Artigo, Merval Pereira - Esquema político na América Latina

Assim como ao investigar o triplex que seria do ex-presidente Lula no Guarujá a Operação Lava Jato deparou-se com diversos apartamentos registrados em offshores no Panamá, fazendo com que os procuradores do Ministério Público Federal vislumbrassem que haviam chegado a um novo filão de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, também ao investigar as contas internacionais, secretas ou declaradas, do marqueteiro João Santana a operação pode ter se deparado com um grande esquema ilegal de financiamento de projetos políticos de esquerda pela América Latina e a África.
        
Em diversos desses países, o marqueteiro João Santana recebeu pagamentos ilegais através de empresas offshores irrigadas pela Odebrecht, que também tinha interesses na eleição de políticos do esquema devido a financiamentos de grandes obras de infraestrutura.
         
Esse projeto de esquerda que chegou ao poder há cerca de 15 anos na região com a primeira eleição de Hugo Chavez na Venezuela, foi gestado no Foro de São Paulo, organismo criado por Lula e Fidel Castro em 1990 a partir de um seminário internacional em São Paulo. Partidos e organizações políticas da América Latina e do Caribe, em baixa naquele momento, se reuniram para discutir uma atuação conjunta de resistência ao que consideravam "políticas neoliberais" que dominavam a região.

A integração latino-americana passou a ser um projeto comum com a chegada ao poder de vários daqueles líderes. Hoje, embora muitos deles continuem no poder, os ventos políticos na região estão mudando.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Na época a mídia babava o ovo destes canalhas e achava, politicamente correto, que seria o éden. No viés da redemocratização se infiltraram as politicas pseudo socialistas e deu no que deu. Mas tudo passa, a Argentina, com um empresário de sucesso, deu um chute no traseiro da camarilha, nos USA o Trump ( outro empresário de sucesso)vai fazer a mesma coisa além de dar um chute nos politicamente corretos.Resta o Brasil, mas não temos ainda uma alternativa, tipo Macri.

"Me desculpem vocês que são perdedores e que me odeiam, mas o meu QI é um dos maiores, e vocês sabem disso. Não se sintam inseguros ou estúpidos, não é culpa de vocês." Donald Trump

Joel

Anônimo disse...

Todos conseguiram engatar a marcha ré no desenvolvimento dos países que presidem. A situação econômica é dramática, especialmente a do nosso Brasil, que caiu dentro do precipício e de lá não sairá na próxima década.

Anônimo disse...

A FOTO DOS COMBATENTES DO ESTADO ISLÂMICO..

Anônimo disse...

Esse povinho da América latrina é muito merda mesmo, para deixarem esse lixo bolivariano, esse bando de esquerdistas criminosos tomarem conta destas terras!
FORA FORO DE SÃO PAULO! FORA DILMA! FORA PT! E LULA NA CADEIA!

Anônimo disse...

Engraçado, quando o Professor Olavo de Carvalho pregava no deserto denunciando o Foro de São Paulo, foi sistematicamente demitido de cada jornal ou revista em que trabalhou no Brasil, chegou ao ponto de ter que ir embor do Brasil, agora que está tudo arrombado o pessoal se apressa a discutir o óbvio e ululante, bastava terem feito o dever de casa lá nos anos 90 seguindo as denuncias do Olavo e o Lula jamais teria sido eleito, não foi por amor, vai ter que ser na dor e no risco de uma guerra intestina.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/