"A consequência de escolhas mal feitas resultou nessa crise ética e moral”, diz Lamachia no TSE

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou na noite desta terça-feira da solenidade de posse dos ministros Luiz Fux e Rosa Weber como presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seu discurso, Lamachia clamou por responsabilidade com o ato de votar:

-Se [o povo] tem o poder e não o exerce, torna-o inócuo. Pior que isso: transfere-o a pessoas desqualificadas e delas se torna refém. Daí o dito que sustentamos – e não nos cansamos de repetir: voto não tem preço; tem consequências. E elas estão aí, à nossa vista. A consequência de escolhas mal feitas resultou nessa crise ética e moral sem precedentes.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral do discurso de Lamachia.

22 comentários:

Anônimo disse...

Falou tudo! O pior que os corruptos chefões do crime organizado ainda se acham Santos e perseguidos, não têm um mínimo de humildade para reconhecer que erraram e que cometeram crimes escabrosos. Cadeia já!!!

Mordaz disse...

Isto é querer culpar a vítima por ter sido vítima. A culpa é dos que detém poder e usam ele para se locupletarem e obterem a impunidade. A falha do judiciário permitiram que Lula continuasse livre depois da morte de Celso Daniel, depois do Mensalão, por omissão da polícia e do judiciário. Roberto Jefferson está aí novamente perdoado pelo judiciário a cena do crime. O escândalo do Clube de Seguros da Cidadania, de Diógenes de Oliveira e Olívio Dutra, foram encaminhados para o STF e foi engavetado. O eleitor só pode escolher entre os ladrões qual ele prefere, pois as instituições não funcionam.

Anônimo disse...

Esse pronunciamento foi no local certo. Naquele local eles possuem notório saber, o que os diferencia do povo!

Anônimo disse...

Embora a OAB não seja muito confiável concordo com o pensamento do seu presidente. O eleitor precisa amadurecer e já descartar todo candidato enrolado em denúncias de falcatruas.

Anônimo disse...

E sobre URNAS FRAUDÁVEIS NADA, o pai da putaria é o povo, a OAB, a "santinha do pau oco" não tem nem teve e nem terá nada com este assunto, não é????
E com os MINISTROS-ADVOGADOS DO STF, portanto, filiados da OAB e que rasgam a constituição quando lhes dá na telha, silêncio total. A OAB não tem moral alguma para opinar sobre assuntos e soluções para o Brasil, num verdadeiro governo deverá ser colocada em seu devido lugar, que é nenhum centimetro acima de qualquer instituição de curso superior.

Anônimo disse...

Concordo com a premissa mas uma mea culpa ( e bota culpa nisso) cabe também a OAB que foi no passado e e ainda o é arauto desta cambada de politiqueiros que também apoiou. Fecharam os olhos pela maldita redemocratização e da constituinte de 89, lembram? Eu me lembro sim. A OAB se meteu a ser a vestal e cometeu erros dos quais estamos pagando até hoje. Então não venha se isentar e botar a culpa só nos outros.
Joel Segalla Robinson
A OAB ainda é a queridinha da mídia do politicamente correto, ou não?

Anônimo disse...

A quem ele está endereçando seus comentários? Aos eleitos pelo Pt, Psdb, Pmdb, Pr, Psol, Pcdob?

O fato é que depois de três décadas de governos civis chinfrins, vemos que o que era ruim em 1.985, piorou em 2.018.

Sr. Lamachia crie vergonha na cara e diga os nomes dos responsáveis. Não empurre a responsa aos eleitores. Nós somos os roubados, não quem roubou. OK?

Anônimo disse...

Dr. Lamachia, se estivéssemos num país sério a urna eletrônica já estaria extinta, pois há suspeita de toda a população de que essa tenha a possibilidade de ser fraudada. O que no nosso país não teria maiores dificuldades, pois temos a certeza de que a “ ética e a moral ” não fazem parte dos princípios da maior parte dos nossos políticos. Exemplo disso vimos na Lava Jato.

Anônimo disse...

Dr. Lamachia! O povo ainda acredita na “ Ética e na Moral ” das pessoas. Depois desse ciclo vergonhoso da política, acredito que o povo não será mais tão inocente nas escolhas dos seus representantes na política, isto é, se as urnas não forem fraudadas.

Anônimo disse...

Foi a maioria que crucificou Jesus. Srs. Empresários e elite social: Assumam o seu papel de condutores da sociedade. Reajam antes que seja tarde.

Anônimo disse...

A culpa do que aí está é do povo Dr. Lamachia? A omissão dessa Instituição não conta? Quantas vezes vimos a OAB se pronunciar contra a impunidade e a safadeza dos políticos? Todos sabemos que essas não tiveram limites e cresceram exponencialmente. Mas poderia sim ter sido evitada, se a sua Instituição fosse mais rigorosa no cumprimento das Leis. Aliás, se essas fossem cumpridas a rigor, não teria o porque da coerção. Somos os mantenedores dessas Instituições para quê Dr. Lamachia? Se hoje o povo perdeu até o seu direito de ir e vir garantido pela Constituição Federal.

Anônimo disse...

Perfeito, somos vítimas de nossas escolhas. A imprensa louvou a chegada de um ignorante, sem educação moral e deu no que deu. Um país assaltado.

Anônimo disse...

Conversa mole desse senhor! O eleitor não tem opções para votar, pois é obrigado a votar num bandido qualquer escolhido pelos diretórios dos partidos. Só consegue se candidatar o sujeito que traga dinheiro para o partido e para a coligação. O TSE não permite candidaturas independentes.
Chegando ao Congressso, o parlamentar se depara com a tal “democracia de coalizao”, o sujeito é logo chamado para uma diretoria de alguma estatal, um Ministério, uma Agência, um banco público...
O sistema político brasileiro é corrupto, não presta e é desenhado para privilegiar a bandidagem. Duvido que esse senhor não perceba isso. Cinico!

Anônimo disse...

É isso mesmo.
Perdi a paciência com estes eleitores que votam em gente desqualificada e depois ficam se queixando da crise.
Aliá, muito se fala na crise econômica, e a crise ética e moral, esta que avança sobre este país, parece não preocupar.
Mas é quando paramos de exigir moral e ética de um candidato que abrimos as portas pra todo tipo de canalha.

Anônimo disse...

Pelo jeito somente os advogados é que são os donos da verdade.

Anônimo disse...

Essa gente adora colocar a culpa no povo. O povo nunca escolhe ninguém, é usado como gado para legalizar as eleições. Já está decidido antecipadamente pelos donos do poder quem vai governar. Lembrar-se de dias tofoli mudando a votação em favor da dilma. Não que o aécio n seja bandido tb. As instituições só funcionam a favor de quem não é do povo.Pq o gilmar mendes por ex está soltando todos os bandidos? pq ele é bandido tb. A culpa não é nossa, nós só pagamos a festa pq somos obrigados.

Anônimo disse...

SAI FORA PUXADINHO DO PT-ESTE CARA SE CALA QUANDO O ADEEEVOGADO CABELO LAMBIDO DO LULA ATACA A JUSTIÇA TAMBEM QUANTO TENTOU AMEDRONTAR- CONSTRANGER A TESTEMUNHA COMO FEZ COM O PORTEIRO TRILPEX Q CONTOU O Q SABIA SOBRE OS PODRES DE LULA E DA FALECIDA NO DIA DO DEPOIMENTO DELE. O ADEEEVOGADO SEM ESCRUPULOS QUE DESRESPEITA O JUIZ O Q ELE FAZ É INEDITO UM ESCARNIO A JUSTIÇA UMA FRONTA AO DIREITO AS LEIS E A DEMOCRACIA NAO RESPEITA O JUIZ NOS DEPOIMENTOS ALGO D ESTARRECER A POSTURA DAQUELE CABRA IMUNDO. E NAO VI ESTE TAL FALAR UM AI NEM PUNIR O TAL ADEEEVOGADO . ACHA Q SOMOS IDIOTAS QUER EMPURRAR A CULPA P O POVO= QUEM ASSSALTOU O PAIS FOI LULAO CHEFE E SUA GANGUE ALIADA QUE SE ALIOU AO PMDB E PP ERAM GOVERNO. ORA E QUEM SOLTA É O STF NAO É O POVO A LAVA JATO PRENDE E O STF SOLTA- SUAS CRITICAS DEVERIAM SER AO STF E NAO O POVO O POVO NAO TEM PODER P SOLTAR BANDIDOS AH ME AJUDA AI

Anônimo disse...

Perefeito! Nada a acrescentar.

Anônimo disse...

Quando a quadrilha é apresentada ao povo como futuros candidatos pelos partidos, o povo não tem opção de escolher, mas é obrigado a votar. O povo é usado para esquentar as patifarias organizada pela maior parte dos políticos inescrupulosos que tomaram de assalto o Congresso e as Instituições. O que faz a OAB para proteger o povo inocente das senvergonhices desses políticos Dr. Lamachia? Nada

Anônimo disse...

Sempre penso em votar no político menos pior. Só que cheguei à conclusão que não existe menos pior, porque são todos iguais com raras excessões. Elegemos nossos saqueadores de estimação e muitos já se tornaram até profissionais da safadeza com o dinheiro público. Onde estava a OAB para defender o povo e exigir o cumprimento das Leis? Nosso barco está à deriva, não tem comandante. Onde chegaremos? Ninguém sabe.

Anônimo disse...

Sugestão: acabar com o voto obrigatório. Nossos políticos inescrupulosos usam a miséria existente no Brasil, que já é cultural, para obtenção do voto. Isso é fato e todos temos consciência. O povo ficou tão miserável com esses gestores da coisa pública que por qualquer prato de comida dado pelos políticos eles votam e ficam agradecidos pelo resto de suas vidas. Essa é a Desigualdade Social que tanto o Lula queria combater nas suas promessas de campanha para presidente, até abraçar o poder. O final dessa triste história a Lava Jato está contando.

Anônimo disse...

Esse Lamachia é BB um baita marqueteiro..só pode e conversinha mole. Quero ver as contas da OABoa Vida!!..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/