Entrevista, Moreira Franco, Valor: Concessões podem financiar o Estado.

Em vias de assumir a Presidência da República, o vice Michel Temer planeja resgatar o modelo dos grupos executivos adotados no governo Juscelino Kubitschek (19561961) para levar adiante o Plano de Metas com o qual JK prometera realizar 50 anos em 5. Isto é o que conta o jornal Valor, que entrevistou o novo ministro da área. O ex-governador do Rio de Janeiro e ex-ministro da Aviação Civil Wellington Moreira Franco (PMDB) será o coordenador do grupo, vinculado diretamente ao presidente, com a missão de tocar um amplo projeto de concessões públicas nas áreas de aeroportos, estradas, portos, ferrovias e óleo e gás.

Leia tudo:

Moreira Franco diz que a ideia é desobstruir todo o processo de concessões, “dar transparência, colocar compliance, ou seja, regras de regeneração do Estado, da relação do poder público com o privado”. Mas evitou detalhar as ações em estudo, sobretudo na área da Petrobras, que já começou um programa de desmobilização de ativos com vistas à recuperação financeira da estatal — quer antes sentar na cadeira.

(...)

Valor: Ministro, o governo Temer vai propor a reforma da Previdência Social com idade mínima de 65 anos e uma transição curta, como anunciou o ex-deputado e ex-ministro Roberto Brant ontem nos jornais?

Wellington Moreira Franco: A Previdência é um problema que terá que ser enfrentado, debatido, porque precisamos preservar o sis- tema. A expectativa de vida aumentou brutalmente e o Brasil começa a diminuir o número de jovens e aumentar número de idosos. É uma questão aritmética com a qual temos que lidar. É um problema que vem sendo debatido desde o século passado. Naquela época, a orientação era que produzissem efeito imediato. Isso agride frontalmente direitos adquiridos. Com a experiência, aprendemos. Valor: O quê? Moreira Franco: Em nosso documento “Travessia Social” colocamos princípios que definem atitudes fundamentais diante de todo o cenário problemático que o país vive. Um deles diz que o governo deve evitar mudanças súbitas e inesperadas que afetem o funcionamento das empresas e a vida das pessoas. A implantação das políticas públicas deve ocorrer sempre de modo gradual e transparente.

Valor: O que isso significa? Essa não é a reforma da Previdência do governo Temer?

Moreira Franco: Significa que essas observações, propostas e sugestões que apareceram não correspondem a uma decisão de governo. Até porque isso será debatido e encaminhado pelo ministro do Trabalho e da Previdência. Ele é quem vai definir a pauta e o andamento das medidas. Essa proposta de transição em prazo curto não corresponde a uma decisão de governo.

Valor: É possível avançar nessa pauta ainda no governo Temer?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...


Valor: Mas o pilar de uma reforma da Previdência será a idade mínima?
Moreira: ...Mas isso será amplamente discutido. Não devemos nos precipitar. Agora não é hora de precipitação. ...

A bem da verdade desde 1990, nos tempos de FHC, os governantes estão cuidando em não se "precipitar"!!!
A reforma da Previdência não sai nunca!

Ainda ninguém sabe direito o que o Temer irá fazer em seu governo!

É um salto para o futuro... ou para o abismo?

Anônimo disse...

Os politicos do Brasil vão afundando a economia, esses mesmos politicos vão entregando os ativos do Brasil para grandes grupos internacionais.Brasil Pais de Tolos.

Anônimo disse...

Os politicos afundam a economia do Brasil e quem paga a conta é o Pato,digo,Povo.

Anônimo disse...

Falou, falou, enrolou, enrolou mas não quis dizer nada.
Quero ver a reação da extrema direita que gosta de sugar o sangue do estado quando este projeto chegar na Câmara




































Anônimo disse...

Mas qual é o problema da previdência se ela é SUPERAVITARIA? os governos insistem em desviar o dinheiro para outros fins e ficam sempre nessa conversa mole de expectativa de vida. Enquanto isso as empresas pagam 20% ao inss o trabalhador outro tanto. Chega de achismo e argumentos qualitativos, vejamos os números. E o enxugamento do estado? E a taxação das grandes fortunas? É a velha política de sempre, com os mesmos argumentos seguimos sendo enganados.

Anônimo disse...

Abismo já estamos! O PT acabou com esse país! Não espero nada do futuro!

Anônimo disse...

Reforma da previdência já !
Fim de aposentadorias de políticos com 8 anos, fim de salários integrais para o judiciário, aí sim podemos começar uma reforma.
Vamos ?

Anônimo disse...

Acabem com aposentadorias de filgmhas encalhadas de Desembargadores pois que vão trabalhar, não casar não ê deciciência é opcão. Acabem con aoosentadorias de Presidentes, politicos entre outros, naa não aumenten osríoso se contribuição.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/