Opinião do editor - Secretário da Fazenda de Sartori não ousa e por isto não sabe o que fazer para sair da crise fiscal.

O editor recomenda que Sartori e Feles acompanhem esta esclarecedora entrevista do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. A entrevistadora é Miriam Leitão. CLIQUE AQUI.

O secretário gaúcho da Fazenda, Giovani Feltes, não cansa de repetir que nos últimos 46 anos, em apenas oito as finanças públicas estaduais não ficaram no vermelho. Ele usa os dados para justificar as razões da atual miséria do caixa do Tesouro.

O secretário poderia informar ao distinto público que dentro dos oito anos listados, estão anos dos governos Brito e Yeda Crusius, ambos demonizados pelos gaúchos por limparem passivos de governadores que trataram as finanças públicas com irresponsabilidade criminosa e incompetência oceânica.

Brito e Yeda foram sucedidos por governadores gastadores, populistas, patrimonialistas, demagógicos e absolutamente incompetentes, no caso os governadores Olívio Dutra e Tarso Genro.

O secretário Giovani Feltes, da mesma forma que o governador Ivo Sartori, não gostam de dar nomes aos bois.

O secretário Giovani Feltes também não ousa ir além da chinela e até agora não disse aos gaúchos de que modo e quando encerrará o ciclo de sacrifícios que impõe aos gaúchos, o que significa que não sabe o que fazer com a batata quente que quis pegar e não demonstra competência para descascar.

20 comentários:

Anônimo disse...

PMDB pensa como o PT, infelizmente. Não fosse isso, Britto não teria deixado esse partido de m...

Anônimo disse...

POLIBIO, TU QUER QUE O SARTORI E O FELTES FAÇAM MILAGRE.

-SÓ UM DADO PARA DEMONSTRAR O TAMANHO DE NOSSAS FAÇANHAS.
O GOVERNO DO ESTADO PAGA 11.500 FILHAS SOLTEIRAS OU R$ 34 MILHÕES POR MÊS.
PERDEMOS SOMENTE PARA O RJ E SP.

NÃO TEM SOLUÇÃO, ESTAMOS FERRADOS, VAI IMPLODIR....

Anônimo disse...

Estão ainda vivendo do passado. Tem medo de chutar o balde e privatizar tudo e sair do atoleiro. Mesmice de sempre.
joel

Anônimo disse...

Extingui a FDRH, poderia começar por ae, excluindo um peixe pequeno que nunca agregou nada ao povo gaúcho, depois vamos atrás de mais estatais improdutivas.

O Comentarista disse...

Em São Paulo e no Brasil TUDO É MUITO ESTRANHO.
Todo mundo sabe que a MARTAXA RELAXA E GOZA sempre foi LLULLA.
Todo mundo sabe que Andrèa Matarazo é josé serra.
Todo mundo sabe que o Kassab era josé serra, depois foi dilma e LLULLA.
O temer é um por todos e todos por um.
O ACORDO ENTRE LLULLA, TEMER, KASSAB, JOSÉ SERRA COMEÇOU A DAR O SEU RESULTADO NA FORMAÇÃO DA CHAPA PARA CONCORRER A PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO COM A UNIÃO ENTRE A MARTAXA(PMDB) E O ANDREA MATARAZZO(PSD)!
Vai ter mais calçadas de bloquetes implantadas na cidade inteira, palmeiras com dna de um gardelão argentino plantadas em todas as avenidas e ruas, a CET PETISTA continuará sua FESTANÇA e o PSDB do B aplaudindo tudo isso.
Eles NÃO QUEREM SAIR DO PROJETO CRIMINOSO DE PODER DE JEITO NENHUM!
É na CARA DURA, ELES NEM ESCONDEM MAIS NADA!
Só não enxerga quem não quer enxergar mais nada mesmo.
As VELHINHAS DE TAUBATÉ DO ITAÚ acreditam nessa chapa.
FORA PT com LLULLA, DILLMA e seus CAPANGAS na CADEIA!

Anônimo disse...

Esse Feltes é um "poca prática". Ele não tem nenhum preparo para ser Secretário da Fazenda. Só está ali para se relacionar com os Deputados.Ele pode começar a vender as estatais, fechar muitas Fundações e diminuir as Secretarias, mas isso, vai custar muito caro para ele e para o Sartori. Para ele, pois quer voltar a ser candidato a Dep. Federal e essas medidas não impopulares, então vamos ficar mais 4 anos sem diminuir o Estado......

Anônimo disse...

ousar?tem que aumentar mais os impostos novamente.
esta conta é da gauchada, o tamanho de estado que esta ai foi demandado nas urnas pela gauchada comuna,que sempre elegeu políticos gastadores,demagogos, populista.
o rgs é uma estufa criatório de comuna,queriam um estado da gratuidade,agora pagarão esta conta com aumento de impostos.

Anônimo disse...

único jeito é começas pelas extinções de algumas fundações e estatais produtivas, vamos ver se isso começa agora no 2 semestre, com a extinção da FDRH e da CORAG e da FEPPS.

Anônimo disse...


É um baita b.... m...
Se não fosse, ou já teria saído ou privatizado
todos os cabides de emprego do RS.

O Saroti também é um ca...

Anônimo disse...

Uma coisa leva a outra e a outra leva a uma. O Simon amigão do Lula e da Dilma é o pai-pai do Sartori. O filhotão escolhido pelo Simon não surpreende,
representa a "agilidade desadministrativa" do progenitor. Já o Secretário do Sartori aí já é dose para lá de cavalar. É o filhotão do filhotão do Simon.
Juntaram a fome com a vontade de comer, só podia dar m.......!

Anônimo disse...

COMO O RS VAI CRESCER COM TANTO MARXISTA??? A FEPAM É INIMIGA DAS EMPRESAS, PARTEM DO SUPOSTO QUE A EMPRESA COMEÇA ERRADO E TOME MULTA. NÃO ESTAMOS PREOCUPADOS EM PRODUZIR, APENAS PREOCUPADOS EM NÃO TOMAR MULTA AMBIENTAL............
FORA ISSO O ICMS MAIS ALTO DO PAÍS PARA PAGAR MARXISTAS SÓ TIRA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS.

NÃO TEM SOLUÇÃO.

Justiniano disse...

Quem Sabe vão ter uma aulinha com o governado do Espirito Santo que entregou no primeiro mandato um caixa de mais de um bilhão (fez uma revolução na secretaria da fazenda - contratando fiscais e caçando sonegadores) e quando voltou no segundo mandato o antecessor tinha deixado um rombo de 2 bilhões e hoje já está conseguindo colocar em dias as contas e pagando em dia os servidores públicos.
Como esse cara conseguiu por duas vezes sanar o estado e os outros não aprendem com ele.

Rogério Brodbeck disse...

Quem paga ou deveria pagar as pensionistas é o IPE com o dinheiro das contribuições dos segurados inclusive os inativos.

Anônimo disse...

Não Polibio. Quem "ousa" ou deixa de "ousar" é o chefe dele. O Secretário da Fazenda, como todos os demais Secretários, fazem o que o "chefe manda", ou seja, o Governador do Estado, Sartori, do PMDB. Eles são "ventriculos" do Governador.

Anônimo disse...

O PMDB de Sartori é o mesmo de Rigotto. Não tem criatividade nenhuma, passam os 4 anos chorando pelo dinheiro que gostariam de ter e não tem. Único governo que tinha criatividade e coragem para fazer o que precisava para botar o RS nos trilhos era o governo Yeda (PSDB), mas daí a gauchada politizada não quis. Ninguém precisa vir prá mim e chorar. Merecem o que aí está.

Nadir Andreolla disse...

Políbio, já falei aqui que sobra diagnóstico e falta prognóstico. A falta de ousadia se traduz em falta de um projeto de reforma estrutural e de mudança da matriz econômica do Estado. Não resolve conter apenas o gasto, mas é preciso fomentar o desenvolvimento para aumentar a arrecadação. Isso passa por privatizações e parcerias público privadas, sem pudor ideológico.

Anônimo disse...

Uma solução seria fazer o que o mestre do editor, Brizola, fez: EMITIR DINHEIRO, QUER DIZER BRIZOLETAS!! BRILHANTE SOLUÇÃO! kkkkkk

Anônimo disse...

TUDO ISSO CHAMA-SE IRRESPONSABILIDADE DO PT.POR ONDE ELES PASSAM,FICA UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO.QUE O DIGA A DILMA,QUE DEVERIA TER SIDO ELA A SER TORRADA NO POSTE DE LUZ,QUE AQUELE IDIOTA SUBIU PARA VER A CORRUPTA FALAR MERDA.

Anônimo disse...

POLIBIO, VENDO A ENTREVIST A DO HARTUNG, PERCEBI.
BASTA O FELTES APANHAR OS ROYALTIES DO PETROLEO, QUE TUDO SE RESOLVERÁ.
OOOOOO POLIBIO, ACORDA !!!

Anônimo disse...

Tão ousado que a cúpula que comanda a Fazenda é a mesma do Governo anterior. Nunca mais vi fiscais e técnicos nas estradas ou nas ruas de Porto Alegre. A sonegação aumenta, terra de ninguém. É comida podre, leite impróprio para consumo, armas e drogas transitando neste Estado. Estamos entregues. Esta terra não tem mando.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/