Em 13 anos, salários dos servidores públicos subiu três vezes mais do que os salários dos trabalhadores privados

Os salários médios do funcionalismo público subiram, em termos reais (acima da inflação), 33% entre janeiro de 2003 e janeiro de 2016, enquanto na iniciativa privada esse aumento foi de 10%. O levantamento, feito com base em cruzamento de dados oficiais pelo consultor legislativo do Senado Marcos Köhler, confirmam as queixas do governo federal, governadores e prefeitos sobre o crescimento do custo da folha salarial dos servidores nas despesas públicas. 

Em 13 anos, pulou de cerca de 880 reais para 1.650 reais a disparidade média entre o que ganha um funcionário do Estado e um profissional do setor privado.

O estudo comparativo de Köher, com dados compilados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o rendimento mensal médio em 12 meses do funcionário público era de 2.897 reais no início de 2003. O crescimento, quase linear, só registrou três quedas no período, nos anos de 2004, 2014 e 2016, quando atingiu 3.860 reais — alta de 33,24%. Na iniciativa privada, por sua vez, o crescimento dos salários foi mais lento e menor, subindo de 2.012 reais no início de 2003 para 2.210 reais em janeiro deste ano, um aumento de 9,84%.

CLIQUE AQUI para ler mais. A reportagem é do site da revista Veja.

20 comentários:

Anônimo disse...

Faz tempos que eu digo: congela por 5 anos e as contas públicas se ajeitam.
Congela de TODOS !

Anônimo disse...

Qualquer servidor público, mesmo um gari, ganha mais do que alguém que execute a mesma função na iniciativa privada. Isto acontece nos mais variados setores e atividades, com amplo conhecimento e silêncio de todos.

Unknown disse...

Farra populista da petralha... aparelhamento do estado e valorização excessiva dos CCs para que tivessem dinheiro para pagar o "dízimo" da seita PT!!!

Anônimo disse...

Gostei do fezes....kkkkk

Anônimo disse...

O que ocorre é que o Brasil não gosta dos cidadãos brasileiros.
Os três poderes só querem roubar, não se preocupam com os problemas dos brasileiros.
É exploração na iniciativa privada, aonde o trabalhador é escravo do patrão da empresa ou o trabalhador entra na máquina pública que é corrompida pelos três poderes.
O Brasil odeia os brasileiros.

Anônimo disse...

E SEGUE O EDITOR E SUA RAIVA CONTRA QUEM É FP, SEMPRE FAZENDO ACUSAÇÕES LEVIANAS PRA ATIÇAR A IRA DOS RECALCADOS DA INICIATIVA PRIVADA QUE ACHAM QUE SÃO OS ÚNICOS QUE PAGAM IMPOSTOS E QUE FP DEVE SER LACAIO.

André Luis disse...

Políbio, eu respeito a sua postura intelectual, mas,

porque quando são feitas estas comparações entre salários públicos e privados, sempre são feitas comparações.... MÉDIAS....

Ora, comparar uma média de dezenas de carreiras diferentes e misturando a média
de auditores do tribunal de contas, ou procuradores, ou policiais federais contra trabalhadores
da iniciativa privada que sejam operários ou comerciários.

Sempre utilizar a média, serve para esconder que tem muitos servidores públicos que não conseguiram sequer a inflação enquanto que outras categorias
privadas conseguiram a inflação ou um pouco mais???

Fazer uma comparação pela média é uma hipocrisia, porque aí está se comparando o quê, um
Auditor Fiscal da Receita, nível superior, com especialização relativamente ao salário de um comerciário, por exemplo??

Se você vai comparar ganhos salariais seja honesto e diga QUAIS CARREIRAS GANHARAM MAIS QUE A INFLAÇÃO SEM GENERALIZAR DE FORMA FALSA como se todas as carreiras tivessem tido o mesmo tipo de benefício.

Outra coisa que este estudo não compara é o tempo que demora para obter um reajuste.
Quer dizer, uma carreira que fica 5 ou 6 anos sem receber reajuste e depois recebe um reajusta maior não é a mesma coisa do que receber reajustes todos os anos como acontece no setor privado.

Esta comparação média, genérica, é canalha, falsa e tenta induzir as pessoas a concluir algo que não é verdadeiro, mas sim uma generalização tosca, mesquinha e até o limite da inveja, diria.

Anônimo disse...

Alguma dúvida do por que isso aí está afundando?!

Anônimo disse...

E os servidores do Legislativo e Judiciario? Kkkkkkkkkkkkk!

Anônimo disse...

ISTO é satisfazer integralmente os anseios da militância. Ou acham que agente não percebeu as bandeiras nos ombros destes barnabés?

Anônimo disse...

Realmente os trabalhadores da iniciativa privada ganham menos que os servidores públicos, devemos todos fazer uma grande mobilização para que todos os empregadores da iniciativa privada paguem melhor os seus funcionários!

Anônimo disse...

Em 13 anos, salários dos servidores públicos subiu três vezes mais do que os salários dos trabalhadores privados.(copiei do texto)

Isso vale para o judiciário, ministros, e demais.

Não pode ser dito e afirmado que todos tenham recebido aumentos. Vide os professores, que estão sem aumento, sem o piso nacional aprovado mas não cumprido, sem falar da inflação de 2015 de 11%, que não foi reposta, que dirá aumento. Estamos sim 11% mais pobres. Então não fale balela sem argumentos convincentes.

Anônimo disse...

La vêm vocês querendo comparar um sevidor altamente especializado, em regra com educação formal no mínimo em nível de pós-graduação (exemplo veiculado nos meios de comunicação: um policial rodoviário federal, graduado em química, criou um kit de reagente para substâncias entorpecentes que fornece o resultado instantaneamente - o que havia antes levava semanas para dar o resultado - vocês conseguem calcular o ganho da Administração e da sociedade com um servidor desses, e de vários servidores desses?) com trabalhadores que mal completaram o ensino fundamental!
Mas é muita inveja e recalque, não?
Então, se ganham pouco, tentem estudar um pouco mais e obtenham a tão sonhada aprovação em concursos públicos dificílimos. Vocês conseguem?

Anônimo disse...


Usar o salário médio é jogar o povo contra o funcionalismo público. Prezado leitor pense na sua empresa, no seu salário, e faça a conta do salário médio e veja o que acontece. A média repassa para você valores dos grandes salários. Somente isto. Pura manipulação a informação da matéria. E gostaria que o editor parasse de censurar comentários não ofensivos e que somente tem a intenção de manifestar uma opinião.

Anônimo disse...

ja os militares das forrças armadas estao a mingua em 13 anos, salarios baixos defasados um sargento ganha pouco mais de 3 mil, alem disto nao ganham hora extra, nem fgts....

Anônimo disse...

CCs = Cagamos pras Competências

SÓ OS CCs, SEM NENHUMA COMPETÊNCIA GANHAM ALTOS SALÁRIOS NA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE!

Os funcionários honestos da PMPA
estão sendo roubados pelo Fortunati!!!
Desde 2014 que FORTUNATI e MELO não reajustam os salários dos servidores concursados pelo IPCA,
também desde 2004 que esses bandidos não abrem concurso público!
Em compensação, dobraram os números de CCs, mais de 4000, que pagam à força 30% dos seus salários para o PDT, em troca de emprego!!

E Fortunati, amigão da Dilma e de seu ex-marido, guerrilheiro Carlos Araújo do PDT, está na lista da Odebrecht com a alcunha de "Rico". Nunca vi pessoa honesta usar codinome. Isso se chama "FALSIDADE IDEOLÓGICA".

Anônimo disse...

A iniciativa privada fala mal do servidor público, mas morre de vontade de ser um.

Luiz Vargas disse...

Pesquisa eivada de sofismas, engodos e embustes.
O con$ultor juntou a massa salarial dos poderes executivo,legislativo e judiciário e fez uma média.
O resultado é um embuste, uma falácia. É um sofisma que visa mais uma vez colocar no lombo dos servidores públicos os rombos nas contas públicas que tem como causa incomPeTência, a corrupção e os poderes da nação tomados por bandidos, ladrões e estelionatários.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

E a concordância verbal já não existe mais no uso de nossa língua?
Salários subiu? Está correto?

Anônimo disse...


Retrato fiel da realidade. Trabalhamos para pagar salários inchados para funcionarios públicos. Uma funcionaria que faz faxina ou cafezinho todo dia ganha mais de 3 mil reais.
Essa farra tem que acabar ou eles acabam com nós.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/