Entenda de que modo votos brancos e nulos impactam as eleições

A Agência Câmara produziu a reportagem a seguir, levando em conta que mais uma eleição se aproxima e, com ela, surgem dúvidas sobre o efeito do voto em branco na contagem final da eleição. Leia tudo:

O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que, ao tornar obrigatório o voto dos os maiores de 18 anos, a Constituição ressalta a importância da responsabilidade política do eleitor para o processo eleitoral e para a democracia como um todo. Porém, diante da urna, o eleitor é inteiramente livre para votar como quiser, conforme esclarece o consultor legislativo Roberto Pontes:

- Votar branco ou nulo significa invalidar o seu voto. Hoje em dia, não há diferença entre votos brancos e nulos. Eles simplesmente são votos inválidos. Os eleitores que votam dessa forma demonstram, com esse ato, o inconformismo e a insatisfação com o modelo, com os candidatos, enfim, com o quadro político em geral.

CLIQUE AQUI para saber mais.

5 comentários:

Anônimo disse...



NÃO VOTE NULO, VOTE NOVO VOTE 30.

Anônimo disse...

Em 2014, os votos Branco, nulos e as abstenções ficaram ao redor de 30 %
( Presidente da República )
Para Governador/Senador/Deputado Federal/Deputado Estadual é muito maior.
Não votar, anular, votar em Branco, não ajuda em nada a tal renovação na politica.

Anônimo disse...

Voto Branco e Nulo, não é inutilizar o voto, pelo contrário, é um ato de burrice... Na verdade quem vota em Branco, ou se abstém de votar, vota no adversário do país... Ex. lembro que os petistas nunca votam em branco ou deixam de votar.
A razão, é a razão, ou seja, a proporção, quanto maior os votos em branco, nulos e abstenções, só aumentam as chances para candidatos medíocres, ou mal intencionados... pense nisto.

Anônimo disse...

Não dê tiros na lua.Não anule e nem vote em branco.É isso que a esquerdalha quer.
NÃO ANULE SEU VOTO. VOTE NO 17 E MUDE O BRASIL.

Anônimo disse...

Lindos comentários!
O que falar dos votos dos brasileiros no exterior que só figuram e não são contabilizados?
Ah! Brasileiro no exterior não é gente.hahahaha

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/