Acuada pelo Congresso, Dilma terá de enfrentar a síndrome do “pato manco”

“Lame duck” é a expressão usada nos Estados Unidos para definir um presidente que está no cargo por direito, mas que não consegue governar por falta de força política. O “pato manco”, na tradução para o português, fica refém do Congresso, ilhado pela oposição ou pela fragmentação dos aliados. A reeleição apertada coloca Dilma Rousseff (PT) às voltas com esse fantasma.

. Dois dias após a vitória sobre Aécio Neves (PSDB), a Câmara dos Deputados derrubou o decreto presidencial que obrigava que decisões governamentais de interesse social tivessem de ser submetidas a conselhos populares. A proposta era uma bandeira petista. No mesmo dia, Dilma recuou na sugestão de fazer a reforma política por plebiscito e admitiu a utilização do referendo, caminho defendido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

. Não é a oposição, no entanto, quem mais incomoda Dilma. Os nove partidos que integraram a coligação de Aécio mais os cinco da chapa de Marina Silva (PSB) controlam hoje 151 das 513 cadeiras da Câmara. O problema está no descontentamento do principal aliado de Dilma, o PMDB.

. Ao todo, 283 dos 513 atuais deputados se reelegeram. No Senado, 59 dos atuais 81 senadores permanecem no cargo a partir de fevereiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Errado, "lame duck" indica o Presidente que não se reelegeu, mas continua no cargo até a posse de seu sucessor. Em nível estadual, Tarso seria um "lame duck", não Dilma, que continuará no Executivo.
Sandeman

Oswald disse...

Anônimo das 14:44, tu que está errado. O Políbio citou certo.

Aqui:
http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/obama-o-proximo-pato-manco-dos-estados-unidos

Anônimo disse...

A Dilma disse que faria o DIABO para ganhar a eleição, pois agora vai comer o pão que o DIABO amassou, sem choro nem vela. Aguenta firme madama. Não reclama. Pediu e levou.

FAÇANHA, o anticomunista disse...

http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/10/29/video-de-sarney-votando-em-aecio-gera-polemica-na-internet/

A BASE ALIADA DA PRESIDENTE PARECE LIMITADA AO PSOL E AO PCdoB- do pyangyong. O PMDB está pulando fora da canoa furada.

Anônimo disse...

só do time do caiado e do hensten são 181 deputados.

Luiz Vargas disse...

Será o desgoverno da PROPINA MANCA. Depois do Mensalão e do PeTrolão, por enquanto, os bandoleiro$ PeTralha$ ainda não acharam uma alternativa de como molhar a mão da ba$e aliada alugada do congre$$o nacional, então levará chumbo até que dê um jeito ne$ta que$tão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/