Artigo, Josias de Souza, UOL - Eleitor brasileiro tocou fogo no circo da política

Dizer que o 7 de outubro de 2018 foi o mais eloquente recado enviado pelas urnas à oligarquia política desde a redemocratização do Brasil é pouco. Houve algo bem mais grave: o eleitor tocou fogo no circo. Foi como se quisesse deixar claro que não tem vocação para palhaço. As urnas carbonizaram parte do elenco que reagia à Lava Jato com malabarismo verbal, trapezismo ideológico e ilusionismo.

A velha política está em chamas. Tomado pelas proporções, o incêndio lembra aquele que consumiu o acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Salvaram-se múmias como Renan Calheiros, Jader Barbalho, Ciro Nogueira e Eduardo Braga. Mas viraram carvão as pretensões eleitorais de peças como Dilma Rousseff, da sessão de paleontologia. Reduziram-se a cinzas mandatos do porte dos de Romero Jucá, Eunício Oliveira e Edson Lobão, da ala dos invertebrados.

Desde 2014, quando a operação foi deflagrada, os oligarcas partidários cultivavam a fantasia de que seria possível “estancar a sangria.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

((( NAÇÃO BRASILEIRA, agora é que eu quero ver: ou é Bolsonaro 17 ou a volta do PT! Você decide! )))

Anônimo disse...

APENAS UMA OBSERVAÇÃO: Nem todo eleitor do PSDB é um petista no armário. Metade dos votos do PSDB, apesar do posicionamento do partido, irá para Jair Bolsonaro. O brasileiro não é politizado mas, graças a Deus, carrega uma boa carga de bom senso na caixa craniana. Apesar de ter cometido erro no 1 turno, a maioria vai de Bolsonaro 17! O povo abomina a volta do PT. Deus é conosco!

Anônimo disse...

Para tudo tem limite. E uma hora a paciência acaba. Foi assim na proclamação da república, revolução de 1930, revolução de 1932, 1964, 1968, Diretas Já, Caras Pintadas, Fora FHC, o fora PT dos anos 2000. Só que de 2010 e 2014 abusaram demais, eleição com abuso total de poder e cometeram todos os crimes em os partidos nada fizeram. PSDB e PMDB fizeram foi ajudar.

Uma hora a paciência acaba. Brasileiro do mesmo jeito que ajuda a colocar adora ajudar a derrubar.

Anônimo disse...

De 1889 até 2018 o povo brasileiro aprendeu bem como se derrubar governos. Todos foram derrubados. Derrubamos monarquia, república velha, estado novo, João goulart, regime militar, collor e agora a turma do PSDB, PT e PMDB que estão no poder ser 1988.

Quem tentar de novo ficar no poder por muito tempo que pense 2 vezes por que está ficando cada vez mais fácil derrubar os governos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/