Valores de aluguéis em Porto Alegre sofreram decréscimo de 18% em 12 meses, aponta Secovi

Nesta reportagem do Jornal do Comércio de hoje, a jornalista Adriana Lampert informa que os reajustes nos aluguéis em Porto Alegre obedecem os índices da inflação do IGP-M, embora até o ano retrasado eles tenham registrado aumentos que representaram o dobro dele. Nos últimos 12 meses, segundo Secovi, os valores caíram 18%.

Leia toda a reportagem a seguir, que comprova que o volume de unidades entregues ao mercado aumenta enquanto demanda permanece estável desde o ano passado


Enquanto aumenta a oferta, a demanda permanece a mesma há mais de um ano, o que já rendeu decréscimo de 18% na locação de imóveis na Capital, se comparado o resultado dos primeiros meses de 2015 e de 2014. Segundo informação do Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul (Secovi-RS), o número de unidades disponíveis no mercado de aluguéis em Porto Alegre pulou de 5.264 em março de 2012 para 8.965 em fevereiro de 2015. "A oferta dobrou em cinco anos", admite o vice-presidente de locações da entidade, Leandro Rossi Moraes Hilbk.

"Uma explicação é que algumas unidades de empreendimentos que ficaram prontos foram entregues neste período", pondera Hilbk, ao sinalizar que o crescimento do setor se mantém "estável", apesar dos números apontarem menor volume de negócios fechados. Mas outro movimento ajuda a inflar a quantidade de imóveis aguardando por inquilinos na cidade: "Estamos desocupando mais que alugando", afirma a gerente de locações da imobiliária Crédito Real, Jeane Keli Queiroz.


Entre os motivos das entregas de unidades por parte de locatários, a redução de custos das famílias é o principal, aponta Jeane. "A economia desaquecida tem influenciado nas desocupações e também na queda de demanda", opina a gerente de locações da Crédito Real. "Há um movimento de desocupação de imóveis, em prol da busca de outros de menor valor, tanto no segmento residencial quanto no comercial. Além disso, os consumidores estão cada vez mais criteriosos e pesquisam com mais cuidado, levando mais tempo para fechar negócio", destaca Jeane.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/