Artigo, Delfim Neto, Folha - Olhem o câmbio

A economia tem duas características interessantes. A primeira é que, diferentemente das ciências "duras", em que o conhecimento não altera a natureza, nela ele modifica o comportamento da sociedade. A segunda é que nela os avanços não são "novos" problemas produzidos por respostas cada vez mais profundas, como nas ciências "duras", mas "novas" respostas dadas aos mesmos e velhos problemas, porque a realidade mudou.

O que explica o desenvolvimento econômico? Por que os níveis da atividade e do emprego flutuam? Por que há inflação? A história do pensamento econômico é a descrição de como uma realidade mutante e a evolução das instituições levaram os economistas a encontrar "novas" respostas aos mesmos "velhos" problemas.

A escolha do regime cambial é paradigmática a esse respeito. Não existe um regime "ótimo", independentemente das circunstâncias.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bah. Olha o Eletrolao!

Anônimo disse...

Ainda existe gente que lê e acredita em Delfim Netto? Fala sério!

elias disse...

Bem capaz de eu ler alguma coisa do delfim neto.O que tinha de ler desse cara já li há anos atrás.

Anônimo disse...

Qual a credibilidade desse ancião?

Anônimo disse...

É certo que destruímos setores industriais importantes. A política cambial ajudou muito, mas não houve empenho para tornar o mercado atrativo para investimento estrangeiro. Os brasileiros adoram comprar bugigangas estrangeiras importadas, mas não gostam de multinacionais. Os brasileiros aplaudem a distribuição de esmolas, mas não exigem do governo políticas de longo prazo para estimular a tecnologia, a produtividade. A maioria espera tudo do governo, poucos buscam cursos/leituras para aprimorar seus conhecimentos. Enfim, o PT encontrou um público enorme para continuar deitado em berço esplêndido, contentes, demonstrando sua felicidade ao apoiar Lula (85% de aprovação, lembram?) e Dilma (65%). Não foi só o , câmbio, foram os governos e a maioria dos brasileiros. Querem modelos melhores para o Brasil? Há dezenas de administrações (todas detestadas pela esquerda) que ajudariam o Brasil a trilhar um novo caminho. Busquem inspiração na Alemanha, EUA, Canadá, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Austrália ...

Anônimo disse...

REPRESENTANTE da ARENA PODRE!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/