Zavascki aprova acordo de delação, e Costa vai cumprir prisão em casa

O ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa,  deverá ser levado no início da tarde desta quarta para o Rio de Janeiro – a Polícia Federal já reservou um avião para transportá-lo até o aeroporto do Galeão. Ele permanecerá preso em casa até que seja julgado. Nesse período, usará uma tornozeleira eletrônica, para que possa ser monitorado. 

, Este texto e a ilustração ao lado são de O Globo.Leia mais:

. A liberação de Costa é resultado da aprovação, pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), do acordo de delação premiada pelo qual o ex-diretor contou a policiais federais e procuradores da República detalhes sobre um suposto esquema de corrupção na Petrobras e apontou os envolvidos.

. Depois de homologar o acordo, Zavascki transferiu para a Justiça Federal do Paraná a decisão sobre a prisão domiciliar de Costa, que o juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato, concedeu.

. Costa foi preso durante a deflagração da operação pela Polícia Federal, em março. A Lava Jato investiga um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. O esquema seria comandado pelo doleiro Alberto Youssef, também preso na operação, que teria vínculos com Paulo Roberto Costa.

NOTA 
DE ESCLARECIMENTO
Na presente data, 30/09/2014, o Juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba concedeu ao Sr. Paulo Roberto Costa, acusado nas ações penais 5026212-82.2014.404.7000 e 5025676-71.2014.404.7000, o benefício da prisão domiciliar. A fiscalização do cumprimento das regras da prisão domiciliar ficará a cargo da Polícia Federal. O benefício em questão foi solicitado pelo Ministério Público Federal e pela Defesa diante de aparente colaboração do acusado com a Justiça criminal.
A colaboração premiada é um método de investigação moderno e especialmente valioso para elucidar crimes complexos, nos quais, por vezes, somente quem tem conhecimento dos detalhes da atividade criminal são os próprios agentes. As informações prestadas pelo colaborador ficam sempre sujeitas à verificação e à corroboração.


5 comentários:

Anônimo disse...

Agora poderemos saber sobre todos os envolvidos?

Anônimo disse...

O PT já teria gente suficiente para criar uma "chapa do xilindró", com candidato a governador, senador, deputados federais e estaduais, e não seria pouca gente, não! E amplo espectro do eleitorado corrupto, desde mamatas no governo, lavagem de dólar, trambique nos fundos de pensão, quadrilha, etc.

Anônimo disse...

Ele vai é de férias para casa. Terminou tudo. Fica leve e sabe que o STF vai deixar prescrever.

Unknown disse...

O mane, o cara nao vai cumprir prisao em casa. Ele vai AGUARDAR o julgamento em casa.

Anônimo disse...

"Aparente colaboração"?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/