Panama Papers revelam 107 novas offshores ligadas a citados na Lava Jato

Ao lado, fac simile de contrato da Queiroz Galvão, demonstrando que ela replicou no exterior as bandidagens que fazia no Petrolão. 


Esta reportagem de Fernando Rodrigues, UOL deste domingo, pode mudar os rumos das investigações da Operação Lava Jato, consolidando e amplificando terrivelmente as investigações em curso.

Leia tudo:

* 57 pessoas relacionadas à operação são mencionadas
 Acervo inédito acrescenta detalhes ao escândalo da Petrobras
 * Mossack Fonseca, do Panamá, ajudava parte do esquema

No fim de janeiro de 2016, a Polícia Federal deflagrou a 22ª fase da Operação Lava Jato, cujo alvo foi o escritório de advocacia e consultoria panamenho Mossack Fonseca. Os investigadores suspeitavam que a empresa teria ajudado a esconder a identidade dos verdadeiros donos de um apartamento tríplex no balneário do Guarujá (SP).

Agora, a investigação jornalística internacional Panama Papers revela que a relação da Mossack Fonseca com a Lava Jato transcende, e muito, o apartamento no litoral paulista.

A mais ampla reportagem global sobre empresas em paraísos fiscais, conduzida por 376 jornalistas de 109 veículos jornalísticos em 76 países, indica que a Mossack Fonseca criou offshores para pelo menos 57 indivíduos já publicamente relacionados ao esquema de corrupção originado na Petrobras.

Os nomes dessas pessoas são citados em uma fração do acervo de mais de 11,5 milhões de documentos relacionados à Mossack. A força-tarefa da Lava Jato só teve acesso, até agora, aos papeis do escritório brasileiro da firma panamenha. Esta reportagem do UOL fez a análise do material global, em dezenas de países.

A série Panama Papers, que começa a ser publicada neste domingo (3.abr.2016) é uma iniciativa do ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo), organização sem fins lucrativos e com sede em Washington, nos EUA. O material está sendo investigado há cerca de 1 ano. Participam desse trabalho com exclusividade no Brasil o UOL, o jornal “O Estado de S.Paulo” e a Rede TV!.

As informações são originais, da base de dados da Mossack Fonseca. Os dados foram obtidos pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung e compartilhados com o ICIJ. Saiba como foi feita a série Panama Papers.

Os documentos mostram a existência de, pelo menos, 107 empresas offshore ligadas a personagens da Lava Jato –firmas até agora não mencionadas pelos investigadores brasileiros que cuidam da Operação Lava Jato.

A Mossack operou para pelo menos 6 grandes empresas e famílias citadas na Lava Jato, abrindo 16 empresas offshores. Nove delas são novas para a força-tarefa das autoridades brasileiras. As offshores são ligadas à empreiteira Odebrecht e às famílias Mendes Júnior, Schahin, Queiroz Galvão, Feffer (controladora do grupo Suzano) e a Walter Faria, do Grupo Petrópolis.

Entre os políticos brasileiros citados direta ou indiretamente estão o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o usineiro e ex-deputado federal João Lyra (PTB-AL). Todos terão suas histórias detalhadas ao longo dos próximos dias nas reportagens da série Panama Papers.

O Blog procurou todos os mencionados na reportagem. Parte preferiu não se manifestar. Outros negaram irregularidades. Leia aqui as respostas de cada um deles.

Ter uma empresa offshore não é ilegal, desde que a empresa seja devidamente declarada no Imposto de Renda. Leia aqui sobre as condições para um brasileiro abrir uma empresa num paraíso fiscal.

A seguir, algumas das revelações dos Panama Papers a respeito de personagens da Lava Jato:


NESTOR CERVERÓ E EDISON LOBÃO.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

17 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de ler na Stampa de Torino:
Panama Papers: miliardi in paradisi fiscali. Coinvolti i leader del mondo e molti italiani
L’inchiesta del Consorzio internazionale dei giornalisti investigativi. Sotto accusa persone vicine a Putin e Xi Jinping. Tra i connazionali i nomi di Montezemolo e il pilota Trulli.

Grazie a un informatore, i giornalisti dell’Icij (International consortium of investigative journalists ) tra cui l’Espresso, con l’esclusiva sull’Italia, hanno avuto accesso a questo enorme archivio di carte segrete. I documenti riguardano operazioni che vanno dal 1977 fino alla fine del 2015 e offrono uno sguardo inedito sulla gestione di grandi flussi di denaro attraverso il sistema finanziario globale.

Joel

Anônimo disse...

E aquela lista de 200 corruptos que ganharam dinheiro sujo???

Sumiu???

Ali tinha corruptos de todos os partidos. Onde foi a lista???

A perspectiva é que depois que cair a Dilma , os outros ladrões e aproveitadores abafem tudo. Até o Moro e a Polícia Federal perderão expressão.
É ver para crer.
A história é escrita pelos vencedores, sejam honestos ou ladrões.

Anônimo disse...

Querem encontrar alguma conta em nome de Jararaca ou de sua ninhada? Vão sonhando!!! Se ele não pôs em seu nome nem um sitiozinho chinfrim, imaginem milhões de dólares!!! A PF e o MPF vão ter de suar a camisa um bocadinho mais para envolver o Companhero Jararaca nessa!!! Não se esqueçam que ele tem uma excelente "aceçoria"!!!!

Anônimo disse...

Isso é jornalismo investigativo. Veja no site;
https://panamapapers.icij.org/

Tem muito brasileiro na lista.

joel

Anônimo disse...

Parabéns a polícia federal,indo certinho no caminho

Anônimo disse...

Pergunta aqueles que fizeram delação e não contaram sobre estas empresas, em tese, deveriam perder os benefícios? A nossa justiça infelizmente, apesar de existirem muitos MOROs, não vai condenar ninguém. \Outra pergunta, os americanos, que tem outra visão sobre crimes, sabem destas maracutaias e estão investigando para saber se a grana passou pelo território deles? Quem sobre as respostas responda!

Anônimo disse...

A vovó petralha fala em golpe, parece que não sabe das roubalheiras! Para acreditar nessa conversinha só quem está se beneficiando do esquema!

Anônimo disse...

A Petrobras investiu no Benin, alguns milhoes de dolares e saiu sem nada! Muito Estranho. Muito!

Anônimo disse...

Até o Macri, ídolo estrangeiro da coxinhada, apareceu na lista.
Vai pintar impeachment na Argentina, coxinhada!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!

Anônimo disse...

Ninguém do PT!! Lava Jato é uma FRAUDE!!!!

Anônimo disse...

Vejam o nível desses animais esquerdistas.

Unknown disse...

O mundo está em constante mudança. Isto é inegável. Talvez não estejamos percebendo que nossa interpretação da realidade está ultrapassada. Isto também é inegável. Coxinhas e petralhas, termos usados por quem ainda não percebeu que o movimento da consciência brasileira é apartidário. Somos a favor de um pais livre do falso capitalismo e livre do falso socialismo. Nenhum sistema funciona sem honestidade, honra, educação, respeito e moral. Isto é o que todos nós brasileiros deveriamos querer. O brasil será maior quanto coxinhas e petistas se unirem para protestar por isto.

Anônimo disse...

"Ninguém do PT!! Lava Jato é uma FRAUDE!!!!"

Calma PTRALHA das 18:49, isto é apenas uma pequena fonte, o desaguadouro ainda será mostrado.

Teu nome irá aparecer.

Anônimo disse...

Perguntar não ofende anonimo das 21:15, um dos nomes desaguadouros seria a do ex Ministro do STF Joaquim Barbosa?

Anônimo disse...

PANAMA P ONDE A FAMILIA LULA VIAJAVA, A POLICIA FEDERAL TEM ESTA MATERIA DAS VIAGENS DOS LULAS DA SILVA, HEHEHEHHE

Anônimo disse...

DELCIDIO DISSE QUE DILMA E LULA TENTARAM SABOTAR AS INVESTIGAOES, ESTA NO SITE DA VEJA

DILAMA ATACA O JUIZ MORO, A POLICIA FEDERAL, LULA E PT TAMBEM- QUEREM ACABAR COM A LAVA JATO

FORA PT

Anônimo disse...

NINGUEM DISSE QUE MACRI DA ARGENTINA É IDOLO AQUI, APENAS ESTAMOS MUITO CONTENTES PELOS BOLOIVARIANOS FRACASSADOS TEREM CAIDO FORA, QUEM TEM IDOLO É O PT - LULADRAO

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/