Ditadura de Cuba ameaça cassar o registro de médico que não mandar a família de volta a Havana

A Folha de S. Paulo de hoje conta que o médico cubano Juan (o nome é fictício), que está na região Norte do país atuando pelo programa federal Mais Médicos, está inconformado com as pressões que vem sofrendo para que sua mulher, atualmente no Brasil, retorne à Cuba. A seguir, o seu depoimento.

Tenho mais de 20 anos de graduação em medicina, com duas especializações e três missões internacionais. A primeira delas, em Angola, em plena Guerra Civil [1975-2002].
Em todas essas missões, tenho dado o melhor de mim como pessoa e como profissional.
Decidi ingressar no programa Mais Médicos porque poderia ter minha mulher ao meu lado. Nesses anos, ela e eu temos sofrido muito com a separação.
Recebi nesta semana um ultimato do governo cubano: ou ela regressa ou serei desligado do programa e terei cassado meu diploma, o que me impedirá de continuar exercendo medicina no meu país. Sem contar outras medidas disciplinares por não cumprimento das normas.
Quando pedimos alguma justificativa, só alegam que nossos governantes não vão permitir uma nova onda de deserções.
Há desconfiança dos nossos líderes em relação a nós porque já houve grupos de profissionais que decidiram deixar seus entes queridos e seu país para se dedicar à limpeza em qualquer lugar do mundo.
Eu não tomaria essa decisão porque amo a minha profissão. Mas, se eles insistirem, serei forçado a abandonar a missão.

Não admito que determinem sobre a minha vida. A decisão de a minha mulher ficar comigo é minha e dela, e de ninguém mais. 

13 comentários:

Anônimo disse...

A maior desgraça que já aconteceu com o Brasil, depois da eleição de Lula em 2002, foi a reeleição de Dilma!!! O povo pagará muito caro por essa falta de caráter!! Sim, pois, pobre ou rico, só um MAU CARÁTER para votar no PT!!!!!

Anônimo disse...

BEM, MUITOS BRASILEIROS JÁ ESTÃO
SE APRUMANDO PRA PULAR FORA.

DAQUI A POUCO ESTE GOVERNO PETRALHA VAI COMEÇAR A POR OBSTÁCULOS PARA SAIR DO BRASIL, E
MANDAR DINHEIRO PRO EXTERIOR.

HOJE LEGALMENTE QUALQUER BRASILEIRO PODE TER CONTA LÁ FORA, LÓGICO TEM QUE DECLARAR, MAS SÓ ACIMA DE UM DETERMINADO VALOR.

AINDA VÃO CORTAR ISSO TAMBÉM.

Anônimo disse...

Antes faxineiro numa democracia do que médico numa ditadura !!!

ganhatudo disse...

Mais uma razão para tratarmos o comunismo do mesmo modo que é tratado o nazismo, ou seja, proibir toda e qualquer apologia ao comunismo e proibir o uso dos símbolos do comunismo para propaganda, inclusive a foice e o martelo cruzados. Parecem ou não uma suástica?
Além disto. Quem matou mais pessoas no mundo? Foi o comunismo ou o nazismo? Se proibimos os símbolos e a apologia ao nazismo, por quê também não proibir os símbolos e a apologia ao comunismo que é tão danoso e letal, ou até pior.

Anônimo disse...

Esse parece ser um médico de verdade, e se nós tivéssemos um governo decente e correto, daria asilo político à esse profissional e sua esposa, mas como todos petralhas não passam de criminosos fdpts, que lambem as botas do Fidel e sua ditadura, jamais isso irá ocorrer, e esses canalhas são capazes de prender o médico e deportá-lo para a ilha presídio para que sejam presos, crime cometido pelo fdpt do Tarso, quando foi um ministro de merda, que prendeu e mandou os boxeadores cubanos direto para a cadeia cubana, e ao contrário acolheu o criminoso Cesare Battist. Essa raça petralha deve ser aniquilada por todas as barbáries cometidas!!

Anônimo disse...

Cansamos de avisar que essa era uma fraude bilionária. Mas o brasileiro achou que era "legal" ver os médicos coxinhas se ferrando. Isso legitimou mais esse golpe do PT, que em nada melhorou e na verdade piorou todos on indicadores de saúde publica (exceto os de posse exclusiva do governo). Pois bem, nada como um dia após o outro e a consciência limpa

Anônimo disse...

Se algum de nós fizesse o que o governo fez com o programa Mais Médicos, algum fiscal da Justiça do Trabalho teria nos denunciado e já teríamos pago uma multa pesada. Mas sabem como é, Justiça do trabalho mexer com pequeno-médio empresário é fácil, mas coragem pra mexer com o todo-Poderoso Governo Federal é outra coisa. Não tem um Sergio Moro na Justiça do Trabalho?

Anônimo disse...

É e ainda tem gente a defender essa cloaca do regime cubano. É uma erva daninha

Anônimo disse...

Políbio:
Outra avacalhação: "VOLRA" ???

Anônimo disse...

Este é o "sonho" da comunista Dilma para os brasileiros, igualzinho a situação dos escravos cubanos, quer escravizar o povo brasileiro. Ela apoia todas as ladroagens e putarias dos ditadores cubanos, é amiga do peito dos bandidos, inclusive pegou dinheiro do Brasil e "emprestou-deu" BILHÕES para receber NUNCA MAIS e nem dá satisfação, foi um empréstimo-roubo- secreto. MAIS UM DENTRE TODOS OS ROUBOS DE TODOS OS DIAS
do desgoverno DILMA E PETRALHAS.

Anônimo disse...

Ora, ele que faça o revalida e se torne um brasileiro. logo, logo, terá aqui uma nova cuba.

Anônimo disse...

E O NOSSO 'TAL' DE DIREITOS HUMANOS, NÃO VAI SE MANIFESTAR ?

E AS "CONVENÇÕES" INTERNACIONAIS,
NÃO VÃO SE MANIFESTAR ?

PARECE QUE NÃO;

MAS O POVO BRASILEIRO VAI SIM . . .

Anônimo disse...

CREIO QUE ATÉ CUBA ESTÁ COM SACO CHEIO DOS PETRALHAS.

SABEM QUE É CAPAZ AINDA DE SOBRAR
PRA ELES.

POR ISSO ESTA APROXIMAÇÃO COM OS EUA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/