O câncer figura como principal causa de morte em 516 dos 5.570 municípios brasileiros. É o que aponta pesquisa divulgada ontem pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O estudo alerta que a doença avança no Brasil ano após ano e, caso a trajetória seja mantida, em pouco mais de uma década as chamadas neoplasias serão responsáveis pela maioria dos óbitos em todo o país.
As informações acima foram passadas pela Agência Brasil, em reportagem especial. Leia tudo.
Dos 516 municípios onde os tumores mais matam, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140), enquanto o Nordeste concentra 9% dessas localidades (48); o Centro-Oeste, 7% (34); e o Norte, 4% (19).
De acordo com o estudo, o Rio Grande do Sul é o estado com maior número de municípios (140) onde o câncer aparece como primeira causa de morte. Enquanto em todo o país as mortes pela doença representam 16,6% do total, no território gaúcho, o índice chega a 33,6%. Um dos fatores que, segundo a pesquisa, pode explicar a alta incidência de câncer na região são as características genéticas da população, que pode apresentar maior predisposição para desenvolver um tipo de câncer.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
3 comentários:
Proporcionalmente é SC que mais mata por câncer, são quase 100 cidades lá contra 140 aqui.
Por experiência própria na família e descendente de alemães sei hoje que as principais causas e’ a pele mais clara excessivamente exposta ao sol suprimindo o sistema imunológico e a alimentação incorreta para o tipo genético ( glúten moderno , alimentação alterada podre em minerais e enzimas) a genética tem tudo a ver
Rio Grande do Sul tem o maior consumo de cigarro do Brasil (25% x 17%), isso corrobora os dados.Fora a água fervente jogada na garganta quase que de hora em hora, e o consumo violento de churrascada.
Postar um comentário