PT, PSDB e PMDB terão fatia menor de recursos para campanha em 2018

O repórter Ranier Bragon, contou na Folha deste final de semana que com a proibição de que empresas financiem os candidatos, o dinheiro das campanhas do ano que vem será majoritariamente público.

Leia a reportagem completa:

Partidos que controlaram a maior parte do dinheiro gasto nas últimas eleições gerais, PT, PSDB e PMDB verão a sua fatia no bolo cair quase à metade na próxima disputa à Presidência da República, ao Congresso e a governos e assembleias estaduais em 2018.

Com a proibição de que empresas financiem os candidatos, o dinheiro das campanhas do ano que vem será majoritariamente público.

Além da expectativa de valores reduzidos em relação à 2014, o dinheiro oficial será mais pulverizado entre as legendas caso seja aprovada a reforma política em discussão no Congresso.

Em 2014, o PT de Dilma Rousseff (reeleita naquele ano), o PSDB de Aécio Neves (segundo colocado na disputa) e o PMDB de Michel Temer (eleito vice-presidente naquela disputa) declararam gastos de R$ 3,5 bilhões, cerca de 60% do total do custo oficial das campanhas em todo o Brasil.

O grosso do dinheiro, mais de 70%, veio de doações do mundo empresarial, com destaque para a JBS (a gigante do setor de carnes), empreiteiras e bancos.

Aquela foi a última disputa em que o financiamento empresarial foi permitido.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nenhum problema para os petralhas: eles farão uma "vaquinha".

Anônimo disse...

NÃO TEM QUE DAR DINHEIRO ALGUM PARA PARTIDO.GRAÇAS AS ESTES PARTIDOS,QUE O BRASIL ESTÁ NO RABO DA CANOA,ETERNAMENTE.PORQUE DIACHO PARTIDO TEM QUE RECEBER DINHEIRO DE EMPRESAS?NÃO É TUDO COM A INTENÇÃO DE SE CORROMPER?O BRASIL APODRECEU,SÓ NÃO ENTERRARAM AINDA NÃO SEI O PORQUE?ESTÁ MORTO.MATARAM O PAÍS.O EXEMPLO MAIS MALÉFICO QUE VAI PERMANECER PARA SEMPRE NA MEMÓRIA DO POVÃO:O DINHEIRO QUE O PT RECEBEU.NÃO FEZ NADA NADA PELO BRASIL E DEIXOU O MESMO NA PINDAÍBA.TUDO O QUE POSSA EXISTIR DE DINHEIRO SUJO E PODRE,FOI PARA O PT.COMO DISSE O PRFEFEITO DE SÃO PAULO,O LULA É BANDIDO.QUEM ROUBA DINHEIRO DO POVO,É BANDIDO.ESTÁ CERTÍSSIMO.O PT RECEBEU MONTANTES DE DINHEIRO PÚBLICO E SUJO PARA A CAMPANHA E USO PESSOAL,E MESMO ASSIM ROUBARAM A NAÇÃO TODA.ESTAS EMPRESAS SEMPRE QUEREM ALGO EM TROCA,É TOMA-LÁ-DÁ-CÁ.TUDO CORRUPTOS:POLÍTICOS,IGREJAS,EMPRESÁRIOS,FUTEBOL...E O POVO,ZÉ POVO,SEMPRE ENGANADO E DEIXANDO SE ENGANAR.É UMA PERFEITA BOIADA SENDO TOCADA PARA O MATADOURO.

Anônimo disse...

Todos os partidos terão fatia menor! O que vai gerar uma rearrumação nas propagandas. Mas o principal é: FIM DO FUNDO PARTIDÁRIO, FIM DO COTÃO.Se o país tem que fazer economia,deve parar de jogar dinheiro fora.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/