Opinião do editor - O julgamento de hoje é uma batalha vital, mas é só uma batalha da guerra

O leitor precisa entender que resultado de 3 x 0 ou 2 x 1 no caso do julgamento de Lula, hoje, não muda muito o que vai acontecer no dia seguinte, porque em ambas decisões, está certo que o líder lulopetista estaria condenado por corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Politicamente, sim, 3 x 0 seria um trunfo muito mais poderoso, favorecendo a retórica de quem batalha por justiça em relação aos corruptos, permitindo novas ações da PF, MPF e Justiça Federal, desta vez em relação a outros atores.

Juridicamente, 3 x 0 ou 2 x 1 mudam pouca coisa, porque na própria Corte, no TRF, decisão unânime só permitiria o oferecimento de embargos declaratórios, que não mudam sentenças, mas no caso de 2 x 1, além dos declaratórios, os advogados podem oferecer embargos infringentes, que seria analisado por turma ampliada, podendo mudar a decisão. Isto, no entanto, nunca ocorreu antes nos 113 casos de condenações da Lava Jato.

E então ?

Então que os advogados de Lula poderão buscar proteção com recurso especial no STJ ou recurso extraordinário no STF, sem contar algum pedido de habeas corpus no STF.

Isto tudo não impede a prisão imediata, que pode ser decretada após o julgamento dos embargos, o que não quer dizer que o próprio STF conceda algum tipo de habeas corpus.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sendo assim com a permissão da candidatura do reconhecido ladrão e chefe de quadrilha, o povo, empresários, pagantes de impostos devem se declarar nas ruas e impedindo que este sujo seja candidato. Não estamos aqui brincando de lei, o sujeito é ladrão, chefe de quadrilha de alta periculosidade. fora lula, você é reconhecidamente ladrão, fora pt, fora pcdob, fora psol.

Anônimo disse...

A unanimidade , o veredito de 3X0 , seria muito importante. Além de evitar os Embargos Infringentes , que postergariam a decisão judicial final, melhoraria o clima político e econômico do País .E o Brasil precisa
muito melhorar o seu ânimo político e econômico .!!!

Anônimo disse...

Mas a essa altura não restará qualquer moral pra Lula tentar concorrer. E venho repwtindo: Lula não será candidato e se for, perde.

Anônimo disse...

LULA NÃO VAI CONCORRER PORQUE QUER FICAR COMO UMA DÚVIDA

SUA LIDERANÇA NÃO MAIS EXISTE, SEUS "ÍNDIOS" NÃO O TEM MAIS COMO CACIQUE.

SE SE CANDIDATAR PERDE E NUNCA MAIS PODERA ANDAR PELAS RUAS....

CONCORDO, E SE LULA FOR CANDIDATO PERDE, VAI SER A MAIOR LAVADA DA HISTÓRIA, A DECADÊNCIA DA MENTIRA DA CALUNIA E DO ROUBO QUE O PT SIGNIFICA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/