Opinião do editor - Esteves, Eike, Marcelo: as jovens aves de rapina do capitalismo do compadrio.

CLIQUE AQUI para examinar esta entrevista do banqueiro André Esteves, preso ontem no âmbito da Lava Jato. Sem possuir esta informação de ontem, a da prisão, o leitor pode até acreditar que o entrevistado é um tipo de empresário que sabe das coisas. Acontece que ele não sabe. O banqueiro André Esteves, como seus jovens amigos Eike Batista e Marcelo Odebrecht, representa o que existe de pior no âmbito do capitalismo brasileiro, boa parte dele embalado no patrimonialismo e no protecionismo mais descarados, como se percebeu no Mensalão e fica escancarado agora na Lava Jato.

No fundo, esses empreiteiros e banqueiros nem espertos e inteligentes são de verdade, porque acabaram denunciados e no fundo da cadeia.

São as aves de rapina que encantam quando voam e assombram quando atacam. 

O que se vê é o resultado do capitalismo de Estado, do regime do compadrio,  que ainda beneficia os amigos dos reis, em detrimento dos empreendedores competitivos que respeitam as regras do mercado.

15 comentários:

Anônimo disse...

Capitalismo de estado (Brasil) é muito diferente do capitalismo de mercado, porem as coisas começam a ficar mais claras para mais pessoas isso é bom, embora muito lento.

Emmanuel disse...

Falou e disse .... mas, é preciso mudar um hábito que remonta Irineu Evangelista de Souza, o Visconde Mauá ...

Anônimo disse...

DISCORDO! Não é "capitalismo do compadrio", mas sim "socialismo do compadrio".

Não somos capitalistas. Temos monopólios, de energia e outros; temos assistencialismo; temos paternalismo.

Não podemos, nós população, tirar mau gestor do governo.

Brasil pode até ser qualquer outra coisa, MENOS CAPITALISMO!

Anônimo disse...

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

LULA acerta de novo na MEGASENA!

Anônimo disse...

Polibio! Acrescentes no comentário acima, das 15:50

AS AMARRAR para qualquer empreendimento sair do papel e da vontade de qualquer criatura brasileira no território brasileiro.

CAPITALISMO implica em liberdade com responsabilidade.

Eu disse liberdade para trabalhar, não interprete como liberdade para criminosos.


Anônimo disse...

O termo correto para entender o mal que se abateu sobre nós com a chegada dos guabirus é Capimunismo.

Anônimo disse...

Qual bilionário americano vive do Estado ?

Anônimo disse...

Não nos esqueçamos dos antigos barões da indústria, pessoas que prosperaram à sombra do protecionismo exacerbado do estado, que impunha barreiras à importações e subsidiava energia elétrica e juros bancários ou concedia riquezas minerais à poucos privilegiados e quase que sem ônus. O que se vê hoje difere apenas no intuito do uso do estado para um projeto de poder, já que o enriquecimento dos agentes do estado sempre aconteceu, porém nunca de forma tão escancarada. Talvez porque nunca antes na história desse país o estado estivesse tão aparelhado quanto agora, com todos os poderes em todos os níveis hierárquicos apinhados de sindicalistas e aproveitadores do gênero, protegendo-se mutuamente e com a (quase)certeza da impunidade ! Tudo que assistimos nos últimos anos é também de nossa inteira responsabilidade, posto que muitos de nós também acreditamos na balela do estado forte, na mão amiga do BNDES e seus recursos infinitos, na fábula do jantar grátis ou do crédito farto para o consumo. A reconstrução do estado brasileiro a partir de agora passa pela consciência de que somente nós, cidadãos, podemos fazê-lo, através do voto e do acompanhamento das ações do governo, em todos os níveis. Precisamos manter o espírito crítico que agora nos norteia e aprendermos que não podemos terceirizar o poder dando total autonomia a grupos políticos que, sem acompanhamento, voltarão a se locupletar e achacar o estado, tal e qual fizeram esses pseudosocialisatas que se adonaram dele nos últimos treze anos. Se não mudarmos, nada mudará !

Anônimo disse...

Estou aguardando ansiosamente as prisões do gerdau, do gabrielli, do presidente do bndes, do renan, do cunha,... (a lista é grande), todos elles são capitalistas de compadrio. Vivem agarrados nas tetas estatais. Chegou a hora delles repartirem com o povão brasileiro tudo o que usufruiram às nossas custas. Elles sempre no bembom e nós pagando a conta. A desculpa é que elles geram arrecadação e empregos. kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

A maioria dos capitalistas tupiniquins são "funcionários públicos", vivem do erário e costumam atacar o Estado, além de adorar o deus capitalista - o dinheiro.

Anônimo disse...

Editor, não leva a mal a lembrança desse leitor desinformado, mas não faltou aí nessa lista um tal "Rei do Aço" e uma empresa de comunicação aqui do RS?

Anônimo disse...

Tenho certeza que esses "capitalistas" de compadrio amiguinhos do rei, o professor comunista Mauro Iasi da UFRJ não quer colocar no paredão, são esses "empresários" crápulas que em conluio como o governo cleptocrático do PT e aliados, alimentam e ajudam a financiar o sonho comunista bolivariano destes malucos, às custas dos cofres públicos!

Anônimo disse...

Capitalismo de estado ... não... não... banditismo tomando de assalto o estado ... com certeza !!!

Anônimo disse...

O que impressiona é esse colossal lodaçal em que se encontra o nosso país. Oxalá a Operação Lava-Jato consiga botar ordem na baderna toda.

Anônimo disse...

Expoentes do "Capitalismo Bolivariano Tupiniquim"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/