Donald Trump diz que morreu um "ditador brutal que oprimiu seu povo por seis décadas"

Ao contrário de Trump, o presidente Obama tirou nota que não critica e nem elogia Fidel Castro, dizendo que a história julgará o ditador - que ele não trata como ditador.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, referiu-se neste sábado a Fidel Castro como "um ditador brutal que oprimiu seu povo por seis décadas", em reação à morte do líder cubano na véspera, em Cuba. Fidel faleceu aos 90 anos na noite de sexta-feira após desafiar os Estados Unidos por mais de meio século à frente de um regime que governou com mão de ferro.

"Embora Cuba continue sendo uma ilha totalitária, é minha expectativa que o dia de hoje marque um afastamento dos horrores que perduraram por muito tempo e na direção de um futuro no qual o maravilhoso povo cubano possa finalmente viver a liberdade que tanto merece", declarou Trump em um comunicado.

O presidente eleito não fez qualquer menção a suas ameaças prévias de reverter a histórica reaproximação realizada pelos dois países sob a presidência de Barack Obama, afirmando apenas que "nossa administração fará tudo o que puder para garantir que o povo cubano possa finalmente iniciar sua jornada rumo à prosperidade e à liberdade".

32 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado Trump.!!!!!!

Você me representa!!!!

Anônimo disse...

Falou e disse.

Joel

Anônimo disse...

Exacto !!

Anônimo disse...

Como eu queria um presidente assim.
O único com coragem pra falar a verdade.

Anônimo disse...

Até o fim de seu governo Trump terá anexado Cuba aos EUA.

Anônimo disse...

Raul Castro sai em 2018, pois também tem sérios problemas de saúde.

Cuba será Americana e todos exilados iram retornar e fazer a ilha prosperar.

sempre mais disse...

Assim fala um presidente patriota.

Anônimo disse...

hahahah boa disse tudo, morreu um assassino que mandou milhares para o paredao e prendeu outros mihares- verme ditador maligno nps estados unidos os cubanos qeu moram lá fizeram festa foram pra rua festejar a morte deste maldito ditador

Anônimo disse...

O TRUMP É HOMEM, ao contrário dos comunistas declarados e enrustidos OBAMA,
HILÁRIA e os convictos ladrões brasileiros, disfarçados de "comunistas"!

Anônimo disse...

Fidel Castro foi Primeiro-Ministro de CUBA de 1959 a 1976 , por 17 ANOS e Presidente , de 1976 a 2008 , por 32 ANOS . Foi sucedido, por razões de saúde, por seu irmão Raul, que é Presidente de CUBA desde 2008, há 08 ANOS. É a ditadura mais longeva e sanguinária da América Latina , os CASTRO estão no poder há exatamente 57 ANOS. Hoje, RAUL CASTRO é o grande dono de CUBA. TRUMP tem toda a razão , CUBA é uma ditadura ao sul dos EUA , a menos de 200 KM !!!

Anônimo disse...

Não tenho nenhuma simpatia pelo Trump, mas ele declarou a maior verdade.
Esse fidel foi um assassino de seu próprio povo, seja matando seus inimigos políticos e opositores no "paredón", seja matando os cidadãos de miséria ou desespero ao se jogarem no oceano em cima de câmaras de pneus e outras embarcações precárias e improvisadas.

Anônimo disse...

FALOU E DISSE TUDO.VELHO DITADOR.VAI TARDE SUA MÚMIA.

ATENTO disse...

OBRIGADO TRUMP, ESTE DISSE O QUE TINHA QUE SER DITO.

E DISSE AO MUNDO, EM ALTO E BOM SOM,A VERDADE.

O DEFUNTO EM QUESTÃO FOI UM SANGUINARIO OPRESSOR,E OS BANDIDOS PETISTAS TENTAM DISFARÇAR.NADA .FIDEL SERÁ LEMBRADO COMO BANDIDO A NÃO SER POR MENTIROSOS PETISTAS COMO TARSO.

Anônimo disse...

Fidel foi um baita macho e covarde mandou pro paredão e assumiu.... É os nossos comunistas daqui matam por falta de hospitais e de quatro liberaram as fronteiras prós cocaleiros e cinicamente dizem defender a democracia. Todos estes merecem fuzilamento sumaríssimo sem julgamento como fez Fidel o herói dos nossos vendidos.

Anônimo disse...

É isso aí Presidente. Esse canalha merece ser tratado pelo que realmente foi, um assassino cruel

Anônimo disse...


VIVA TRUMP!

VIVA TRUMP!

VIVA TRUMP!

ALÔ USA. MANDE TRUMP PRA CÁ!

E LEVE O GAGÁ LULA PRA LÁ!

VIVA! VIVA! VIVA!

LULARÁPIO LOGO MORRERÁ.

Anônimo disse...

Trump falou a verdade, mas os EUA também não é santo nessa história . É o sujo falando do mal lavado.Cada um procurou só seus interesses, foi o jogo do perde,perde, diferente da boa politica do ganha, ganha.

Anônimo disse...

Daí o pavor cubano terá em fim democracia e liberdade. Aliás, vai fazer um sandubinha de mortadela panaca.

Anônimo disse...

Simples, curto e grosso.
Gostei.
Foi um ditador assassino e ainda assassinou do futuro de milhões de cubanos.

Anônimo disse...

História julgará impacto de Fidel sobre o mundo, afirma Obama
SAB, 26/11/2016 - 16:27
ATUALIZADO EM 26/11/2016 - 16:28


Jornal GGN - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou a morte do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, oferecendo condolências à família e dizendo que a história irá julgar o impacto de Fidel no mundo.

"A história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular sobre as pessoas e o mundo ao redor dele”, disse. "Neste momento da morte de Fidel Castro, estendemos a mão da amizade ao povo cubano".

O presidente dos EUA também ressaltou que trabalhou para reatar as relações com Cuba e “colocar o passado atrás de nós”. Obama foi o primeiro presidente norte-americano a fazer uma visita oficial ao país de Castro depois de 88 anos, em março deste ano.

Anônimo disse...

TRUMP é presidente eleito dos americanos, o Fidel foi o AÇOUGUEIRO dos pobres
cubanos.

Anônimo disse...

Com esta declaração do Mr. Trump começo a ter esperança de logo o politicamente correto siga o mesmo caminho de falecido... Lata do lixo da história!!!!

Unknown disse...

Já foi tarde ladrão comunista...Opa redundancia....

Anônimo disse...

Fidel por aqui foi motivo de inspiração para FHC, Aécio Never More e um monte de outras tralhAS envolvidas em Petrolão, Mensalão, Corrupção, quero que todos que idolatraram esse ditador sanguinário caiam nas mãos do Juiz Sérgio Moro.
Trump falou o que o povo que preza a liberdade queria ouvir.

Anônimo disse...

a cobertura mais patética para variar foi da Globo News, seus comentaristas de buteco só faltaram cair aos prantos.
Lamentável esse canal onde as únicas coisas que prestam estão no Jornal das Dez, Renata Lo Prete, Merval Pereira, Gerson Camarotti, e outros.
Agora o supra sumo da tranqueira se chama Marcelo Lins, um caso realmente perdido.

Rocco disse...

Estou preocupado é mais com a nossa conta do empréstimo do BNDES p o porto de Maryel... Esse assunto tá muito esquecido..
Já que Fidel tá prestando contas no inferno, quem prestará contas deste empréstimo?? Ou a dívida morre junto com o ditador ?? Estamos limitando a conta de gastos públicos com a PEC, mas e quanto aos gastos externos que poderiam ter sido feitos aqui ?? O Midas brasileiro que saiu distribuindo dinheiro do povo no exterior não tem sequer uma mínima menção no ministério público de ter cometido essas atrocidades financeiras... Queremos repatriação de tudo que é nosso, nada de ficar para esses países socialistas...

Anônimo disse...

O Benedito Torto (tradução de Barack Obama) é um demagogo de meia tigela.

Anônimo disse...

Fidel Castro mantem uma ilha por 6 décadas isolada do mundo, não permite eleições no país sem ser ele ou o irmão concorrendo, censura, fuzila e tudo mais. Passou a vida impune e nunca foi condenado pelo Tribunal Internacional de Haia que só sabe punir político corrupto da África e Europa Oriental que são países fracos e fáceis de mandar e desmandar. E para a imprensa mundial o vilão do mundo atualmente é o Trump que chegou na política somente agora e ficam enchendo o saco dele sobre o muro na fronteira que foi construído pelo Bill Clinton e ele falou que só vai manter o Muro de defender a soberania nacional que é algo que todo candidato e presidente é no mínimo obrigado a fazer.

Anônimo disse...

Fidel Castro é um símbolo da hipocrisia da esquerda mundial. Defendia a "igualdade" e criticava o "capitalismo" mas amava uma mansão de luxo privada, seguranças particulares, adorava uma camisa Adidas, um carro Land Rover, um relógio Rolex e era extremamente vaidoso que só queria ele no poder e mais ninguém como todo ditador.

Anônimo disse...

"Até o fim de seu governo Trump terá anexado Cuba aos EUA." Os USA já tem na região Porto Rico como território deles. Tem como aliado a Jamaica vizinha deles. E toda a América Central é aliada deles. O único que finge ser oposição é a ilha de Cuba. Acho que Cuba e os Triângulos das Bermudas são as regiões mais isoladas da América inteira. E sinceramente, eu acho que há muito tempo o resto do mundo esqueceu de Cuba. Tanto os EUA, como Europa e Asia. Cuba é uma ilha pobre, sem poder algum em quase nada que vive de esmola dos outros e a maioria do povo que vence na vida por lá é pelo esporte para poder fugir. Que perigo uma região dessas tem ao mundo? Cuba nunca teve poder em nada. Era uma colônia de férias dos USA até a década de 40 e depois virou base militar russa a década de 90. Os USA e os Russos fizeram com Cuba o mesmo que fizeram com o Afeganistão. Enquanto tinham poder e influência por lá usaram e abusaram do país e do povo. Depois que não eram mais úteis jogaram fora e esqueceram de lá com se nunca tivessem pisado por lá. E sempre pelo mesmo motivo, questões geográficas. Cuba era próximo dos USA e era interesse da Rússia ter um aliado ali e Afeganistão era próximo da Rússia e era interesse dos USA ter um aliado lá no meio.

É jogo de cartas marcadas. O concorrente procura alguém próximo do adversário e tenta compra-lo para o seu lado e o que aceitar eles aproveitam enquanto for útil. Depois jogam fora como se não tivessem feito nada.

Tem muita gente mundo a fora que já acordou há muito tempo para essas histórias oficiais mal contadas e viram o real jogo de interesses por trás e que o resto não passam de ferramentas que usam quando precisam e jogam fora quando não querem mais. Sejam soldados, países, empresas e etc. Só alienado que se envolve e vive com esse povo acreditando nas histórias deles. Todos só querem o mesmo, poder e hegemonia.

Anônimo disse...

"Cuba será Americana e todos exilados iram retornar e fazer a ilha prosperar."

Sinceramente, eu acho que muitos exilados não querem voltar para lá nunca mais. Quem quer viver em uma ilha isolada do mundo com um atraso de 60 anos? Para tirar Cuba do fundo do poço só um Plano Marshall de bilhões e só terão resultados em 2050. Os Castros afundaram a ilha em pelo menos 1 século. Vão ter filhos, netos, bisnetos cubanos que ainda sentirão as consequências de uma ditadura de 60 anos.

Anônimo disse...

É por essas e outras que o Trump teve maioria dos votos na Flória, por que será? Vocês acham mesmo que os latinos e cubanos odeiam o Trump e os republicanos? Só acredita nisso que vê as mentiras na Rede Globo e aliados. Tem muito latino que odeia os democratas como o Carter e o Obama que travaram o Fidel Castro como amiguinho e queridinho. O povo de cuba na miséria e os caras passando a mão na cabeça do ditador. O único democrata que foi anti-castro foi o Kennedy nos anos 60 por que foi o primeiro a sofrer as consequências das loucuras do ditador financiado pelos russos. Só o Nixon dos republicanos que foi lá apertar a mão dos Castros e foi puxar o saco dos Chineses e depois se deu mal, perdeu o mandato e entrou para história como um péssimo presidente.

Americano não gosta de baixar a cabeça para ninguém. Por isso viraram potência. E americano que baixa cabeça para estrangeiro por lá como o Obama é muito mal visto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/