Agentes tentam desvendar um esquema de entrega de ‘acarajé’

Na Operação Lava Jato, ‘acarajé’ é dinheiro vivo, em espécie. Acarajé foi o nome da 23ª fase da operação porque a palavra foi muito usada em negociações entre funcionários da construtoraOdebrecht.

A reportagem é do Jornal Nacional de ontem.

O JN ocupou 1/3 de todo o seu espaço para passar informações sobre as confusões do PT, de Lula e do governo Dilma.

Leia este caso do acarajé:

‘Acarajé’ aparece várias vezes nas trocas de mensagens de três funcionários da Odebrecht. Roberto Paraíso Ramos, então presidente da Odebrecht Óleo e Gás, Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho, da área administrativa e financeira e Maria Lúcia Guimarães.

Pelo relatório da polícia, o interesse pelos ‘acarajés’ começou no dia 29 de outubro de 2013. Até 11 de dezembro do ano seguinte ainda havia mensagens pedindo ‘acarajé’. Na maioria delas, o pedido era de pelo menos 50 ‘acarajés’ de cada vez. Segundo os investigadores, ‘acarajé’ é na verdade "recurso financeiro em espécie", e o código é uma "tentativa de ocultar atividade obscura". Os investigadores destacaram 13 e-mails com as negociações de ‘acarajé’ em datas diferentes.
No dia 29 de outubro de 2013, Roberto Ramos escreve: ‘Meu tio, vou estar amanhã e depois em São Paulo. Será que dá pra eu ter uns 50 acarajés dos 500 que tenho com você? Ou posso comprar aqui mesmo, no Rio? Tem alguma baiana de confiança aqui?”. Hilberto responde:

“Onde você quiser, entre São Paulo e Rio sem problemas. Avise com 48 horas de antecedência”
Em 27 de janeiro, de novo Roberto Ramos pergunta se Hilberto consegue fazer chegar mais 50 acarajés na quarta-feira à tarde, por volta das 15h no escritório da OOG, no Rio.
Em janeiro, março, junho, até novembro de 2014, os e-mails com pedido de ‘acarajés’ foram se repetindo.

Em alguns momentos, para fazer o serviço, Hilberto entra em contato com Maria Lúcia Guimarães Tavares.

Ela foi questionada pela Polícia Federal sobre o verdadeiro significado de ‘acarajé’. Segundo o relatório, ela manteve a versão pouco verossímil de que seu chefe Hilberto pedia porções de acarajés para entrega no Rio. E acrescentou que as baianas de Salvador vendem pequenas porções para aperitivo, em caixas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Anônimo disse...

Estamos aguardando ansiosos a operação que poderia se chamar de "Pinga ou Canhã" para pegar "O cara"....kkkk

Anônimo disse...

Eu não assisto o JN, mas se o jornal importante da TV dedicou 1/3 do seu espaço para essas informações, é porque a coisa tá ficando feia pro lado da Dilma e do Lula!
VAZA DILMA, ANTES QUE SEJA "IMPICHADA" PELA POLÍCIA FEDERAL!
O POVO ESTÁ COM O LULA, NA CADEIA!

Anônimo disse...

"Eles não sabem do que somos capazes!". Frase dita por Lula para Dilma na campanha de 2014. É, nós não sabíamos mesmo!

Anônimo disse...

Sra Maria Lucia Tavares, a senhora e uma pessoa importantissima , o Brasil ficaria agradecido se a senhora decifrasse o codigo " Acarajes ". Quanto vale o acaraje ? Mais que o Real? Seria o caso do Banco Central trocar o nome de nossa moeda. Hoje fui ao supermercado, nao comprei muito , mas tudo esta carissimo. Gastei 190 Reais.
Quanto gastaria em acarajes, Dna Maria Lucia ? Esperamos a sua contribuicao , eu nao sabia que tinhamos uma moeda paralela !!!

Anônimo disse...

Dilma também vende acarajés quando pedala em Porto Alegre, todos registrados e legalizados pelas baianas do TSE!

Anônimo disse...

A rede de TV que mais ganhou com propaganda estatal superfaturada, virando o cocho, é sinal que Lula está a um passo da cadeia

GKG disse...

Concordo com o Anonimo das 12h54, ou seja, se o JN (também não assisto de forma alguma) está destinando esse tempo todo para o assunto, é porque não vê saída outra e por isso está tirando o da "rede bobo" da reta. Está se preparando para ficar do lado do próximo governo. É só cuidar quem o citado canal irá colocar em evidência de agora em diante...

Anônimo disse...

Anônimo das 14:51hs, R$ 190,00 equivalem a 0,19 centavos de acarajés.
1 acarajé = R$ 1000,00

Anônimo disse...

Dilmentiu adora suco de caju e agora descobrimos q ela adora comer acarajé......hum....q delícia

Anônimo disse...

Dilmentiu adora suco de caju e agora descobrimos q ela adora comer acarajé......hum....q delícia

Anônimo disse...

Grato, anonimo das 16: 40 , agora sei o valor do acaraje de Dna Maria Lucia Tavares, secretaria da Odebrecht. Preciso trocar meu carro , modelo 2011.Custou 50 acarajes, vale 30 hoje e o modelo atual custa 70. Como nao tenho acarajes extras vou escrever para a Secretaria Maria Lucia, afinal o que sao 40 acarajes para essa generosa Secretaria ???

Anônimo disse...

"Eles não sabem do que somos capazes!" > PALAVRA de mafioso.



Anônimo disse...

Um acarajé é mais que um pixuleco?

Anônimo disse...

Acarajé, na verdade, é a versão baiana de pixuleco!!

Anônimo disse...

Como é que o roberto paraíso ramos, hilberto mascarechas fº e a mª lucia (minúsculas propositais, do tamanho do caráter delles) não enjoaram dessa "iguaria". Não mudaram o cardápio entre 2013 e 2014. Só com ajuda da pinga que o 9dedoslulladrão consome é que esse troço desce.

Anônimo disse...

Jornal Nacional (não assisto a Rede Globo) falando mal do Lula. Esta história não está bem contada. O que estará por trás disto?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/