Sartori emite nota para reafirmar veto aos 8,13% de aumento para Judiciário, AL, MPE, TCE e Defensoria

O reajuste aprovado dia 17 de maio pela Assembléia do RS será retroativo a janeiro para os servidores das cinco categorias. Antes da votação dos projetos, os deputados votaram a emenda dois, de autoria do deputado Eduardo Loureiro (PDT) que considerava o reajuste retroativo a janeiro de 2016. A recomposição salarial foi aprovada pela maioria dos deputados gaúchos. O impacto financeiro, somadas todas as folhas, chegará R$ 194,5 milhões neste ano, dinheiro que o governo estadual nem de longe possui.

O governador Ivo Sartori acaba de tirar incisiva nota contra o aumento de 8,13% pretendido pelo Judiciário, Assembléia, Defensoria Pública, TCE e Ministério Público, que ele vetou, dizendo que reunirá amanhã os deputados da base aliada para que não derrubem o que ele decidiu.

Os cinco Poderes e órgãos do Estado são comandados quase que exclusivamente por profissionais da área do Direito - profissionais que melhor manejam as leis.

O que disse o governador:

- Se não há condições de dar aumento para quem ganha menos, não posso sancionar aumento para quem ganha mais. A folha de pagamentos chega a 75% de toda a arrecadação e a busca do equilíbrio é tarefa de todos.

Ivo Sartori informou que tem feito apelos fortes aos Partidos e ao Secretariado para que trabalhem pela manutenção do veto:

- A reposição é justa, mas inoportuna - sem sintonia com a profunda crise que vivemos. Há uma deformidade salarial enorme entre servidores do mesmo Estado. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Certíssimo o gringo.Parabéns.Se ele autorizasse,teria que dar imediatamente este 8% aos professores também.Fico imaginando estes deputados,sempre alheios a situação do estado.Que cambada de cretinos.

Anônimo disse...

Faz muito bem, esse pessoal acha que estão fora da crise que assola o país e o RGS, chega de aumentos para um grupo que já ganha acima da média de qualquer brasileiro, fora as benesses como: auxílio-moradia, auxílio-combustível, acumulação de ofícios (1/3 a mais na remureção), possibilidade de venda de 1/3 de férias, diárias e outros penduricalhos.

Anônimo disse...

A mensagem de Sartori destina-se aos leitões que mamam deitados.
Aquelas carreiras de estado,abonadas por legislação específica,que as diferencia dos outros mortais.São os poderosos da vergonha.

Anônimo disse...

Pergunto: quanto o governador Sartori vai oferecer para cada deputado votar pela manutenção do veto???

Para isso não falta dinheiro em caixa.

Guedesjoãoalberi@gmail.com disse...

Fico imaginando um Magistrado julgando um pobre coitado que ganha um salário mínimo e que está sendo executado judicialmente por não poder pagar uma conta,e a mesmo tempo lembrando que somente o auxílio moradia que ganha é cinco vezes salário deste cidadão. É isto aí GOVERNADOR não cede que a Socidade está com o Sr.

Anônimo disse...

Não creio, é combinação por causas das eleições. Em alguns dias dá.

Anônimo disse...

Congelamento de salários por 5 anos, pelo menos.
A partir de um crescimento efetivo do PIB que podem recomeçar os reajustes.

Anônimo disse...

A inveja é uma merda. Um monte de fracassados, preguiçosos demais para passar num concurso público ficam gritando histericamente para que os servidores (não são os juízes, nem os deputados, nem o governador, esses todos já se aumentaram em quase 50%) não tenham o reajuste da inflação. Ou seja, os invejosos querem que o funcionalismo passe fome porque odeia o fato de serem vagabundos demais para conseguir um emprego público através de seu próprio esforço.

Anônimo disse...

Sartori aprova este aumento e aumenta mais os impostos.
o contribuinte trouxa que historicamente elegeu governos de esquerda tem que arcar com esta conta,quem assim eles no futuro escolham melhor.
se acham,sao os donos da verdade e se dizem os mais politizados do Brasil

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/