Movimento atípico dos varejistas chama atenção neste ano
pelo fato de anteciparem as promoções pós Páscoa para os dias que
antecederam a data
O volume de vendas a prazo na semana da Páscoa (entre 29
de março e 4 de abril) caiu 4,93% em relação ao mesmo período do ano passado
(entre 13 e 19 de abril). Os dados são do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao
Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Este é o
pior resultado já registrado pela série histórica das entidades, contabilizada
desde 2010.
Volume de vendas na Páscoa
Ano
Variação
2015
-4,93%
2014
2,55%
2013
5,31%
2012
4,84%
2011
7,26%
2010 4,50%
Para os líderes da CNDL, o desempenho confirmou o que o
comércio já esperava, devido ao baixo crescimento da atividade econômica brasileira.
"O resultado nunca foi tão baixo. Já projetávamos o pior crescimento dos
últimos anos por conta da forte piora nos indicadores econômicos", disse o
presidente da CNDL, Honório Pinheiro. Para o líder do movimento varejista, a páscoa representa
a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia
não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao
longo de 2015. "Este resultado espelha os indicadores de confiança do
consumidor refletido das notícias negativas da atualidade, como as que retratam
as incertezas políticas e denúncias de corrupção. Isso refreia o consumo, abala
a demanda do comércio e mostra que 2015 será um ano de desafios para o
varejo", avalia Pinheiro.
Os economistas do SPC Brasil atribuem o resultado ao
menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à
inflação elevada. "A elevação recente da inflação corrói o poder de compra
do consumidor. Hoje o brasileiro não consegue comprar as mesmas coisas, com o valor
gasto no mês passado, por exemplo. Isso impacta nas vendas. Como reflexo, vimos
este ano um movimento atípico do varejo: antecipar as promoções pós Páscoa para
os dias que antecederam a data. Isso mostra que a demanda não correspondeu à
expectativa", explica a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Ponce
Kawauti.
Metodologia
O índice é calculado com base nas consultas para vendas a
prazo nos sete dias que antecedem o início do feriado de Páscoa, entre o
Domingo de Ramos e o Sábado de Aleluia (em 2015, de 29 de março a 04 de abril).
2 comentários:
O comércio reclama e chora das vendas fracas, mas ninguém baixa preço nesta chinelândia tropical.
Só sendo muito otimista ou discípulo do Mantega ( aquele que acreditava que, só com suas previsões, a economia melhoraria ) para crer que alguém ainda está disposto a pagar pelo KG do ovo de chocolate mais de 8 vezes o que custa em barras.
O povo não acredita em papai noel e coelho da pascoa só na DILMA e PT.!!!!!!!!!!!
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