Tarso meteu o Estado num buraco sem saída. Ele depende da repactuação da dívida com a União para terminar o governo.

No link a seguir, o economista Darcy Francisco Casrvalho dos Santos comprova que a situação fiscal enfrentada pelo governo Dilma é deplorável, o que quer dizer que ela dificilmente concederá renúncias de receitas a quem quer que seja, inclusive municípios e Estados. CLIQUE AQUI para ler o economista. O editor conversou hoje com Darcy Francisco.



O editor duvida muito que vá a votação a proposta que repactua o indicador de reajuste da dívida dos municípios e Estados com a União, apesar de todas as juras feitas pela presidente Dilma Roussef e do ministro Miguel Rosseto ao governador Tarso Genro.

. Tarso anunciou que irá a Brasília nesta terça-feira para pressionar pela votação.

. Ele está numa situação fiscal insustentável, correndo o risco de não ter dinheiro sequer para pagar o 13º, o que o levaria a apelar para o Banrisul.

. “Vamos votar a proposta no plen ário, disse ainda há pouco ao editor a senadora Ana Amélia.

. Ela está com boas esperanças.

. O presidente do Senado, Renan Calheiros, está convidando os governadores e prefeitos para a votação, dando como certa a aprovação. 

. A votação é a tábua de salvação para Tarso, que enfiou o RS numa situação fiscal e financeira insuportável.

. Caso saia a mudança, o governador espera pela rápida aprovação do pedido de empréstimo que já encaminhou ao Banco Mundial e que permitirá que conclua o seu governo sem sair desmoraslizado. 

. O BIRD só dará o dinheiro se o governo gaúcho obtiver nova margem para tomar empréstimos, o que depende da repactuação da dívida com a União.

Sobre o assunto, disse esta tarde ao editor o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos:
A repactuação como está sendo proposta, acho que será votada e aprovada, só que ela no curto prazo não propiciará quase efeito para o Estado. E se propiciar será à custa de mais endividamento.

No entanto,  não acredito no recebimento de recursos de estradas, Comprev (compensação previdenciária) e créditos tributários,  diante da atual situação das contas federais (total R$ 3,5 bilhões,  conforme artigo do governador). Porque então o atual governo não recebeu esses créditos em vez de gastar os depósitos judiciais?

4 comentários:

Anônimo disse...

Por causa de governantes perdulários irresponsáveis e incompetentes como o Tarso que a lei de responsabilidade fiscal foi criada. E se houver a mudança do indexador da dívida e consequente alívio do caixa do estado essa folga será rapidamente usada para aumentos do funcionalismo e outras benesses às castas dominantes do legislativo e do judiciário. Não adianta : Quanto mais arrecadam, mais gastam ! Mesmo o Sartori sendo um homem sério, daqui há 4 anos elegeremos outro Tarso boquirroto para voltar a quebrar o estado e reiniciar o ciclo.

Anônimo disse...

"A votação é a tábua de salvação para Tarso, que enfiou o RS numa situação fiscal e financeira insuportável"

Tarso o culpado? Mas não foi o Brito que em 1998 transferiu a dívida do estado para a União?

Anônimo disse...

Agora temos condições e ambiente para vender o BANRISUL!


Anônimo disse...

O petralha Atraso Genro nunca quis resolver o problema do nosso estado, pelo contrário ele fez todo esforço para deixar o estado ainda mais dependente do governo federal, isso faz parte do plano de implantação do socialismo bolivariano, e para isso é importante que todos os estado sejam fracos e estejam com o pires na mão pedindo socorro ao governo corrupto central! Escrevam aí, um dos próximos passos e proposta da Dilma será assumir as polícias estaduais, para assim "aliviar" os estados deste ônus, mas o que na verdade os pilantras petralhas querem, é ter as polícias nas suas mãos, porque as forças armadas já devem estar rachadas, depois de 12 anos destes canalhas no poder!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/