Sondagem da CNI mostrou avanço da produção inudstrial em março

A Sondagem da Indústria, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou crescimento de 8,7 pontos da produção na passagem de fevereiro para março, atingindo 55,2 pontos. Tal expansão já era esperada devido ao feriado do Carnaval em fevereiro, porém o índice de março deste ano é superior à média histórica (iniciada em 2010) para o mês. Trata-se de um nível acima do neutro (50 pontos) e, portanto, indica avanço da atividade manufatureira. Na mesma direção, o nível de utilização da capacidade instalada (NUCI) registrou aumento de 2 p.p. e atingiu 66% no período. Os estoques apresentaram ligeira expansão de 0,9 ponto e ultrapassaram a linha divisória de 50 pontos, ao chegar a 50,6 pontos.

Para abril, porém, os indicadores de expectativas mostraram ligeiro recuo, após três meses de crescimento. Houve quedas nos indicadores de expectativas de demanda, de número de empregados e de compra de matérias-primas, enquanto a expectativa de quantidade exportada ficou praticamente estável. 

Esta ligeira piora da confiança em abril, que também é observada na sondagem industrial da FGV, não altera o cenário desenhado pelo mercado, que é de recuperação gradual da indústria.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/