Possibilidade de renúncia de Dilma já não é descartada dentro do PT

A nota a seguir é de Mônica Bérgamo. Quando ela escreveu sua coluna da Folha, ontem a noite, ainda não era conhecida a informação sobre a delação de Fernando Baiano, incriminando diretamente dois coordenadores da campanha de Dilma - Palocci e Dr. Charles - no recebimento de dinheiro sujo da Petrobrás.

Só Veja tinha a informação, que vai abaixo.

Mônica Bérgamo achava que as primeiras delações comprometeriam terrivelmente o PMDB e Temer, comprometendo sua chance de substituir Dilma, mas o que saiu na Veja compromete, sim, irremediavelmente, a permanência da presidente no cargo.

Leia:

A possibilidade de renúncia de Dilma Rousseff já não é descartada dentro do PT. Dirigentes históricos e ligados ao ex-presidente Lula acreditam que ela pode ser levada a uma atitude extrema em caso de total ingovernabilidade do país -o que poderia ocorrer na hipótese de derrota fragorosa do pacote fiscal enviado ao Congresso.
LINHA FINA
Ainda que o STF (Supremo Tribunal Federal) barre um processo de impeachment, os mesmos dirigentes acreditam que a situação do governo pode ficar insustentável. E que Dilma se retiraria para evitar uma conflagração no país. A presidente tem repetido que não renunciará ao mandato em nenhuma hipótese.
LINHA FINA 2
No PT é feito o cálculo de que Dilma tem cerca de três semanas para virar o jogo e se estabelecer novamente como única alternativa de poder no país até 2018.
A GARGANTA

A conta pode mudar caso se confirmem os rumores de que o delator Fernando Baiano poderá arrastar os principais líderes do PMDB, partido de Michel Temer, para o precipício. Nesse caso, a possibilidade de o vice assumir no lugar de Dilma estaria afastada.

18 comentários:

Anônimo disse...

Renúncia de Dilma, melhor que impeachment. Ela vai sofrer menos como também o povo brasileiro. Aqui em casa está tudo preparado, bebidas, fogos... e viva o Brasil - Tabira - Pernambuco - Região: Sertão do Pajeú

Anônimo disse...

A prova de que a imprensa é golpista:

18 setembro 2015Miguel do Rosário

Da coluna de Paulo Moreira Leite, no Brasil 247

Autor da denúncia que levou ao impeachment de Fernando Collor, em 1992, o advogado Marcelo Lavenère deveria ser uma referência obrigatória na reflexão sobre o pedido de afastamento de Dilma Rousseff, em 2015. Mas Lavenère tem sido esquecido sistematicamente pelos meios de comunicação que apoiam o impeachment, e também pelos políticos envolvidos na ação contra a presidente. Em entrevista ao 247, o próprio Lavenère explica a razão:

— Vários jornalistas que cobrem as denúncias contra Dilma já me ligaram para pedir que eu fale sobre o impeachment do Collor. Mas quando eu digo que são situações muito diferentes e que eu acho que não há a menor razão para se falar em impeachment da Dilma, eles perdem o interesse e desistem da entrevista.

Então eu vou fazer a pergunta ao senhor, que assinou a denúncia em 1992, ao lado do jornalista Barbosa Lima Sobrinho (morto em 2000). Por que não se pode comparar os dois casos?

A denúncia contra o Fernando Collor teve como base uma apuração detalhada sobre o envolvimento do presidente. Sob presidencia do então senador Amir Lando, uma CPI mixta produziu um relatório denso e detalhado, mostrando seu envolvimento de forma clara. As conclusões contra Collor eram indiscutíveis, a tal ponto que o relatório foi aprovado por unanimidade. Quem ler o relatório, ainda hoje, ficará impressionado com sua consistência.

Ninguém tinha dúvidas sobre a responsabilidade do Collor, portanto…

Não. Vou contar uma coisa. Eu só apresentei a denúncia porque recebi um pedido dos principais partidos do Congresso. Foi o próprio Fernando Henrique Cardoso, em nome do PSDB, quem me procurou dizendo que eu tinha de assinar o pedido. O Senador Pedro Simon falou pelo PMDB. O Aldo Rebelo, pelo PC do B e o Vivaldo Barbosa pelo PDT. Eram os grandes partidos brasileiros, falando por suas lideranças mais respeitadas. O PT, partido do Lula, derrotado por Collor em 1989, não assinou o pedido.

Já é uma mudança. Em 2015, o PSDB de Aécio Neves, que foi derrotado no ano passado, lidera a pressão pelo impeachment, abertamente. Quais são as outras diferenças?

Do ponto de vista jurídico, falar em impeachment contra a Dilma é uma brincadeira. Não existe — e é até difícil falar daquilo que não existe.

O senhor poderia explicar melhor?

Contra Collor, havia fatos. Contra a Dilma, não há nada. Há um movimento político, que vinha desde a campanha. É aquela velha visão autoritária, que dizia: ela não pode se eleger; se for eleita, não tomará posse; se tomar posse, não poderá governar. Depois que Dilma passou pelas etapas anteriores, nós chegamos a este estágio. Sem prova nenhuma, sem fato algum, em que se tenta impedir de qualquer maneira uma presidente eleita de governar. Os fatos não importam aqui. A prioridade é política: precisam encontram fatos capazes de impedir seu governo. É uma decisão política, que querem cumprir de qulaquer maneira.

Mas tem a acusação das pedaladas…

Nem vou discutir o mérito das pedaladas, se podem ser consideradas um crime ou não. A discussão é anterior. Estão desrespeitando um ponto fundamental, definido pela Constituição de 1988. As pedaladas não podem servir para acusar uma presidente.

Anônimo disse...

LULA JUNTO COM PMDB DEVEM ESTAR ARTICULANDO TIRAR A DILMA PARA ELE (LULA) SE SAFAR.

Anônimo disse...

A renúncia é o mínimo pela dignidade do Brasil!
O povo brasileiro decente e honesto agradecerá eternamente...

Anônimo disse...

Anônimo das 11,46, resumindo...: perto desta roubalheira que se vê, o Collor(grande aliado do governo) é PIVETE É LADRÃO DE GALINHA. É o maior assalto do dinheiro público que jamais existiu.

- Qto a dizer que a imprensa é golpista. É o contrário, é sabido que os jornalistas, são petralhas até a medula. Tenho um sobrinho formado na PUCRS, que é jornalista, é vergonhoso como elle defende esse governo do pt.

- Prá vcs comunos petralhas, todos os que não concordam como o PT administra o país, é golpista.

Anônimo disse...

TADINHO do PTRALHA das 11:46, vai perder os PIXULECOS, deixará de bostar coisas de seu cérebro localizado no final do seu intestino grosso.

Otaviano Nunes disse...

Se os fatos contra Collor eram existentes, por que foi absolvido?
O que existe contra a presidente é motivo sim para o impeachment. Cometeu sim crime de responsabilidade fiscal, sua campanha foi feita com recursos roubados e a apuração da eleição foi manipulada a portas fechadas, contrariando a constituição.
O anônimo aí do cabaré 247 está delirando, fruto talvez de um pão com mortadela estragada consumida a título de pagamento, ou recebeu um pixuleco de origem suspeita para papagaiar a desinformação que lhe forneceram.
A presidente não governa porque é incompetente, seu partido cléptocrata não tem programa de governo, e nem mais dinheiro para continuar com seus programas sociais.
É o fim. Aceitem que dói menos.

Anônimo disse...

Segundo o prezado advogado em questão: contra Collor tinha: Um Fiat Elba, Uma mansão em Brasília com uma cachoeira artificial(Um cano para fora do muro), que jorrava água. E um depoimento de um irmão, que não admitia que uma pessoa muito querida sua, o traía. Que mais? Tanto que foi absolvido unanimemente pelo STF. E quanto o PT não ter assinado o pedido de impedimento, mais uma mácula em sua estória: Foi o que mais comemorou, é só procurar na internet as falas do Lula. Esses caras tem cada uma.

Anônimo disse...

Ah Polibio, vem um palhaço aqui no blog falar que não há nada contra a Dilma ?
Meu caro vassalo, só a Petrobras era suficiente para rla sair presa do palácio !

Anônimo disse...

Dilma irá cair pelas principais razões pela qual Collor caiu: 01) ambos são muito ruins de fazer política. 02) Ambos tentaram iludir o povo e depois fazer ao contrário, uma dizendo que não ia faltar comida na mesa do pobre com o seu governo e o outro dizendo que não ia ferrar a poupança dos outros. Alguém discorda? No caso da Dilma é pior ainda: Vai cair para salvar o PT e tudo que eles montaram institucionalmente, para se garantirem no poder. Ia esquecendo: quem sabe até o Juiz Moro se dê por feliz e não chegue perto da cereja do bolo? Alguém discorda?

Emmanuel disse...

Quando alguém se propõe a defender Dilma, o PT ou Lula, ou qualquer dos ladrões a eles ligados, e até mesmo os traidores da pátria escondidos em cargos indicados pela presidente; temos a plena certeza, parafraseando Euclides da Cunha, " ... o petista antes de tudo é um cínico ...".

Anônimo disse...

Dilma nunca renunciou ao terrorismo, portanto temos uma presidente terrorista, tão terrorista quanto o Estado Islâmico e um país decente não pode ter terroristas no palácio presidencial, no máximo em masmorras.

Anônimo disse...

Os robôs esquerdistas com mensagens preparadas por uns poucos e rabulescos defensores estão espalhadas pela internet. Poucos esquerdistas tem capacidade intelectual e argumentativa para escrever algo que preste na Web, razão pela qual nas redes sociais esquerdistas não passam de difamadores , caluniadores e fraquíssimos em argumentações. Defender Dilma eles podem, afinal até mães de assassinos estupradores também defendem seus filhos, é que o coração de mãe esconde toda a realidade. A realidade das esquerdas é negra na Web, perdem sempre, a internet é o inferno das esquerdas, pois aqui tem que ter embasamento. Lembro neste momento da filha de Tarso Genro quando disse que tinha imagens e gravações claras como o dia dos "crimes" cometidos por Yeda Crusius e o que houve? Luciana Genro ficou mentirosa por transitado em julgado, qualquer um pode chamá-la de mentirosa , pois isto é fato, é comprovado, é igual à assinatura de Dilma dizendo que o conselho da Petrobrás queria a compra do elefante Branco de Pasadena. Dilma não fez isto? Poupem o Brasil de suas ignóbeis asneiras. Dilma renuncia que ao menos mantém um mínimo de dignidade. A esquerda lembra a história russa de "Pedro e o Lobo", de tanto mentir ,se algum dia algum esquerdista disser a verdade nem o Papa vai acreditar nele! Me esqueci, as mães ainda vão acreditar!

Anônimo disse...

Políbio,

Ao PT_PAGO da 11:46.

Pega uma "faquinha" e vai enfiar no PIXULECO.

Assim tu descarrega a raiva por ter sido "sodomizado" pelo Lulla durante 30 anos, trouxinha!!

JulioK

Anônimo disse...

Quanta bobagem... blá..blá...blá!

Anônimo disse...

Anonimo das 13:45: Qual éra o Partido de Collor? Resposta: PRN; Deputados e Senadores eleitos pelo PRN? 40 deputados e Senadores; Govennadores eleitos pelo PRN? nenhum.Partidos Coligados fieis: 0; Nomeações de Ministros do STF? 1.

Qual o Partido da Dilma: Pt; Composição da Camara e do Senado: 63 Deputados e 13 Senadores; Governadores eleitos: 5; Partido Coligados Fieis: um (P C do B: 13 Dep Fed, 1 Senador e 1 governador); Nomeações de Ministros do STF: 5 (sem contar os Ministros nomeados por lula). Parei por aqui........

Anônimo disse...

QUE DILÍCIA ASSISTIR A PETRALHADA ELEITORA CHORANDO!!!! "É GOLPE! É GOLPE! NÃO VALE, SOMOS TUDO LADRÃO MAS ESTÃO NOS SACANEANDO!"

QUE "DILICIA"! KKKKKKK!!!!!!!

Anônimo disse...

Sim tem que ser impedida disse que faria o diabo e todos acharam que ela estava blefando, mas agora os fatos comprovam que realmente usou irresponsavelmete de meios que não condizem com a transparecia e honestidade que exige a Constituição do País e foi um golpe desferido contra o TSE. Por isso deve ser impedida sim.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/