Operação Colono: Editor nega informação sobre fonte em depoimento na Polícia Federal.

Ao lado, o deputado Bohn Gass, pivô da abortada Operação Colono, na qual foi investigado. A PF foi paralisada por Teori Zavascki no momento em que começaria prisões, buscas e apreensões em Santa Cruz do Sul.

O editor negou-se a revelar sua fonte, alegando que a Constituição assegura o sigilo da fonte. Assim nem a lei, nem a Administração, nem os particulares, podem compelir um jornalista a denunciar a pessoa ou o órgão de quem obteve a informação. Dita o artigo 5º, XIV, da Constituição Federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XIV - e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

O editor foi chamado na Polícia Federal, Porto Alegre, para falar sobre o inquérito aberto contra o delegado federal Luiz Eduardo Navajas Telles Pereira, tudo por conta do vazamento de informações relacionadas com a Operação Colono, com ênfase para a decisão do ministro Teori Zavascki, que em outubro de 2014 mandou suspender as ações de busca e apreensão em Santa Cruz do Sul.

Teori mandou abortar tudo porque as investigações iriam desembocar no deputado Elvino Bohn Gass, que tem prerrogativa de foro.

Até esta data ninguém sabe se o deputado foi investigado.

No dia 22 de agosto do ano passado, a PF indiciou 14 pessoas por desvio de dinheiro público. Muitos colonos suicidaram-se por causa do problema.

14 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que, ao invés de investigar o Crime, querem que o jornalista informe como soube dele, do crime!! Enquanto isso, os pobres lesados não têm a quem recorrer!!

Anônimo disse...

Marcolla é mais confiável que caras desta laia que ajudaram a destruir muitas famílias que viviam da agricultura, inclusive provocando suicídios.

Mordaz disse...

Esclareça-se que quem se suicidou-se foram as vítimas do golpe, não os indiciados.

Anônimo disse...

E agora?
Vão investigar?
E os colonos que perderam tudo?
E os colonos que se mataram?
E .....?

Anônimo disse...

O Brasil está ou não está podre?

Cap Caverna disse...

Sem medo de errar ou de fazer alguma injustiça, se esse careca petista for investigado, certamente será provado tudo o que dizem dele, e o que ele fez? Só em ser petista, já tem 2/3 de culpa, ou mais!

Anônimo disse...


aposto que esta fonte nem existe. Eu conheço o Políbio

Anônimo disse...

MAU GÁS, ISSO SIM, DEPUTADO PODRIDÃO.

COMO É ROUBO DE DEPUTADO CONTRA PEQUENOS COLONOS, NUNCA VAI DAR EM NADA]]

MAS AS MARACUTAIAS CONTRA OS PEQUENOS AGRICULTORES E TAMBÉM FINANCIAMENTO PELO BANCO DO BRASIL PARA CUMPANHEIROS...MERECIA UMA INVESTIGAÇÃO.

Anônimo disse...

polibio, nao ha agencia da CEF ou BB no pais q nao tenha alguma falcatrua com as mesmas caracteristicas apontadas pela opercacao colono

Anônimo disse...

Parabéns pelo profissionalismo e integridade Políbio, você honra a terra onde nasceu!!

Anônimo disse...

Polibio, em vez dos pobres colonos se suicidarem, bem que poderia ser este careca falcatrua. A gente até entende que o foco da PF são as grandes roubalheiras praticadas pelo PT em associação com a elite das empreteiras, mas ja passou da hora de colocar na cadeia estes um sete um chinelões que roubaram descaradamente os pobres colonos. A proposito, é verdade que este sujeito passa lustra móveis na careca para deixar brilhante?

Anônimo disse...

Vários foram indiciados e as dividas nao precisam ser pagas, por os colonos ter sido vítima de golpe da associação. O deputado foi usado para conseguir o perdão da divida, porque a associação queria ficar com o dinheiro desviado. Quem conhece o deputado sabe que ele sempre lutou pela agricultura familiar, lutou muitas vezes, sempre que necessário e justo para perdoar dividas de agricultores que sofreram com secas.

Anônimo disse...

Qual seria o fundamento para o Ministro Teorí abortar a investigação ? Amigo do deputado ? E os colonos que se suicidaram por causa da malandragem de outros ? Como fica ? Estranho, muito estranho.

Anônimo disse...



Acho que na visão dos que te chamaram, os culpados foram os suicidas!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/