As conexões internacionais da corrupção brasileira são desvendadas em vários Países

Na edição deste final de semana a revista Época informa que a vida dos corruptos mundo afora se torna cada vez mais difícil. 

Leia mais. O texto é da revista.

A globalização – a mesma que abriu mercados, criou oportunidades de prosperidade e também de corrupção internacional – chega, aos poucos, à Justiça. Com isso, os agentes da lei de cada país podem caçar malfeitos além de suas fronteiras. O primeiro movimento nesse sentido ocorreu na Comunidade Europeia. Nos anos 1990, os Ministérios Públicos e as polícias dos diferentes países começaram um intenso intercâmbio. A integração foi crucial para uma investigação importante no início deste ano: o caso SwissLeaks, em que a filial de Genebra do banco HSBC esteve envolvida num escândalo internacional de sonegação de impostos. “Um funcionário que trabalhou no HSBC por oito anos pegou toda a movimentação financeira irregular e entregou a três MPs, o da Suíça, o da Itália e o da França”, diz o jurista Luiz Flávio Gomes, estudioso do assunto e doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. Graças ao intercâmbio de depoimentos e provas entre os Judiciários dos países, o HSBC sofreu condenações na França, na Bélgica e nos Estados Unidos. Outro caso recente foi a prisão, na Suíça, de dirigentes da Fifa suspeitos de corrupção, após uma investigação levada a cabo pela polícia americana.

No Brasil, a Operação Lava Jato vem inovando não apenas ao empregar métodos inspirados na Operação Mãos Limpas – que desarticulou os esquemas de corrupção na Itália ao longo dos anos 1990. Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República de Portugal anunciou que a força-tarefa da Lava Jato fez um pedido de cooperação internacional. Desde o tempo do mensalão, a polícia portuguesa investiga casos de corrupção envolvendo brasileiros, com ramificações em Portugal. Agora, a Lava Jato quer unir  as duas pontas, mensalão e petrolão. E também tem operado em colaboração com o Ministério Público da Suíça. “A Lava Jato já virou um caso de estudo”, diz o advogado penal Mauro César Arjona.

Na semana passada, os procuradores suíços confirmaram que as investigações da Lava Jato estão no caminho certo. Elas rastrearam as contas da Odebrecht no exterior. “Pelo relato das autoridades suíças e documentos apresentados, há prova, em cognição sumária, de fluxo financeiro milionário, em dezenas de transações, entre contas controladas pela Odebrecht ou alimentadas pela Odebrecht e contas secretas mantidas no exterior pelos dirigentes da Petrobras”, afirmou o juiz Sergio Moro em seu despacho. Na sexta-feira, dia 24, os presidentes de duas das maiores construtoras do país, Marcelo Odebrecht, da Odebrecht, e Otávio Marques de Azevedo, da Andrade Gutierrez, foram denunciados à Justiça sob acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. A denúncia atinge ao todo 22 pessoas. Foi decretada também a quebra de sigilo das contas da Odebrecht no exterior.

Em uma das reportagens desta edição, Época mostra, com exclusividade, as investigações em Portugal que revelam os primeiros indícios de uma conta no exterior que pode ter alimentado campanhas do PT. E mostra como as investigações sobre a Odebrecht, na semana passada, podem se desdobrar na Suíça. A colaboração entre a força-tarefa da Lava Jato e os investigadores europeus ainda tem muito o que render.


8 comentários:

Anônimo disse...

Duela em quem duele, cana neles!

Anônimo disse...

NA ÁFRIACA HÁ INDÍCIOS DE "PROBLEMAS" COM PEDRAS PRECIOSAS. QUE POSSIVELMENTE TAMBÉM "ALAVANCARAM" CORRUPÇÃO INTERNACIONAL.

PARTIDOS PT E PMDB ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO, E HÁ OUTROS TAMBÉM.

MAS INVESTIGAÇÕES DOS EUA APONTAM DE "VERDADEIROS" CHEFES NÃO SÃO DAQUI DO BRASIL E SIM DE ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS.

NOS NOSSOS NOTICIÁRIOS NÃO SE COMENTA NADA, DADA A PROPORÇÃO DOS ESCANDALOS, E RESTRIÇÃO IMPOSTA PARA A MÍDIA. PEQUENOS JORNAIS EUROPEUS SABEM E VEICULAM MAIS INFORMAÇÕES QUE TODA MÍDIA NACIONAL E MESMO BLOGGES.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Isso é só o começo, porque o FBI e a CVM americana está investigando também todas essas falcatruas da Petrolão e agora estão atrás da Eletrolão. A vida dos corruptos está começando a cair, porque a indignação é mundial, e a frequência vibracional da humanidade está mudando, teremos mudanças nas atitudes e ações, antes haverá crises profunda nas instituições.

Anônimo disse...


Aí Biriva do Cerro do Tigre: gostei da "frequência vibracional da humanidade" e acho que também a "frequência vibracional dos brasileiros" também mudou, graças a Deus. Estou aguardando o dia e hora em que ELLE será levado a depor, devolver todos os valores, incluindo os que passou para seus familiares (filhos e outros) daquilo que roubou dos nossos impostos, ser preso e condenado pelo menos a uns 30 anos de prisão e aí, sim honrar a honestidade de sua progenitora, que tanto se refere.

Anônimo disse...

O dinheiro que foi para a Europa em transferências bancárias teoricamente é mais fácil de ser rastreado, mas tenho certeza que muita grana saiu em malas e estão em paraísos fiscais ou até mesmo na Suíça em nome de laranjas. Nós sabemos que a Rose viajava em voos oficiais com o Lula carregando malas de dinheiro, deveria ser para esconder o dinheiro do chefe fora do Brasil, e outro lugar que deve ter muito dinheiro petralha escondido é no banco de Havana, e lá pode esquecer, já era!

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Odebrecht é expulsa do Equador sob acusação de superfaturamento

Acréscimos chegaram a 48% e o "TCU" equatoriano cancelou os contratos.

“O superfaturamento de obras em até 48% e a adoção de aditivos em contratos levaram o governo do Equador a expulsar a construtora Odebrecht do país em 2009. As suspeitas de irregularidades foram levantadas por uma comissão do governo e pela Controladoria-Geral do Estado – que tem posição similar ao do Tribunal de Contas da União (TCU) no Brasil – e levaram ao cancelamento dos contratos. Uma série de telegramas do então embaixador do Brasil em Quito, Antonino Marques Porto, mostra que o governo acompanhava com atenção os problemas da empresa brasileira no Equador, mas ainda sem interferir. Em um deles, Porto revela que uma comissão de investigação liderada pelo então ministro do Litoral, hoje chanceler, Ricardo Patiño concluiu que a segunda fase do projeto de irrigação Carrizal-Chone, no distrito de Manabí, teria sido superfaturada em 48% nas obras civis e em 38% nas tubulações de PVC, e poderia custar 80 milhões de dólares, 22 milhões de dólares a menos do que o custo apresentado pela Odebrecht em licitação.” Fonte: O implicante

Anônimo disse...

Nunca nestemundo, um PARTIDO ROUBOU TANTO DE TANTOS ABOSTADOS BRASILEIROS. Roubar mais do que esse partido, só o partido NAZISTA - cujo nome é..PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DOS TRABALHADORES ALEMÃES - era o PT alemão.

Anônimo disse...

Sempre houve combate a corrupção contra brasileiros em outros países, porém não era bombada desse jeito pela mídia marrom glace. Da mesma forma que os países de primeiro mundo, como a EUA, Inglaterra e frança vivem invadindo países, de preferencia grandes produtores de petróleo..... Mas dentro de seus países os americanos e ingleses posam de santinhos, vão a igreja todos os domingos, se confessam e tomam hóstia. Nas época de férias muitos gringos viajam para o brasil para fazer turismo sexual.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/