivência humana harmoniosa, e que por isso, ao ser informado das falas e dos valores de Bolsonaro, iria passar a rejeitá-lo e não o elegeria. O mesmo fenômeno aconteceu com Trump nos Estados Unidos. O brasileiro média não mudou, porém ele desconsiderou tais características de Bolsonaro, e isso tem a ver com o que motivou o voto que lhe deu a vitória."

Por esta e outras ninguém mais acredita no jornalismo chulé. Tenha santa paciência está mais para o que chamam de " idiotas úteis".

Anticomunista disse...

Para quem quiser mais saber sobre esse "cientista político" chamado Alberto Carlos de Almeira e seus motivos para criticar o Bolsonaro:

Cientista político sugeriu a Lula usar “ministério” para se proteger de Moro - Alberto Carlos de Almeida qualifica o juiz como “tucano” e “Opus Dei”

https://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2016/03/cientista-politico-sugeriu-lula-usar-ministerio-para-se-proteger-de-moro.html

Se meter o nome desse infeliz no google, só sai sites da petralhosfera (que costumam ser beneficiados pelo rank de pesquisas do google, uma corporação globalista, anti-conservadora e progressista nos costumes, mas isso é outra história). Aliás, esse infeliz em uma entrevista de rádio que tive o azar de ouvir disse que o PT é "centro-esquerda" e o PSDB "centro-direita" e que é "perigoso que tudo o que nós construímos esteja sendo demolido pelo radicalismo" - em outras palavras, bom mesmo é o PT e o Lulão mandando com esses cornos mansos do PSDB fingindo ser oposição, a boa e velha estratégia das tesouras e a janela de Overton para fazer com que todos os lados da disputa política sejam apenas variantes mais ou menos radicais da esquerda...

Anônimo disse...

Ainda nao entenderam nada!!!!

Anônimo disse...

Os analistas ainda não entenderam porque o Bolsonaro ganhou .... que comédia ser analista...

Anônimo disse...

Meu Deus!, que "especialista" mais ignorante!!!
Não conhece o eleitorado de Bolsonaro. Pois Eu, desde 2014 já apostava que o Bolsonaro teria de 65 a 70% dos votos válidos e só não ganhou com esse percentual porque, tenho certeza, desviaram votos do Capitão aqui no nordeste.

Anônimo disse...

Jornalista petista vagabundo

Anônimo disse...

O fator principal que alavancou o numero de votantes não foi o folclore antiterrorista de Bolsonaro mas o grande medo do terrorismo que se apossa da população usuária das drogas. Foi uma sociedade cara limpa, que sente e sofre na pele a destruição de sua familia dentro de casa quando irmãos se matam ou filhos desaparecem da noite pro dia!

Anônimo disse...

Este Alberto pegou o bonde errado para mostrar as justificativas da vitória do Bolsonaro. Quem tem DNA PETRALHA puro não apresentaria razões mais convincentes do que as que ele apresentou para a derrota! O encarcerado Lularápio achou perfeita a argumentação do Alberto.

Anônimo disse...

Falou, falou, lembrando casos antigos e não disse uma palavra sobre o maior problema que os comunistas enfrentaram nos últimos anos, ou seja, a maestria do Prof. Olavo de Carvalho. Com uma incrível capacidade de análise e crítica, acabou ilustrando uma gama sempre crescente de pessoas que até então estavam imbecilizadas pela TV e mídia amestrada. Olavo de Carvalho fez o que ninguém imaginava, ou seja, ilustrou as pessoas para que pudessem tirar suas próprias conclusões. Por isso, cada vez que os petralhas apelavam para mais e mais mentiras, pior ficava e pior está ficando.O grande erro dos cubanos, portanto, foi subestimar a capacidade intelectual do brasileiro, tanto que saiu atirando para todos os lados, sempre acreditando que o brasileiro é um bocó nato. Como são enganadores natos, ficaram presos na própria teia ao tentar convencer um eleitor mais e mais ilustrado com mentiras.

Anônimo disse...

eles queriam dizer mesmo é que Bolsonaro ganhou porque seu eleitorado seria "burro"...

só que eles não tem coragem pra escrever isso..

ai se saem com esse chororô sem eira e nem beira...

a vitória do capitão ja deve ter sido creditada ate a alguma exotica conjunção astral, menos pelas suas qualidades e pelas suas propostas...

que gente...

quando é que a imprensa acaba, hein?

não vejo a hora...

Anônimo disse...

Esse analista não entendeu que Bolsonaro foi eleito porque o povo cansou de ser estuprado pelo sistema. Simples

Anônimo disse...

Me dei o trabalho de ler toda essa babaquice que esse cara escreveu. Poderia ter resumido em não mais do que duas linhas. Bolsonaro ganhou porque o PT e os demais partidos fizeram campanha para ele. Todos sem exceção ao invés de mostrarem projetos de governo, citavam o no nome de Bolsonaro, sendo que Haddad foi o mais feroz nas acusações, das quais nada conseguia provar. Deu Bolsonaro é claro.

Heloisa disse...

Este “analista” de araque não é o mesmo que sugeriu a Lula conseguir um ministério com o “Bessias” para escapar do juiz Moro? Acho que não é preciso dizer mais nada. Gentalha patética!

Anônimo disse...

Pelo que escreveu, o tal "analista" continua não entendendo o que fez Bolsonaro ser eleito. Dá para notar o viés ideológico do autor pela maneira que escreveu, simplesmente ignorando o contexto na maioria das citações que atribuiu ao Bolsonaro. Felizmente, o povo não depende mais de pseudo analistas para perceber o que é real ou falso nas análises destes, tendo em vista que tudo está na internet hoje em dia, podendo tirar a limpo qualquer dúvida.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/