Artigo, Murillo de Aragão - Nova maioria para uma nova agenda

CLIQUE AQUI para ler, também, "E o direito do Brasil à ampla defesa ?", Fernão Lara Mesquita.

Este artigo investiga o day after. Vale a pena sublinhar outro desafio que o novo governo encontrará pela frente, que é a dinâmica própria das investigações e dos julgamentos ligados às Operações Lava Jato e Zelotes. Ainda tem muita coisa para acontecer. Os novos donatários não estarão imunes a nada.

Leia tudo:

Provavelmente em 90 dias, no máximo, saberemos se o processo de impeachment resultará no afastamento ou não de Dilma Rousseff da Presidência da República. Independentemente de quem seja o presidente após o processo, o Brasil precisa de uma nova agenda e de uma nova maioria. Afinal, estamos na pior situação econômica possível em décadas: déficit fiscal, inflação, recessão e instabilidade política. Claramente, a atual configuração política do governo não tem a menor condição de enfrentar nossos desafios. É um governo tomado por um discurso bolivariano, que mais fragiliza do que o fortalece na luta contra o impeachment.

Quais os cenários políticos possíveis?

Vamos a eles. Seja quem for o presidente, deverá haver recomposição do Ministério, visando a dar consistência a um presidencialismo de coalizão que nunca se realizou. Obrigatoriamente, o novo presidente terá de abrir espaço no governo para compor nova maioria, que terá de apoiar uma agenda dura de ajustes. E terá de se relacionar com políticos, pessoalmente, de forma regular e consistente. No caso de Dilma, ser a líder que nunca foi. Os desafios serão fazer a maioria ser operacional e mantê-la unida ante o debate de temas muito duros.

Outro fator determinante do day after do impeachment na Câmara seria o tamanho do apoio que Dilma Rousseff receberia para barrá-lo

2 comentários:

Anônimo disse...

http://jornalismob.com/2015/03/09/quem-financia-os-deputados-gauchos-da-lista-da-lava-jato/

elias disse...

90 dias?
em 90 horas essa quadrilha pode terminar com tudo o que resta no bananão!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/