Aparece prova da propina usada para campanha de Dilma em 2010

Ao lado, Júlio Faerman, o lobista que deu dinheiro sujo para a campanha de Dilma. Ele ainda não foi preso e pouco aparece -

Um documento entregue a investigadores holandeses fortalece o depoimento do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, de que a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010 recebeu US$ 300 mil da empresa SBM Offshore, acusada de pagar propina para obter contratos no Brasil. No dia 7 de setembro de 2010, a menos de um mês do primeiro turno eleitoral, a SBM, com sede na Holanda, assinou um “adendo” de duas páginas ao contrato que mantinha desde 1999 com o brasileiro Júlio Faerman, então representante da firma no país. Ele é apontado como distribuidor de propinas em troca de vantagem na Petrobras.”

Esse caso da SBM tem uma trajetória curiosa. A VEJA publicou  reportagem em fevereiro do ano passado informando que auditoria interna da empresa havia encontrado indícios de pagamento de propina a funcionários da Petrobras. E lá já se podia ler:

“O esquema de corrupção no Brasil, de acordo com a investigação interna, era comandado pelo empresário Julio Faerman, um dos mais influentes lobistas do setor e dono das empresas Faercom e Oildrive. Ele assinava contratos de consultoria com a SBM que serviam para repassar o dinheiro de propina para diretores da Petrobras. Essas consultorias previam o pagamento de uma “comissão” de 3% do valor dos contratos celebrados entre a SBM e a Petrobras – 1% era destinado a Faerman e 2% a diretores da petrolífera brasileira.”

Em março do ano passado, um mês depois da reportagem, a então presidente da Petrobras, Graça Foster, anunciou que uma auditoria interna não encontrara nada de errado. Nesse mês, foi deflagrada a Operação Lava Jato. No começo de novembro, o Ministério Público da Holanda anunciou que a SBM havia sido multada naquele país em US$ 240 milhões em razão de propinas pagas mundo afora, 

Só no dia 17 de novembro Graça Foster veio a público para admitir que, de fato, havia indícios de corrupção. Segundo ela, estava com essa informação desde meados do ano.

CLIQUE AQUI para examinar o documento, publicado hoje pela Folha de S. Paulo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Precisa mais para tirar a Dilma da presidência? Agora não tem desculpas.

Anônimo disse...

E aí MARIO! Sai do armário e nos conta como era o resto. Ou vais esperar até a PF chegar em ti?




Anônimo disse...

EMPRESTA A CARTA TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS PRA DILLMA E PRO LULLA.

Anônimo disse...

O que tem de ladrão petralha no
Rio Grande é uma barbaridade.
Em são Paulo toda a Avenida Paulista LOTADA, a multidão gritando FORA DILMA E FORA PT, Porisso São Paulo é a LOCOMOTIVA DO BRASIL.

Anônimo disse...

Em Brasilia a palavra mais usada no dia-a-dia do governo petralha
é PROPINA, já aqui com os petralhas mequetrefes a palavra
mais usada é PROPININHA, que pode ser 50 pilas (os petralhas roubam 15 e pagam 35 ao gado deles) pagos
para fazer a ÚNICA COISA QUE SABEM: DEPREDAÇÃO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/