Marcelo Odebrecht ameaça derrubar a República. Ele ameaça Lula, Dilma e o PT.

“Terão de construir mais 3 celas: para mim, Lula e Dilma”, dizia Emilio Odebrecht, sobre possível prisão do filho. O presidente da Odebrecht, Marcelo, foi preso nesta sexta.

A frase acima foi resgatada pelos repórteres Filipe Coutinho, Thiago Bronzatto e Diego Escosteguy, que assinam a reportagem da revista Época que já está nas bancas. 

A seguir, trecho da reportagem, porque o site da revista não disponibilizou tudo.

Mas o que está publicado já é suficiente para apavorar Lula, Dilma e o PT - mais uma vez. Mas até quando eles continuarão sendo apavorados pelas prisões e pelas reportagens e finalmente serão expurgados da vida pública brasileira ?

Desde que o avançar inexorável das investigações da Lava Jato expôs ao Brasil o desfecho que, cedo ou tarde, certamente viria, o mercurial empresário Emilio Odebrecht, patriarca da família que ergueu a maior empreiteira da América Latina, começou a ter acessos de raiva. Nesses episódios, segundo pessoas próximas do empresário, a raiva – interpretada como ódio por algumas delas – recaía sobre os dois principais líderes do PT: a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A exemplo dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, outros dois poderosos alvos dos procuradores e delegados da Lava Jato, Emilio Odebrecht acredita, sem evidências, que o governo do PT está por trás das investigações lideradas pelo procurador-geral da República,Rodrigo Janot. “Se prenderem o Marcelo (Odebrecht, filho de Emilio e atual presidente da empresa), terão de arrumar mais três celas”, costuma repetir o patriarca, de acordo com esses relatos. “Uma para mim, outra para o Lula e outra ainda para a Dilma.”

Na manhã da sexta-feira, 19 de junho de 2015, 459 dias após o início da Operação Lava Jato, prenderam o Marcelo. Ele estava em sua casa, no Morumbi, em São Paulo, quando agentes e delegados da Polícia Federal chegaram com o mandado de prisão preventiva, decretada pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal da Justiça Federal do Paraná, responsável pelas investigações do petrolão na primeira instância. Estava na rua a 14ª fase da Lava Jato, preparada meticulosamente, há meses, pelos procuradores e delegados do Paraná, em parceria com a PGR. Quando ainda era um plano, chamava-se “Operação Apocalipse”. Para não assustar tanto, optou-se por batizá-la de Erga Omnes, expressão em latim, um jargão jurídico usado para expressar que uma regra vale para todos – ou seja, que ninguém, nem mesmo um dos donos da quinta maior empresa do Brasil, está acima da lei. Era uma operação contra a Odebrecht e, também, contra a Andrade Gutierrez, a segunda maior empreiteira do país. Eram as empresas, precisamente as maiores e mais poderosas, que ainda faltavam no cartel do petrolão. Um cartel que, segundo a força-tarefa da Lava Jato, fraudou licitações daPetrobras, desviou bilhões da estatal e pagou propina a executivos da empresa e políticos do PT, do PMDB e do PP, durante osmandatos de Lula e Dilma. 

Os comentários de Emilio Odebrecht eram apenas bravata, um desabafo de pai preocupado, fazendo de tudo para proteger o filho e o patrimônio de uma família? Ou eram uma ameaça real a Dilma e a Lula? Os interlocutores não sabem dizer. Mas o patriarca tem temperamento forte, volátil e não tolera ser contrariado. Também repetia constantemente que o filho não “tinha condições psicológicas de aguentar uma prisão”. Marcelo Odebrecht parece muito com o pai. Nas últimas semanas, segundo fontes ouvidas por ÉPOCA, teve encontros secretos com petistas e advogados próximos a Dilma e a Lula. Transmitiu o mesmo recado: não cairia sozinho. Ao menos uma dessas mensagens foi repassada diretamente à presidente da República. Que nada fez.

Quando os policiais amanheceram em sua casa, Marcelo Odebrecht se descontrolou. Por mais que a iminência da prisão dele fosse comentada amiúde em Brasília, o empresário agia como se fosse intocável. Desde maio do ano passado, quando ÉPOCA revelara as primeiras evidências da Lava Jato contra a Odebrecht, o empresário dedicava-se a desancar o trabalho dos procuradores. Conforme as provas se acumulavam, mais virulentas eram as respostas do empresário e da Odebrecht. Antes de ser levado pela PF, ele fez três ligações. Uma delas para um amigo que tem interlocução com Dilma e Lula – e influência nos tribunais superiores em Brasília. “É para resolver essa lambança”, disse Marcelo ao interlocutor, determinando que o recado chegasse à cúpula de todos os poderes. “Ou não haverá República na segunda-feira.”

Antes mesmo de chegar à carceragem em Curitiba, Marcelo Odebrecht estava “agitado, revoltado”, nas palavras de quem o acompanhava. Era um comportamento bem diferente de outro preso ilustre: o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo. Otávio Azevedo, como o clã Odebrecht, floresceu esplendorosamente nos governos de Lula e Dilma. Tem uma relação muito próxima com eles – e com o governador de Minas Gerais, o petista Fernando Pimentel, também investigado por corrupção, embora em outra operação da PF. Otávio Azevedo se tornou compadre de Pimentel quando o petista era ministro do Desenvolvimento e, como tal, presidia o BNDES.

Não há como determinar com certeza se o patriarca dos Odebrechts ou seu filho levarão a cabo as ameaças contra Lula e Dilma. Mas elas metem medo nos petistas por uma razão simples: a Odebrecht se transformou numa empresa de R$ 100 bilhões graças, em parte, às boas relações que criou com ambos. Se executivos da empresa cometeram atos de corrupção na Petrobras e, talvez, em outros contratos estatais, é razoável supor que eles tenham o que contar contra Lula e Dilma.

A prisão de Marcelo Odebrecht encerra um ciclo – talvez o maior deles – da Lava Jato. Desde o começo, a investigação que revelou o maior esquema de corrupção já descoberto no Brasil mostrou que, em 2015, é finalmente possível sonhar com um país com menos impunidade. Pela primeira vez, suspeitos de ser corruptores foram presos – os executivos das empreiteiras. Antes, apenas corruptos, como políticos e burocratas, eram julgados e condenados. E foi precisamente esse lento acúmulo de prisões, e as delações premiadas associadas a elas, que permitiu a descoberta de evidências de corrupção contra Marcelo Odebrecht, o empreiteiro que melhor representa a era Lula. Foram necessárias seis delações premiadas, dezenas de buscas e apreensão em escritórios de empresas e doleiros e até a colaboração de paraísos fiscais para que o dia 19 de junho fosse, enfim, possível.
   
As provas contra
a Odebrecht
Os documentos obtidos pela Lava Jato mostram como a empreiteira seguiu o roteiro de obras superfaturadas e obteve informações privilegiadas para acertar contratos com a Petrobras
Sobrepreço
Em e-mail, assessor de Marcelo Odebrecht fala em superfaturamento. O chefe não se fez de rogado. E respondeu: é para acelerar as tratativas com os concorrentes (Foto: Reprodução)
Informação privilegiada
O diretor da Odebrecht Rogério Araújo avisa que sabia de orçamento interno da Petrobras. Horas antes ele se encontrara com o diretor Paulo Roberto Costa (Foto: Reprodução)
Amigo do peito
A Polícia Federal anexou na investigação mensagens de outro empreiteiro, Léo Pinheiro, da OAS. Lula era sempre citado e tinha até apelido. E, claro, era sempre elogiado(Foto: Reprodução)




16 comentários:

Anônimo disse...

A ameaça deve ter sido encenada a meses, o tempo todo este pessoal preparou-se para a prisão, tomara que não acabe em pizza. E que peguem o número 1, o Brahma.

Unknown disse...

Se os donos e altos executivos das Oderbrecht, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, OAS, Mota Machado e outras construtoras brasil e a fora falar a verdade. Vai ter muito mafiosos na cadeia.

Por que os BENS desse pessoal é construído por eles.

Construtoras, montadoras, empresas de aviação e etc.

E outra, esses empresários deveriam ter pensado antes. Se não tivessem puxado saco de governos e políticos não estariam nessa situação.

Se não fossem gananciosos, teriam trabalhado por conta própria.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Bandidos,canalhas e corruptos no Brasil,tem nome e sobre nome.

Saudações

Anônimo disse...

A guerra de informação é uma coisa curiosa ... Ninguém esclarece que a Odebrecht, dentre outras, está subornando agentes públicos desde 1944, quando foi criada. Também não dizem que seu maior crescimento ocorreu no regime militar (ver gráficos de faturamento anual da década de setenta). Então, se a operação for realmente "erga omnes" (para todos), não vai sobrar ninguém - vai o PT, vai o PMDB, vai o DEM, vai o PSDB, etc. As campanhas de todos esses partidos foi generosamente regada a dinheiro pela Odebrecht e suas três irmãs (AG, OAS e Camargo Correia) ... Somente os energúmenos não conseguem perceber essa guerra de informação mentirosa.

Anônimo disse...

É falsa modéstia do Emílio Odebrecht, pois ele sabe muito bem que o números de celas deve ser muito maior. Afinal, eles estão subornando agentes públicos desde 1944, quando a empresa foi criada ...

Anônimo disse...

MARCELO ODEBRECHT, PRESIDENTE DO GRUPO ODEBRECHT, FOI PRESO NA LAVA JATO
Em 01.02.2010 o jornal O Estado de São Paulo publicou uma entrevista com o mesmo, em que foi publicado: “ Empresário de opiniões fortes, Marcelo fala sobre sua relação com o pai e o avô, corrupção e ligações com o governo”.
Entrevista publicada na página N6, do Caderno Negócios. Tenho a página do jornal impresso no meu arquivo.
Manchete da entrevista: BOTA QUEM TEM CULPA NA CADEIA (FRASE DE UMA RESPOSTA DELE)

Anônimo disse...

Anônimo das 09:48, utilizando a velha tática de "se o meu partido fez, foi porque outros também fizeram". Ninguém disse que os outros não fizeram, apenas se afirma que o PT não é um partido, é uma quadrilha! Simples assim. E tem mais: Energúmeno é tu!

Anônimo disse...

Vão cair muitos políticos nesta investigação (PT/ PSDB etc..) Acredito que o Lula será processado, mesmo tendo votado nele, acredito que realmente é um grande mal feitor e deve ser preso. Porém não acredito na participação da Dilma em nada disso!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 17:14
Pelo visto o Sr. é um cidadão bem intencionado, mas um tanto ingênuo, senão vejamos:
_ a Dilma era do PDT e secretária do governo Collares no RS e no final do mandato aderiu ao PT em troca de vôos mais altos, mesmo tendo este partido, fustigado , como ninguém, o governo de Collares. Por esta razão muitos petistas a rejeitam. O próprio Sr. Collares, apesar de todas as injúrias sofridas no seu governo por parte dos ataques petistas, mais tarde resignou-se a aceitar um carguinho de conselheiro de Itaipú, com remuneração mensal de míseros R$ 25.000,00 mensais para uma participação a cada 4 meses, certamente por influência de Dilma, então chefe da casa civil do 1º governo Lula, que queria retribuir favores ao amigo
- Dilma, como chefe da casa civil era unhas e dentes com Lula, Zé Dirceu e toda a turma dos petralhas - tudo gente honestíssima, como se está vendo agora. Lembram da Erenice Guerra? Pois Dilma era sua protetora e acobertadora.
- como ministra das Minas e Energia Dilma teve uma atuação destacada, principalmente como presidente do conselho diretor da Petrobrás, quando entre outros ilustres senhores figurava o honestíssimo George Gerdau, agora preso com a mão da butija do CARF. Como presidenta do Conselho, segundo ela própria, mesmo sem ler os dossiês informativos, ela adquiriu a moderníssima usina de Pasadena por uma bagatela, de tal forma que seu antigo proprietário, está rindo até hoje e chamando o Brasil de "big brother", isto é, se tu não sabes, grande irmão, irmão generoso ou coisa que o valha. Também como presidenta do Conselho e mais tarde , como presidenta da república, ela nunca sonhou com as falcatruas de Paulo Roberto Costa, Cerveró, Duque, Pedro Barusco, todos funcionários da empresa. Também nunca procurou descobrir de onde vinha o dinheiro que irrigava generosamente os cofres do PT e das campanhas políticas suas e do Lula.
- mais recentemente, por ocasião da última campanha política, também ela só falou "verdades", que se confirmaram integralmente após assumir o mandatoa. Por conta disso a sua conta de luz não aumentou, a inflação segue dominada, o custo de vida está estabilizado e o país vive um regime de pleno emprego.
Não vou me alongar mais para lhe demover da idéia de que Dilma é uma pessoa honesta, pois eu mesmo estou pensando que a velhinha de Taubaté ainda está viva.

Unknown disse...

"é finalmente possível sonhar com um país com menos impunidade. Pela primeira vez, suspeitos de ser corruptores foram presos – os executivos das empreiteiras. Antes, apenas corruptos, como políticos e burocratas, eram julgados e condenados." De que planeta o senhor é? Os proprietários de empreiteiras são corruptores? Tá de brincadeira. Todo mundo sabe como o esquema funciona. Um lobista do governo chega, pede o que quer e voce é obrigado a dar. Não existe a menor possibilidade de um agente do governo se corromper se não quiser. Nem os juízes que estão julgando não são santos.

Anônimo disse...

Último evento social de Marcelo Odebrecht foi homenagem a FHC:

Executivo preso nesta sexta-feira 19 esteve em um jantar organizado por João Doria Jr. em sua casa, em homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no dia 28 de abril; participaram do evento outros empresários, como Jorge Gerdau e Guilherme Leal, da Natura; segundo a coluna de Mônica Bergamo, Marcelo Odebrecht sentou-se ao lado do tucano à mesa......

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

GOVERNADOR TUCANO PARTICIPA DE JANTAR COM INVESTIGADOS DA LAVA JATO E ZELOTES:
-
De acordo com a colunista Mônica Bergamo (Folha SP), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se reuniu com ricos e poderosos para um jantar no Palácio dos Bandeirantes.

Imagine você blogueiro se, o Lula, a Dilma ou algum outro parlamentar petista tivesse convidado para jantar no Palácio do Planalto o Marcelo Odebrecht da Construtora Odebrecht, e Jorge Gerdau, do grupo Gerdau.

A Monica Bergamo não citou o fato de a construtora Odebrecht ser um dos investigada na Operação Lava Jato.

Também não citou que o Jorge Gerdau é alvo na Operação Zelotes, que apura sonegação fiscal no valor de 19 bilhões de reais, valor superior ao apurado nos desvios da Lava Jato.

Parece que quando se trata de político do PSDB, vale tudo e pode tudo. Eles estão sempre acima da lei. Ministério Público, Policia Federal, STF, e outros órgãos da lei, dão carta branca para os tucanos agirem como quiser.

Como no caso da última campanha eleitoral que, alguns jornais deram a notícia: Empresas suspeitas de cartel doam 70% do arrecadado por Alckmin.
Xiiiii...
....Xiiiiii.....Xiiiii....... FHC, do PSDB, de serra, Aécio, Alkmin, aluisio e yeda, está se autoencriminando e, o pior, ele não é elemento oculto, ele aparece ao lado do empresário em festinha em homenagem a ele, fhc. Quem é que está sendo ameaçado mesmo?

Anônimo disse...

Eh...! eu também acredito em saci-pererê, mula sem cabeça, papai noel, espera só um minutinho, etc.

Anônimo disse...

Sr. Políbio, o senhor não tem vergonha de falar tanta mentira e tanta bobagem não?
Pare, que tá feio.

Anônimo disse...

Bando de safado
O dinheiro deles está tudo em Cuba
Só os bobos que não enxergam isso

Anônimo disse...

Bando de safado
Só os bobos não enxergam que a grana deles está tudo em Cuba

Anônimo disse...

ESTA ESPECIE DE AVE OU MELHOR ESTE CARDEAL NÃO ESTA NA LISTA DE PROTEÇÃO DO IBAMA E MUITO MENOS O FRUTO DO MAR DE CODNOME LULA; AGORA A POLICIA FEDERAL DEVE OLHAR COM MUITO CARINHO A DONA DILMA, ESTA SIM ESTA CONTRABANDIANDO MANDIOCA PARA O EXTERIOR. POR ONDE PASSA NEGOCIA A TAL MANDIOCA, QUEM SABE APOS O IMPITIMAM DA DILMA ESTA AGUARIA NÃO SEJA O CARDAPIO OFICIAL NAS CADEIAS DO BRASIL, PRINCIPALMENTE PARA A CUPULA DO PTTTTT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/