Dica de livro - Irresponsáveis

DICA DE LIVRO
Irresponsáveis, Camilo Lourenço, Portugal.

O caso Banco Espírito Santo e Portugal Telecom, conhecida em Lisboa como PT, não é mais que o resultado dos erros dos últimos 40 anos, informa o autor, Camilo Lourenço. Os personagens são todos de Portugal, conforme a seguir. Vasco Gonçalves liderou um processo de nacionalizações sem critério. Mário Soares agravou o problema resistindo às privatizações. Cavaco Silva fez mudanças, mas optou por não corrigir graves erros do passado. José Sócrates começou bem mas começou a usar o Estado em jogos de poder. Temos assim uma economia descapitalizada, mal gerida, assente numa perniciosa rede de interesses que mistura empresas e Estado. Em Irresponsáveis, vai perceber como foi criada esta teia de poder, num acumular de erros transversais a vários governos.

São também revelados pormenores sobre os principais casos que têm enchido as páginas dos jornais. A queda do banco do poder. A detenção de políticos. A revelação de dados mantidos em segredo. Estamos sem dúvida perto do fim do regime.

Ricardo Salgado pensou que era impune e destruiu um império com 150 anos; José Sócrates usou e abusou do poder, deixando um rasto de dúvidas numa série de “casos”.

Será que Zeinal Bava procurou na aliança com Ricardo Salgado, chegar rapidamente ao topo da PT, dando em troca o apoio às empresas do GES? Se assim foi, como é que um gestor inteligente e com diversas valências cometeu um erro desta envergadura?”

4 comentários:

Anônimo disse...

Sera que tem alguma semelhanca com que tem acontecido no Brasil?

Anônimo disse...

Políbio,

" Qualquer semelhança é mera coincidência"

fred oliveira disse...

Seria bom os brasileiros lerem este livro. Talvez comece a entender muita coisa que se passa por aqui.

Unknown disse...

Meu pai trabalhou na Autolatina, Ford + Volkswagen, Transnordestina, CFN, Calina, Norsa, Microsol, empresa de energia, o pai do meu cunhado trabalha na Coelce, o meu cunhado trabalha na transpetro.

Em todas as empresas, seja privadas ou estatais. É impressionante como a história é a mesma.

O que não falta é apadrinhado, má administração, rombos, desvios e etc.

Quanto mais eu vivo, meus eu vejo que o meu pai tem razão.

O problema da humanidade é a natureza humana. A lei do menor esforço.

Seja o povão até a os chamados 1%, a elite.

Todos querem ter o máximo de resultados com o menor esforço possível.

Por isso existe corrupção, crimes, má gestão e etc.

Por causa do egoísmo, vaidade, preguiça e etc.

Só ver o filme Nosso Lar, do livro do Chico Xavier.

Egoísmo, vaidade, preguiça e tudo mais é doença e faz mal a saúde da pessoa e da sociedade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/