Porto Alegre e o RS sob chuva forte, raios, trovões, granizo. Milhares de gaúchos ficaram sem casa.

Neste momento de sábado, 11h01min, chove copiosamente e Porto Alegre passa por turbulências muito grandes, com precipitação de raios e trovões. O tempo é o pior possível desde quarta-feira. Nesta sexta, em viagem de Curitiba para Porto alegre, o boeing da Gol do vôo das 7h30min, foi obrigado a voar mais dez minutos para poder chegar inteiro no Aeroporto Salgado Filho, Um passageiro chegou a desmaiar e foi atendido por médicos coluntários.

A seguir, reportagem de ontem do Jornal Nacional a respeito do que acontece no Sul. 


CLIQUE AQUI para examinar áudio e vídeo da reportagem.

A seguir, o texto:

Chuva de granizo danifica milhares de casas no sul do Brasil

Há três dias não para de chover no Rio Grande do Sul. Os temporais já provocaram prejuízos em 50 cidades.
Primeiro foi a geada, depois os temporais, e o granizo.
“Foi horrível, começou a cair quebrar as telhas, tudo. Cheguei em casa, meu bebê especial estava vendo TV, olhando, e a água jorrando em cima dele. Foi brabo mesmo”, contou o porteiro Mauro Machado dos Santos.
“A gente foi para dentro do banheiro, que tem laje, porque foi muita pedra, eram pedras enormes”, contou a dona de casa Vanessa Carvalho.
Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, foi a cidade mais prejudicada pelos temporais. Quase 900 casas tiveram os telhados danificados.
“Mil e duzentos reais, o telhado da casa. Prejuízo grande”, lamentou o pedreiro Francisco Ribeiro.
Como o tempo não melhora e pode voltar a chover a qualquer momento, os moradores tiveram que agir rápido para consertar os telhados. Em muitas residências não sobrou praticamente nada.
“Agradeci porque as paredes ficaram em pé, como a gente vê na TV de casas que o vento destruiu tudo. Então agradeci por isso”, disse Vera Lúcia Silva, revisora.
Em São José do Ouro, norte do estado, quase 500 casas e galpões foram atingidos. Os moradores recolheram pedras de gelo do tamanho de bolas de tênis.
“A gente ficou muito assustado. Não podemos dormir esta noite. Ficamos embaixo d’água. Molhou tudo, as camas e tudo que tinha dentro de casa”, contou a agricultora Olivia do Sacramento.
Imagens mostram granizo cobrindo as lavouras de Erebango, no norte do estado. Estragos, também, nas lavouras de fumo na região central. Na serra gaúcha, a preocupação é com as plantações de uva. Pelo menos dez cidades foram atingidas. Em uma propriedade em Flores da Cunha, a perda nos parreirais foi quase total.

“O que pode acontecer agora é dela brotar de novo, mas produção vai ser mínima coisa”, lamentou um agricultor.

3 comentários:

Unknown disse...

Segundo Tarso Genro, com certeza é culpa do Sartori...

Anônimo disse...

Já sei Polibio..todo esse tempo chuvoso e granizo...culpa do Tarso! Herança Maldita ...kkkkk

Anônimo disse...

APENAS uma GOTA destas na cabeça da DILMA serviria para Ela pensar melhor!

O mesmo remédio serve para o anônimo das 11:47.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/